Cuidado com Golpes no PIX: saiba como se prevenir das fraudes

Resumo do texto

  • Confira a campanha do Banco Central do Brasil contra golpes pelo Pix;
  • Fique atento às principais fraudes envolvendo o Pix e saiba como se prevenir;
  • Veja o que fazer caso você caia em um golpe.

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Proteção nunca é demais, principalmente quando o assunto é dinheiro. Cientes desta importância, o  PagBank aderiu à campanha de segurança do Banco Central do Brasil contra golpes envolvendo o Pix.

A iniciativa serve para alertar os cidadãos contra fraudes comuns e também para estabelecer a segurança digital como um hábito das pessoas ao usar qualquer ferramenta bancária ou de transferência.

Confira os cuidados necessários para não cair nos principais golpes envolvendo o Pix e saiba como utilizar a modalidade com segurança.

cuidados com golpes no pix

PIX: tenha segurança em primeiro lugar

O Pix é um serviço de pagamentos e transferências instantâneas entre bancos, ele funciona 24h por dia, incluindo feriados e finais de semana. Este método não necessita de dados bancários, as transferências são feitas a partir das chaves Pix ou QR Code.

O sistema é considerado confiável e seguro, as fraudes estão ligadas a descuidos dos usuários ou técnicas usadas pelos golpistas para obterem os dados das pessoas.

Principais golpes usados no Pix

Confira os principais golpes que podem acontecer e como fazer para se proteger contra cada um deles.

O golpe: invasão de conta

Através de mensagens suspeitas disparadas por SMS, WhatsApp e páginas da web, o golpista tem acesso aos dados da vítima e invade a conta bancária, desviando o dinheiro via Pix.

Como se prevenir?

  • Não clique em links suspeitos, fique atento a mensagens ou links que peçam sincronização, atualização de senhas, chaves de acesso ou novos cadastros. Na dúvida entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais;
  • Não responda mensagens suspeitas e sempre verifique o número de quem está enviando.

O golpe: central de atendimento falsa

Neste caso, a vítima interage com a central de atendimento falsa respondendo assuntos sobre segurança, cadastramento, ou problemas relacionados ao Pix. Ao fingir que está resolvendo a situação, o golpista pede acesso às credenciais ou até mesmo ao banco da vítima, realizando o golpe.

Como se prevenir?

  • Sempre desconfie de mensagens e tentativas de contato suspeitas, verifique se os números de telefone são desconhecidos e não forneça nenhuma informação pessoal, principalmente credenciais de acesso e senhas;
  • Nunca permita acesso remoto ao seu computador ou celular nem procedimentos de segurança durante o contato. Não envie captura de tela ou vídeos que mostrem os seus dados ou a sua conta.

O golpe: clonagem de WhatsApp

Aqui o golpista tem acesso ao WhatsApp da vítima e envia mensagens falsas para a lista de contatos pedindo algum valor via Pix. Na mensagem alegam que precisam de dinheiro emprestado para alguma emergência.

Como se prevenir?

  • Ligue para a pessoa que pediu a transferência para confirmar. Caso suspeite que o WhatsApp foi clonado, faça uma ligação ou use outro canal de comunicação;
  • Caso o seu WhatsApp tenha sido clonado peça ajuda através do SAC do aplicativo e da sua operadora e use suas redes sociais ou outro canal de comunicação para informar seus amigos e parentes que algo está errado;
  • Se possível, avise pessoas próximas (aquelas que provavelmente você pediria dinheiro em uma emergência) que você irá ligar para elas caso haja algum imprevisto, mas nunca pedirá dinheiro pelo WhatsApp.

Lembre-se: entre em contato com o seu banco em caso de perda ou roubo do seu aparelho celular para evitar problemas.

O golpe: venda falsa

Este golpe é feito através da venda de algum produto em uma rede social ou site de uma loja. O golpista negocia com a vítima para que o pagamento seja feito pelo Pix, mas o produto não existe e a venda é falsa.

Como se prevenir?

  • Pesquise se as ofertas ou produtos são confiáveis, verifique se a loja existe, confira os sites especializados em reclamações;
  • Se for um perfil em uma rede social, veja se a conta da loja ou usuário é oficial, desconfie de grandes promessas que envolvem retorno financeiro. Confira sempre as políticas de devolução da sua compra e opte por lojas conhecidas.

O golpe: falso gerente

Nessa ação, o golpista liga para a vítima se passando pelo gerente do banco e informando que um Pix foi realizado indevidamente na sua conta. E para cancelar a operação, a pessoa tem que fazer uma transferência no mesmo valor para quem enviou o Pix anteriormente, alegando que a duplicidade anulará as duas transações.

Como se prevenir?

  • Ao receber uma abordagem como essa, não saia passando todas as informações de uma vez! Vá até sua agência bancária, procure pelo seu gerente e confirme todas as suas últimas transações. Caso sua conta seja digital, entre em contato pelos canais de atendimento;
  • Tenha cuidado com apps! Os golpistas podem enviar um link para baixar um aplicativo e resolver o problema da transferência. Jamais clique em links desconhecidos e faça o download de apps apenas pela loja oficial do seu celular.

Caí em um golpe, e agora?

Caso você tenha caído em um desses golpes mencionados, é ideal que você acione a polícia e a sua instituição bancária. Você também pode registrar uma reclamação no Banco Central contra a instituição onde o golpista possui conta.

Lembre-se que você tem direito ao Serviço de Atendimento ao Consumidor. Caso o seu problema não seja resolvido você pode recorrer ao Procon. Procure informar as pessoas do seu convívio sobre o ocorrido, para que a situação não se repita com uma delas.

Novas medidas do Banco Central

Em outubro de 2021, o Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou novas medidas para evitar golpes que estavam acontecendo via PIX. Confira algumas mudanças que já estão em vigor:

  • Limite de R$1.000 no valor das transferências no período noturno: entre às 20h e 6h, operações financeiras entre pessoas físicas e microempreendedores (MEI) terá o limite de R$1.000;
  • Bloqueios de transações por 30 minutos durante o dia ou 1 hora durante à noite: todas as transferências feitas via Pix passam por uma análise de risco e, caso haja algum indício de anormalidade, esse bloqueio de tempo é acionado para que uma análise mais criteriosa seja feita, reduzindo assim o risco de golpes;
  • Prazo mínimo de 24h e máximo de 48h para pedidos de aumento do limite: é o tempo que levará para pedidos de aumento do limite diário de transferências via Pix serem atendidos.

Atenção: o limite diário pode ser alterado pelo cliente PagBank, exceto no período noturno. Por exemplo, uma pessoa pode alterar limite diário para R$5.000,00, mas independente disso, das 20h às 6h, o limite será R$1.000,00.

Veja como fazer a gestão do seu limite diário através do app:

  1. Acesse o app PagBank;
  2. Toque no ícone do perfil, no canto superior direito da tela;
  3. Selecione Limites Pix e, em seguida, em Solicitar Ajuste de Limite Diário;
  4. Informe o novo valor de limite diário que deseja ter disponível;
  5. Clique em Confirmar.

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Você paga um valor mensal (R$4,90) e protege o seu dinheiro contra transferências sob ameaça. Ou seja, se você for obrigado a fazer um Pix no app PagBank, será reembolsado com o valor previsto na cobertura.

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Se quiser saber como se proteger ainda mais, não deixe de conferir nossas dicas de segurança online.

Marque na sua agenda: no dia 30 de abril, às 14h30, o Banco Central do Brasil irá transmitir em seu canal do YouTube uma live com especialistas para promover a segurança e como evitar golpes envolvendo o Pix, clique aqui para acessar a transmissão.

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