Como comprar pela internet com segurança: confira algumas dicas

Resumo do texto

  • A Black Friday 2021 está chegando;
  • Confira as dicas para comprar pela internet com segurança;
  • Veja como o cartão virtual pode ajudar a proteger os seus dados na internet.

Baixe já o super app PagBank

 

A Black Friday 2021 está chegando! Assim como no ano passado, as compras online vão dominar a data.

E, para que você possa aproveitar os preços baixos com segurança, é preciso ter cuidado com as ciladas do e-commerce!

Veja algumas dicas para saber como comprar pela internet com segurança.

dicas de como comprar pela internet com segurança

Dicas para comprar pela internet com segurança

Para evitar fraudes em compras pela internet e ficar longe dos problemas durante a Black Friday, veja algumas estratégias a seguir.

1. Confira se o site é confiável

Sites falsos, muitas vezes, são bem construídos e feitos para fazer você acreditar que eles são reais. A diferença não é tão clara quanto se imagina.

Mas, existem alguns detalhes que podem te ajudar a identificar se a compra é segura:

  • verifique se tem um cadeado na frente do nome do site, na barra de endereços;
  • veja, com calma, o endereço. Muitas vezes, as pessoas copiam mudando apenas uma letra;
  • se você acessou um link direto para a promoção, abra uma nova aba no navegador na página inicial e procure pela oferta;
  • confira a avaliação sobre a loja no Reclame Aqui.

2. Busque um endereço e número de telefone

Se está desconfiado de um site, mesmo seguindo as dicas acima, procure por um endereço e telefone. Essas informações, normalmente, estão no cabeçalho ou rodapé.

Com esses dados em mãos, verifique no Google Maps o local indicado ou ligue para o número e confira se correspondem à loja ou empresa.

3. Confira depoimentos de outros consumidores

Além de conferir se o site é seguro, é importante saber se o produto é real e igual ao divulgado. Para isso, nossa dica é dar uma olhada nos depoimentos de quem já comprou.

É comum os usuários postarem fotos e opiniões sobre o item, como o funcionamento dele e as condições de envio (embalagem e tempo de entrega).

4. Fique atento às políticas de troca e devolução

Algumas ciladas podem estar disfarçadas nas letras pequenas. Isso porque, alguns sites oferecem bons descontos em produtos com a condição de não haver troca ou devolução.

Se esse for o caso, fique ainda mais atento ao item que está comprando. Confira tamanho, cor e outras variações. Aproveite para ler duas vezes as informações e ter certeza de que não tem nada escondido.

5. Não utilize redes de internet públicas

Utilizar redes de WiFi na rua quando o pacote de dados acaba pode te salvar no dia a dia. Mas, elas não são indicadas para comprar pela internet com segurança.

Especialistas em fraudes digitais conseguem manipular essas redes, acessando e roubando seus dados. Caso esteja pesquisando preços, não tem problema em utilizar o WiFi público, mas deixe para finalizar a compra com uma internet particular.

6. Cuidado com e-mails duvidosos

Em época de Black Friday é comum o envio de e-mails com promoções incríveis. Mas, cuidado com eles! Descontos muito agressivos podem ser suspeitos. E, se o remetente for desconhecido, não pense duas vezes: delete da sua caixa de entrada!

Caso você abra a mensagem para conferir o conteúdo, não clique em links e não abra o anexo. Eles podem infectar seu computador ou celular e coletar informações sensíveis, como acessos bancários e número de cartão.

7. Rastreie suas encomendas

Se o site é seguro, os depoimentos de outros usuários são positivos e você já realizou a compra, é hora de aguardar o produto chegar em casa! Mas, é importante ficar de olho no processo de envio.

Entre em contato com o vendedor caso não receba o código de rastreamento da compra. E, se ainda assim, não tiver informações, procure a operadora do cartão de crédito para cancelar o pedido.

8. Use um cartão virtual e tenha segurança reforçada

Mesmo seguindo todas as dicas para verificar se o site é confiável, para fazer uma compra pela internet com segurança de verdade, utilize o cartão virtual.

O que isso significa? Que o número desse cartão é temporário e que as suas informações estarão protegidas. Assista ao vídeo para entender as vantagens:

Para quem usa o PagBank e quer acessar o cartão virtual para fazer uma compra segura, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. abra o super app PagBank;
  2. acesse a aba Cartões;
  3. clique na opção Crédito;
  4. selecione Cartão Virtual, no canto superior direito da tela.

Preencha o quiz #PagTeAjuda e saiba como cuidar do seu dinheiro neste fim de ano!

Preparamos um quiz para você saber tudo que precisa para fazer as melhores compras de Natal e Ano Novo. Acesse o link, responda 5 perguntinhas rápidas e receba conteúdos e materiais imperdíveis para aproveitar as melhores oportunidades.

E se você ainda não tem o super app, faça o download agora mesmo!