Empreendedorismo digital: confira 10 dicas para vender mais na internet!

Resumo do texto

  • O que é empreendedorismo digital?
  • Confira 10 dicas para vender mais na internet;
  • Saiba como otimizar sua rotina de empreendedor!

PagVendas: sua ferramenta de gestão gratuita!

 

Levar o seu negócio para o online ainda não está nos seus planos? O empreendedorismo digital usa a internet para conquistar novos clientes e, claro, vender ainda mais! É isso que você busca? Então, está no lugar certo!

Mas, para começar a vender na internet ou aumentar a presença digital do seu negócio, é preciso planejamento e dedicação! E, claro, algumas dicas especiais para arrasar no empreendedorismo digital.

Confira 10 dicas especiais para quem quer aumentar as vendas!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é a idealização, planejamento e criação de um negócio que utiliza ferramentas virtuais. Ele pode estar relacionado ao lançamento de uma nova empresa ou, até mesmo, migração e expansão para o ambiente digital.

Empreender online, nada mais é do que utilizar as possibilidades que a internet oferece para desenvolver um negócio. Mas, não é só isso, você também pode usar o empreendedorismo digital para aumentar as vendas da sua empresa.

10 dicas para empreender online e aumentar suas vendas

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, chegou a hora de saber como tirar melhor proveito dessa oportunidade! Preparamos 10 dicas para você empreender na internet e alavancar o seu sonho!

1. Capacite sua equipe de vendas

Seu time precisa estar preparado para lidar com a internet. Isso pode até parecer simples, mas a verdade é que o ambiente online tem suas particularidades. Por exemplo, ao fazer um atendimento via WhatsApp, é preciso deixar claro, na hora de escrever, o que você quer passar.

Isso não diz respeito apenas ao atendimento, mas também no momento de realizar vendas, prospectar clientes e, inclusive, no pós-venda. 

2. Conheça a fundo sua persona

A persona do seu negócio é a ideia de cliente ideal. Conhecer como esse consumidor se comporta no meio digital é importante para adequar suas estratégias. Quer ver um exemplo? Se você trabalha com o público mais velho, provavelmente, deve focar no Facebook.

Além de ajudar a escolher os canais para estar presente, entender a buyer persona te ajudará a criar o conteúdo no tom de voz certo, usando as referências e os conhecimentos que melhor se encaixam.

3. Personalize sua comunicação

Você já recebeu aquelas mensagens padronizadas? Se sim, então, sabe como é ruim se sentir “mais um”, certo? Personalizar a comunicação faz com que o cliente se sinta mais próximo à empresa. 

No empreendedorismo digital, isso pode ser aplicado desde a forma como você se comunica com os usuários nas redes sociais, até no e-mail marketing enviado. O diferencial da sua marca é, justamente, o relacionamento com o cliente.

4. Promova estratégias de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia que busca o engajamento do público por meio da criação de posts interessantes e relevantes. As publicações podem acontecer nas redes sociais e diversos outros canais, como um blog, por exemplo.

5. Tenha boas práticas de upsell e cross-sell

O upsell e o cross-sell são estratégias de venda para aumentar o ticket médio. Enquanto o primeiro acontece quando o vendedor oferece um produto melhor, o segundo é a oferta de itens complementares.

Para entender melhor sobre estas técnicas, confira nosso conteúdo sobre os tipos de venda.

No empreendedorismo digital, essas técnicas podem ser aplicadas de diferentes maneiras. Por exemplo, no carrinho de compras, oferecer itens similares pode fazer com que o usuário compre mais. O pós-venda, pode aproveitar a compra de um produto e, depois, oferecer um modelo mais avançado, buscando um upsell.

6. Implemente um CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que, na prática, significa o gerenciamento da base de clientes. Usar um software de CRM permite que sua equipe tenha um relacionamento com os clientes mais fácil e efetivo.

Por exemplo, em um gerenciamento automatizado, você consegue separar as pessoas que pediram informações sobre um determinado produto. Dessa forma, personaliza a comunicação para que atenda aos interesses da pessoa. Assim, consegue aumentar as vendas online!

7. Siga uma metodologia de vendas

As metodologias de vendas são uma espécie de “passo a passo” que ajudam o empreendedor a entender como seus clientes se comportam. A metodologia AIDA, por exemplo, define alguns passos do processo de compra: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

No empreendedorismo digital, você pode mesclar a metodologia de vendas com o CRM e separar sua base de dados por etapa. Isso também influencia na criação de uma comunicação personalizada.  Afinal de contas, cada momento de compra exige um argumento diferente.

8. Crie um programa de fidelidade

Buscar a fidelização do cliente é o objetivo de todo empreendedor, seja online ou offline. Para isso, uma das estratégias é a criação de um programa de fidelidade. Ou seja, uma espécie de recompensa que convence o cliente a voltar ao seu negócio.

Ele pode ser simples, como oferta de descontos acumulativos para usuários recorrentes ou cashback para compras futuras.

9. Tenha uma rotina de follow-up

O follow-up nada mais é do que o acompanhamento das ações. Então, se você quer aumentar as vendas pela internet e começar a planejar estratégias, não deixe de analisar se está no caminho certo.

É indicado que esse acompanhamento seja feito de forma rotineira. Por exemplo, você pode marcar um dia da semana (ou na quinzena) para olhar os números e comparar com o período anterior. Assim, consegue metrificar quais ações estão com retorno mais vantajoso.

10. Utilize ativamente as redes sociais

Investir em venda digital sem usar as redes sociais, não vale a pena! Afinal de contas, elas podem ser a sua vitrine online gratuita. Mas, para isso, não basta criar um perfil e “esquecer ele lá”. 

Crie novas publicações, aproveite as tendências das redes, interaja com seus seguidores e responda mensagens! O engajamento deve vir dos dois lados. Acredite, elas podem ser muito mais importantes do que imagina!

Bônus: invista em um sistema de gestão de vendas online

Parece muita coisa para cuidar? A gente entende que levar o negócio para o digital e empreender online pode ser um grande passo na sua carreira! Por isso, essa dica bônus promete aliviar um pouco a rotina do dia a dia.

Um sistema de gestão de vendas online acompanha o seu investimento no ambiente digital.

O PagVendas é a ferramenta que seu negócio precisa para decolar na internet! 

Com ele, você acompanha tudo que está acontecendo da palma da mão, através do aplicativo. Se quiser conferir do computador, não tem problema! Ele pode ser acessado via web também.

Dedique-se ao que mais importa para aumentar suas vendas online e deixe a rotina otimizada com o PagVendas!

PagVendas: sua ferramenta de gestão gratuita!