Saiba o que é marketplace e as vantagens deste modelo de venda

Resumo do texto

  • Entenda o que é marketplace e quais são as vantagens;
  • Veja como ter uma boa reputação nas vendas online;
  • Saiba como destacar seus produtos e atrair mais clientes.

Clique aqui e conheça o PagVendas!

 

Vender online pode ser muito mais fácil do que você imagina e existem diversas maneiras de comercializar produtos e serviços. Se está começando agora e ainda não possui uma loja virtual, o Marketplace pode ser uma boa alternativa.

Saiba a seguir o que é marketplace, como este modelo de vendas online funciona, suas vantagens e como conquistar mais clientes dando destaque aos seus produtos!

O que é Marketplace?

É um site que reúne vários lojistas em um único local. Através de um endereço online é possível buscar o que deseja, comparar preços e realizar suas compras.

Para os comerciantes, isso funciona como uma vitrine virtual, onde expõem seus produtos buscando por mais clientes. Um exemplo de Marketplace é o Shopping PagBank.

Como o modelo de venda no Marketplace funciona?

O vendedor precisa se cadastrar no marketplace que deseja vender e se informar sobre os meios de pagamento, taxas, sistema de frete e demais regras da plataforma. Feito isso, o comerciante deve fazer uma descrição do perfil da loja, adicionar os produtos, usar boas fotos e organizar uma descrição atrativa e informativa.

Quando o perfil da loja estiver ativo, os clientes entrarão em contato por mensagem, na própria plataforma de marketplace, para fechar a compra.

Comissões e preços de produtos

Ao fazer o intermédio entre o seu negócio e os clientes, o marketplace ficará com uma porcentagem das vendas. Afinal, você vai utilizar este espaço como se fosse a sua loja. Esta taxa varia de acordo com o marketplace escolhido e é calculado em cima do valor total da compra.

Geralmente as taxas podem variar entre 10% a 20%, portanto é importante considerar este gasto no momento de definir o preço dos produtos a serem vendidos. A melhor forma é embutir esta taxa no valor total do item à venda, assim não há prejuízo.

Atenção: pesquise a média de preços dos produtos, pois no marketplace você irá vender junto com seus concorrentes. Tenha muito cuidado ao ajustar os preços com a taxa de comissão da plataforma.

Quais as vantagens do Marketplace?

Os marketplaces geralmente são empresas de grande porte, já conhecidas no mundo online. Esses espaços dão o suporte necessário aos vendedores e clientes, sendo um local seguro para ambas as partes. Conheça mais vantagens.

Baixo investimento inicial

Por conta dos marketplaces serem conhecidos e possuírem um público consumidor próprio, não é preciso se preocupar em investir com a propaganda e marketing inicial para o negócio.

Dentro dessa plataforma, seu negócio também ganha com as vendas, eles investem em mídia e publicidade para os produtos que são comercializados, o que beneficia a sua loja.

Maior visibilidade

A maioria das plataformas de marketplace acumulam milhões de visitas diárias, sendo uma ótima porta de entrada para aumentar o alcance do seu negócio. A diversidade de produtos faz com que os clientes passem mais tempo no site buscando por itens para comprar, com isso, você tem maiores chances de vendas.

Facilidade para quem está começando

O marketplace é uma ótima forma de inserir o seu negócio no mercado online sem precisar criar uma estrutura para isso. Além de fazer um link entre clientes e o seu negócio, existem diversas formas para o pagamento, envio e até mesmo criação de promoções de produtos.

Novo público

Se você já faz vendas na sua região, saiba que ao colocar a sua loja no digital, terá oportunidade de vender para mais clientes. Como a visibilidade no marketplace será maior, o público vai ser ampliado e diversificado, fazendo com que o seu negócio cresça como um todo.

Reputação: um fator importante nos marketplaces

A reputação da sua loja no marketplace diz aos clientes se o negócio é confiável ou não. Isso porque, como em qualquer outro local de vendas, podem existir pessoas mal-intencionadas. Por isso, todo o processo será avaliado pelos consumidores através de depoimentos.

A plataforma indica quando um vendedor não fez a entrega de um produto, ou se ele foi cancelado. Assim como também dá destaque para os vendedores mais populares e com boas avaliações.

Muitas vezes os clientes preferem pagar um preço maior em uma loja que possui boa reputação, do que um valor mais barato no perfil onde houve atraso nas entregas ou cancelamento de compras. Veja o que é levado em consideração na reputação da sua loja:

  • bom atendimento;
  • qualidade dos produtos vendidos;
  • comunicação transparente;
  • entregas dentro do prazo;
  • boa embalagem.

Dicas para o seu produto se destacar no Marketplace

Em um local com tantos vendedores, como fazer o seu produto se destacar? Como dito antes, o marketplace é a sua vitrine, portanto torne seus produtos mais atraentes para que o consumidor bata o olho e clique no item à venda.

Comprar online é muito diferente do que pessoalmente, pois a pessoa não pode tocar, para ver se há algum defeito, ou saber exatamente o tamanho do produto.

Veja como dar destaque para os itens da sua loja e ganhar mais visibilidade no marketplace:

Capriche na descrição

Descreva com detalhes o produto que está à venda, com medidas, peso, cor, material etc. Coloque um nome atrativo e explique as vantagens dele, como se estivesse vendendo pessoalmente.  

Passe confiança

O perfil da sua loja no marketplace precisa estar completo. Além disso, você deve conversar com os clientes de forma profissional e atenciosa. Isso trará mais confiança ao comprador, que sabe que está lidando com um vendedor sério e comprometido.

Fotos de qualidade

As fotos são um dos principais fatores para a compra, como no marketplace a concorrência é grande, a qualidade do seu material precisa se destacar. Invista em boas imagens, com ótima iluminação e que valorizem o produto. Opte por diferentes ângulos e mostre detalhes para que os clientes saibam o que estão comprando.

Frete + Prazos

Os clientes esperam por um frete barato, de qualidade e ágil. Os prazos contam muito no momento das vendas. Por isso, o vendedor não deve demorar para fazer o envio e precisa escolher uma boa transportadora para realizar as entregas. Com o Envio Fácil é possível fazer envios para todo o país com descontos e rapidez no frete!

Veja alguns artigos que podem ser do seu interesse!

Vai vender online? Conte com o Pagvendas!

Agora que você já sabe o que é marketplace, comece suas vendas online com mais facilidade usando o PagVendas! Este aplicativo tudo em um ajuda na gestão do seu negócio e pode ser usado no celular, tablet, maquininha PagSeguro ou computador.

Venda online com segurança e praticidade, confira mais vantagens do PagVendas para o seu negócio;

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Clique aqui e conheça o PagVendas!