Resumo do texto

  • Entenda o que é omnichannel;
  • Conheça a importância de integrar vendas físicas e online;
  • Saiba como colocar as estratégias de vendas em prática.

Organize suas vendas online e presenciais com o PagVendas!

 

Você não precisa escolher entre vendas presenciais ou virtuais, nada impede de apresentar  as duas opções para o seu cliente. Porém, para oferecer com sucesso aquilo que o cliente deseja é preciso pensar na integração desses dois mundos.

Sua loja pode trabalhar com diferentes modalidades de venda a partir da estratégia omnichannel. O nome é um pouco complicado, mas a tática é simples e veio para melhorar suas vendas.

Leia a seguir e saiba mais sobre como proporcionar essa experiência.

O que é omnichannel?

A ideia desse método é quebrar a barreira do físico e do virtual, permitindo ao consumidor seguir com o processo de compra onde ele desejar.

Ele pode, por exemplo, fazer a escolha dos produtos e o pagamento pela Internet, trocar o frete pela retirada, ou então selecionar os itens online, ir até a loja física e fechar o acordo presencialmente.

Essa nova maneira de vender tem um motivo: o comportamento do consumidor. A experiência de consumo híbrida, que mescla o presencial e o virtual chegou para ficar. As pessoas não vêem mais diferenças entre um negócio físico e online.

Os clientes esperam que a loja seja capaz de dar continuidade à compra em qualquer um dos canais, sem precisar começar tudo outra vez só porque resolveu trocar a compra online pela presencial ou vice-versa.

O conceito de omnichannel deve ocorrer também nos canais de comunicação. É preciso fazer com que todos os meios de atendimento ao cliente estejam interligados.

Por que integrar loja física e virtual?

Segundo dados da pesquisa Omnicanalidade e o futuro do varejo, 52% dos consumidores  pretendem comprar online para retirar em lojas físicas e esperam poder continuar comprando em canais como Whatsapp e Instagram.

O estudo também mostrou que 46% dos consumidores preferem ver e sentir o produto antes de finalizar a compra, ao mesmo tempo que 48% acham mais em conta adquirir produtos online.

Perceba como o consumidor quer transitar entre o presencial e o virtual. As compras online entregam praticidade, mas as vendas presenciais ajudam na tomada de decisão.

Qual a vantagem para meu negócio?

Alguns consumidores consideram que praticidade é ir até uma loja e sair com o produto na hora. Para outros, prático mesmo é comprar online sem sair de casa. O que não muda é: no momento da compra quem decide qual o melhor método é o cliente.

Integrar os canais passa a ser o segredo para atender melhor e contemplar o desejo do consumidor. E você já sabe que quanto maior for a satisfação, mais chances de conquistar sua preferência e confiança.

Pense no omnichannel como uma solução para entregar às pessoas o poder de escolha que é uma tendência forte do comércio. Como retorno você terá oportunidade de fechar mais negócios, além de contribuir para melhorar a sua aceitação com o público-alvo.

Omnichannel: como integrar loja física e virtual?

Integrar os canais de vendas e atendimento ao cliente é fundamental para aumentar o faturamento do seu negócio. Se você está procurando diversificar o acesso à sua loja, mas tem dúvidas sobre como fazer isso, confira abaixo algumas dicas para tornar o processo mais completo com a estratégia omnichannel.

Centralize a gestão

Faça a gestão das tarefas diárias do seu negócio de maneira integrada. Para isso, centralize atividades como registro de vendas, controle de estoque e logística em um único sistema.

Capacite seu time

Treine sua equipe para conseguir atender os clientes de forma integrada. Esse treinamento deve envolver um bom controle dos atendimentos online, para que eles não sejam pegos de surpresa com a chegada do consumidor à loja física.

Mas não se esqueça do caminho inverso. O treinamento deve capacitar a retomar um atendimento presencial pela Internet.

A ideia é que não ocorram informações desencontradas, que podem confundir o cliente e fazer com que ele desista da compra. Para atender no formato omnichannel é preciso dominar essas interações seja qual for o canal escolhido pelas pessoas.

Ofereça a melhor experiência de compra com PagVendas

Se você não tem uma ferramenta para ajudar com a automatização de tarefas e centralização das informações no seu negócio, que tal conhecer o PagVendas?

Ele é o nosso sistema tudo em um focado em simplificar a rotina de administração dos pequenos empreendedores, funcionando como um verdadeiro gerente digital.

Tenha o controle de todas as etapas de modo simples e direto na tela do seu celular, computador, nas Moderninhas X e Smart e também no PagPhone.

Veja o que você pode fazer com o PagVendas:

  1. Controle de frente de caixa em tempo real;
  2. Registro de produtos;
  3. Gestão de estoque;
  4. Controle de contatos de clientes;
  5. Gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  6. Criação de Loja Online;
  7. Emissão de notas fiscais;
  8. Extração de relatórios de vendas.

Descubra um novo jeito de administrar seu negócio! O PagVendas te ajuda a reduzir o tempo de execução com as tarefas acima e permite que você foque em desenvolver as melhores experiências para os clientes!

Clique aqui e conheça mais sobre o PagVendas!