Resumo do texto

  • Saiba porque integrar loja física e virtual é importante para você vender mais;
  • Conheça as vantagens e saiba exatamente o que fazer para realizar a integração das suas vendas;
  • Dicas de ouro para estratégias mistas e como criar a melhor experiência híbrida com a ajuda certa!

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Se você chegou com o seu negócio funcionando até aqui, nesse ano difícil para o comércio, saiba que esse é o momento de pensar em conciliar as vendas na loja física e com vendas online para vender mais. Essa expansão na sua frente de vendas deve ser vista como uma estratégia inteligente que mistura “dois mundos” (o online e o offline) para melhorar a jornada de compra do consumidor.

Vamos te ajudar a se organizar e oferecer o melhor serviço em todos os canais para seus clientes. Acompanhe a seguir como integrar loja física e virtual e conciliar estoque, comunicação, atendimento e vendas com sucesso!

Por que integrar loja física e virtual?

A resposta é simples: porque o cliente já faz isso. Se você já está no ambiente físico e online, mas ainda não integrou suas vendas, possivelmente, por conta própria, o seu cliente já vem fazendo isso, só que de um jeito limitado.

Vamos dar um exemplo: o cliente passa pela rua e fica encantado com sua vitrine, ele entra e confere alguns produtos, mas volta para casa e entra nos perfis da sua loja para escolher com calma detalhes como cor ou forma de pagamento. Pronto, aqui está a integração feita pelo cliente entre sua loja física e virtual.

Se o cliente já faz isso, então, você deve dedicar um esforço para se organizar e oferecer essa experiência de compra integrada para aumentar e não perder nenhuma venda..

Você precisa se preocupar em facilitar as compras para 3 grupos de clientes:

  1. Quem visita a loja física e compra online;
  2. Quem compra online, mas quer retirar na loja física;
  3. Quem visita a loja online e compra na loja física.

Criar essa facilidade oferece a famosa vantagem competitiva e coloca seu negócio de vez no mapa das lojas que trabalham em diversos canais. Existe até um nome chique para isso: são as empresas que trabalham omnichannel.

O que é omnichannel?

O nome é bem diferente mesmo, mas não se trata de uma coisa de outro mundo. Essa expressão em inglês pode ser traduzida para algo como adotar a mesma postura de atendimento, comunicação e venda em todos os canais que o seu negócio estiver presente. Esses canais são os locais por onde o cliente pode comprar, ou seja, é o ponto de vendas, a loja virtual, um marketplace onde sua loja está até no WhatsApp.

O comportamento do mercado e do consumidor criou uma demanda de conexão interativa e dinâmica entre negócios e clientes. Neste cenário, a sua missão é entregar o que o cliente já está acostumado a fazer em outras lojas.

A dica é: leve para as pessoas o mesmo tratamento em qualquer ponto de contato e ofereça opções flexíveis para as necessidades delas, isso ajudará a aumentar as vendas.

Vantagens da integração

É importante pensar que cada canal de venda tem as suas vantagens. A loja física consegue “sentir” mais o cliente, mas o online oferece uma pesquisa de preço e produtos muito mais rápida. Já com relação a trocas, o ponto de venda é mais ágil. Mas se for pensar em praticidade, a compra na loja virtual sai na frente.

Só de analisar esses poucos detalhes, é possível prever que a integração vai — além de entregar todas as vantagens de cada canal — proporcionar novos benefícios para o seu negócio.

Listamos abaixo as principais vantagens de integrar loja física e virtual:

  • Aumentar as vendas;
  • Ter comunicação alinhada entre as lojas;
  • Unificar a sua base de clientes;
  • Melhorar o relacionamento com o consumidor;
  • Explorar novos caminhos e mercados;
  • Aumentar a fidelidade e a satisfação do cliente;
  • Ajudar na decisão de compra.

Com a integração, seu negócio vai ter condições de prestar um serviço melhor e, ainda, abranger um público variado, como o cliente que ainda é fiel às compras na loja física, o que gosta de comprar online ou aqueles mais modernos que gostam de comprar de uma forma híbrida (pesquisa em um canal, compra em outro e por aí vai).

Resumidamente, a maior vantagem de todas é que tudo isso contribui, e muito, para o aumento das suas vendas. Sem falar no grau de satisfação das pessoas em comprar com você.

Como fazer essa integração?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a experiência do cliente deve ser o objetivo número 1 da sua integração. E, para que ela seja um sucesso, será preciso organização e uma pitada de estratégia.

Existem muitas ações que podem ser realizadas, mas nossa dica é que você comece pelas fundamentais. Veja abaixo como integrar loja física e virtual:

Centralize a gestão

Você precisa considerar todo e qualquer canal de venda online uma extensão da sua loja física. Tendo isso claro, o primeiro passo da sua integração deve ser unificar a gestão dos seus canais de venda.

Tenha todas as informações e operações em um só lugar, um sistema de gestão faz isso muito bem para você, já que ele permite controlar estoque, logística, faturamento e, claro, acompanhar o desempenho das vendas em cada frente, podendo ser ainda mais estratégico em suas decisões.

Automatize os processos

Precisamos ser honestos, quanto mais canais você estiver presente, mais processos você terá, e fazer tudo manualmente para dar conta de integrar tudo isso pode ser muito complicado.

É muito mais provável que aconteçam falhas no meio do caminho, ainda mais nessa fase inicial da sua integração, onde tudo é novidade. Evite esquecimentos e desencontro de comunicação automatizando os seus processos de venda e integração.

Controle o seu estoque

Como suas vendas agora estarão integradas, seu estoque vai precisar de uma atenção muito maior. Faça um mapeamento de todos os produtos antes de colocar tudo em um só sistema e comece com o pé direito, tendo tudo atualizado e correto.

Já pensou estrear sua atuação omnichannel com produtos fora do estoque? Todo o seu esforço em passar uma experiência para o cliente em termos de atendimento e comunicação vão por água abaixo.

Treine o seu time

Assim que você tiver desenhado os novos caminhos de compra e venda, deixe sua equipe bem alinhada com o novo processo, e ofereça um treinamento de conduta e argumentos de venda para que o vendedor físico esteja alinhado ao e-commerce.

Lembre-se: a experiência de compra precisa ser a mesma em todos os canais, por isso é preciso ter um padrão para o seu atendimento e alinhar a comunicação da equipe!

E se você for seguir as orientações de centralização e automatização dos processos em um sistema (o que indicamos muito!), não esqueça de treinar as pessoas responsáveis para que tudo siga caminhando da melhor forma.

Escolha uma boa plataforma

A essa altura já deve ter ficado claro para você que adotar um sistema digital vai facilitar muito a rotina do seu negócio nessa expansão em busca do atendimento omnichannel, e provavelmente você deve estar se perguntando qual é o melhor sistema para isso.

Para você ter uma gestão bem profissional da sua integração de loja física e virtual, sugerimos que escolha uma plataforma que realmente descomplique o dia a dia do seu negócio.

Valorize sistemas que permitam cadastrar produtos e fornecedores, controlar o estoque, o financeiro, ver relatórios e estatísticas, emitir notas fiscais, entre outros. Lembre-se que a ideia máxima é você poder fazer a gestão de tudo em um mesmo lugar!

A plataforma perfeita é aquela que te entrega tudo com proteção total de dados e acesso de onde você estiver (seja no celular ou no computador).

Quer fazer vendas híbridas em tempo real e ter todo o controle do seu negócio na palma da sua mão? Então agora é o momento certo para você conhecer o PagVendas.

O PagVendas é o nosso sistema tudo em um que amplia o controle do seu negócio, permite que você fique de olho nas vendas presenciais e online e ainda facilita toda a administração do seu negócio.

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Dicas de ouro para estratégias mistas

Juntar o melhor do mundo virtual e físico com o PagVendas pode ser uma estratégia extraordinária para tornar seu negócio mais conhecido, dar mais prestígio ao seu público-alvo e aumentar suas vendas.

Vale lembrar que é importante dedicar um esforço para estimular tanto os clientes da loja física a interagirem com a loja online, como o público que chega pelo online a conhecer e visitar o ponto de venda físico.

Veja abaixo estratégias mistas que incentivam a compra nos dois ambientes e te ajudam a criar novos caminhos de venda:

  • Fazer com que os clientes online visitem a sua loja física;
  • “Comprar da loja” ou “ship from store” é uma tendência em outros países, que consiste em disponibilizar o mesmo estoque e formas de entrega para todos os canais de venda;
  • Criar um sistema de “venda assistida” (quando um vendedor faz o intermédio entre o cliente e o caixa da loja) para aprimorar a experiência de compra e facilitar o pagamento;
  • “Integrar o checkout” possibilita ao cliente finalizar uma compra virtual na loja física ou realizar a compra física, mas pagar pelo virtual.

Esses são apenas alguns exemplos já existentes no Brasil e no exterior, mas você pode, e deve, ficar atento às necessidades dos seus clientes. Experimente fazer uma enquete no Instagram ou orientar o vendedor a sondar o cliente na loja física. Anote as ideias e aplique tudo o que for viável para aprimorar a experiência de compra.

E não tenha receio de ousar, até mesmo os consumidores mais tradicionais passaram a comprar mais online neste novo normal. Aplicar estratégias mistas vai fazer o seu negócio se destacar e ganhar o coração e a confiança dos seus clientes.

Crie a melhor experiência de compra híbrida com PagVendas

Agora que você já sabe como engajar o seu público online e presencial, já sabe como facilitar as operações de todos os lados, só falta uma plataforma que vai te ajudar com a integração da sua loja física e virtual.

Conte com o PagVendas para ter um controle maior dos seus processos ao mesmo tempo que facilita e aprimora a experiência de compra do seu cliente em todos os canais de venda. O PagVendas é exatamente o que o seu negócio precisa para crescer e vender mais e ele foi pensado para todos os tipos de comércios.

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