Omnichannel: O que é e Qual a vantagem para o seu negócio?

Resumo do texto

  • Saiba o que é omnichannel e suas vantagens;
  • Conheça cases de sucesso com estratégias omnichannel;
  • Veja como aplicar essas estratégias no seu negócio!

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Você não precisa escolher entre o virtual e o presencial. Com estratégias que mesclem os dois canais, seu negócio pode faturar mais. O omnichannel é o método que quebra a barreira entre o digital e o físico para o empreendedor.

Se não sabe o que é o omnichannel, saiba que é importante compreender. Ele pode te ajudar a vender mais e melhorar o relacionamento com os clientes. Por isso, entenda como funciona e saiba as vantagens que pode obter para seu empreendimento!

O que é omnichannel?

As estratégias omnichannel são aquelas que oferecem diferentes canais para o cliente ser atendido, comprar e, até mesmo, receber o produto.

Por exemplo, o usuário pode começar o atendimento nas redes sociais, seguir para o telefone ou WhatsApp sem que precise começar do zero. Essa integração é que faz o omnichannel ser tão assertivo!

Quais as vantagens de utilizar um sistema omnichannel?

O primeiro ponto é permitir que o cliente escolha como quer ser atendido, escolher os produtos, comprar e, até mesmo, receber os itens.

Mas além disso, uma ferramenta omnichannel traz benefícios para a empresa, como:

Personalização do atendimento

Pense no comprador que deseja ser atendido por vários canais e sempre precisa fornecer seus dados pessoais e informações. Logo ele vai desistir.

Tornar o atendimento personalizado melhora a experiência de compra, fazendo com que todos se sintam mais à vontade durante o processo.

Redução do custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC é o valor que você paga para conquistar um novo cliente. Desde a etapa do marketing até a efetivação da primeira compra. Com o omnichannel, você pode abordar essa pessoa por diferentes “frentes”.

Assim, é possível acelerar e melhorar o processo de aquisição, reduzindo os custos e fazendo com que ele fique ainda mais envolvido com a marca.

Aprimoramento da satisfação do cliente

Com a possibilidade de utilizar diferentes canais para se relacionar com a marca, o consumidor ficará mais satisfeito. 

Tanto o atendimento personalizado, quanto a opção de comprar online e retirar pessoalmente, dão mais liberdade de escolha, aumentando o alcance da marca.

Crescimento do branding

Se você não precisa escolher entre o físico e o virtual, você pode aumentar o alcance da sua marca, o branding.

Estratégias de branding são aquelas que buscam deixar a marca ainda mais conhecida no nicho onde atuam. O omnichannel faz isso colocando a marca em destaque diante da concorrência, tornando-a ainda mais popular.

Aumento da coleta de dados

Ter um sistema omnichannel permite que sua empresa organize os dados de diferentes canais em um mesmo local.

Assim, os clientes que entrarem em contato por WhatsApp, no chat do site ou na loja estarão reunidos em um único CRM.

Por que integrar a loja física com a virtual?

A resposta mais simples é: porque a vida do cliente já está integrada entre o virtual e o físico. Por isso, na hora de comprar não deveria ser diferente.

Atualmente, o consumidor busca por empresas que proporcionem mais do que um produto de qualidade, mas também uma experiência completa. Isso inclui um atendimento personalizado, rápido e eficiente.

Sem falar no destaque em relação aos concorrentes. Mesmo que omnichannel seja um conceito que já vem sendo falado no mercado, muitas empresas ainda não integram a comunicação e a logística de forma assertiva.

É a chance para o seu negócio sair na frente!

Qual a diferença entre Omnichannel e Multicanal?

São dois conceitos similares, mas que não são sinônimos. Não confunda omnichannel com multicanal, pois são estratégias diferentes de atendimento, venda e logística.

Uma estratégia omnichannel é aquela que integra todos os canais. Seja no atendimento, na compra ou na retirada, eles “conversam entre si” e se complementam.

Já a estratégia multicanal é quando um negócio possui vários canais de venda, como loja virtual, redes sociais e loja física, mas não são interligados e podem até competir pelos clientes.

Uma estratégia multicanal prejudica as vendas e prejudica a experiência do usuário. Já com o omnichannel, o empreendimento sai ganhando, tanto em vendas, quanto em relacionamento!

Exemplos de cases de sucesso Omnichannel na mídia

Até aqui falamos muito da teoria e como ele pode fazer seu negócio se destacar. Mas é muito mais fácil ver como funciona na prática, certo?

Por isso, veja esses cases de sucesso de empresas que aplicaram o omnichannel:

Disney

A grande referência de entretenimento soube utilizar a fusão de canais muito bem!

Começando no site: o cliente consegue tudo que precisa para iniciar sua viagem. Depois da reserva, ele tem acesso a “My Disney Experience”.

Com ela, é possível reservar jantares, comprar ingressos para fugir das filas e ter acesso ao planejamento pelo celular com o aplicativo da Disney. E lá dentro dos parques, você pode localizar e reservar os brinquedos.

Ou seja, desde a reserva da viagem até o momento de aproveitar o parque de diversões, a Disney te acompanha!

Netflix

Não é só pelo conteúdo que o streaming de vídeos se destaca. O atendimento da marca é totalmente omnichannel, podendo auxiliar o usuário por e-mail, mas também pelas redes sociais. Tudo isso, sem perder o tom de voz característico da empresa e a atenção ao consumidor.

Riachuelo

A empresa de vestuário e acessórios colocou em prática uma estratégia logística de omnichannel. 

Com o aplicativo da empresa, é possível comprar as peças e retirar na loja mais próxima. O caminho contrário também é possível! Dentro do provador existem pontos de pagamento. Experimentou, gostou, pagou! Rápido e eficiente!

Magazine Luiza

A grande loja do varejo brasileiro realizou um reposicionamento de marca recentemente. A Magalu, como é conhecida agora, aplicou estratégias de omnichannel em diferentes áreas.

Desde o atendimento integrado até a logística de retirada de itens, a marca vem investindo na presença em diferentes canais.

omnichannel - vendas fisicas com virtual

Como utilizar o omnichannel em seu negócio?

Agora que já conhece os benefícios e entendeu como as empresas usam a estratégia, chegou a hora de saber como utilizá-la.

Selecione os canais oficiais

Integrar os canais não significa abrir conta em todas as redes sociais ao mesmo tempo! É preciso selecionar onde você vai atuar e, assim, conseguir planejar a presença digital e física.

Faça a integração entre os canais

Sabendo em quais canais sua marca vai estar presente, é hora de integrar. Faça com que os usuários acessem o perfil do Instagram enquanto estão na loja física ou permita que eles comprem pela rede social e retirem no presencial. Nenhum deles deve funcionar sozinho!

Monitore todos os canais individualmente

Esteja de olho nas interações e em tudo que acontece nos canais usados. É importante monitorar individualmente para não perder mensagens, comentários, dúvidas e pedidos de compra!

Alinhe todas as informações

Mantenha sua equipe “na mesma página”. Todos precisam conhecer o funcionamento dos canais utilizados e ter as informações alinhadas. Por exemplo, o valor praticado na loja física deve ser o mesmo do digital.

Melhore a experiência do seu cliente com o PagVendas!

Atuar em diferentes canais de forma integrada é o que chamamos de estratégia omnichannel. Para fazer isso de forma eficiente, a gestão do negócio também precisa de atenção!

Isso porque com o aumento do alcance da marca, mais vendas vão surgir e sua empresa precisa estar preparada. Com o PagVendas, software de gestão gratuito, você ganha um parceiro para fazer seu empreendimento disparar rumo ao sucesso!

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