Saiba a importância de ter uma gestão de compras para buscar o sucesso do negócio!

Resumo do texto

  • Saiba porque você deve fazer um planejamento de compras;
  • Confira algumas dicas para organizar o setor responsável por compras;
  • Veja como melhorar a gestão do negócio!

PagBank PagSeguro: ferramentas de gestão integradas!

 

Produtos sobrando no estoque enquanto outros estão faltando, itens de baixa qualidade e um alto número de pedidos de troca são alguns problemas que podem ser evitados com um planejamento de compras.

Todo negócio já tem uma rotina de compras, desde os grandes varejistas até o pequeno empreendedor. Mas para que a gestão de compras traga lucratividade e não prejuízo, é preciso planejamento!

Como você já deve ter ouvido falar, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, o planejamento de compras é importante. Ele vai te ajudar a investir o dinheiro de forma inteligente, negociando preço de custo, ajustando prazos e priorizando a qualidade.

Você, empreendedor, precisa saber como fazer este planejamento para que o dinheiro seja usado de forma assertiva e os erros não atrapalhem o sucesso do negócio!

Entenda a importância de fazer um planejamento de compras para o seu negócio

Fazer compras faz parte dos processos constantes do negócio. Mas, fazer as compras de forma planejada, te ajuda a economizar e garantir um serviço de melhor qualidade para o público.

Por exemplo, se o estoque de um determinado produto zerar, será preciso correr para garantir sua reposição. Neste caso, você terá menos tempo para pesquisar entre os fornecedores e pode acabar pagando mais caro ou comprando itens de qualidade inferior. 

O planejamento de compras evita que o negócio fique sem o produto, assim você tem mais tranquilidade para negociar preço e prazo. O cálculo é simples: com um planejamento prévio, você terá mais tempo para fazer a escolha certa e comprar itens que condizem com o que o cliente espera!

5 dicas para economizar no seu planejamento de compras para o ano que vem!

Ok! Você já entendeu a importância de planejar as compras do seu negócio para cuidar do bolso e da qualidade dos produtos. Mas, como fazer isso na prática? Reúna os responsáveis pelo controle de compras e tome nota dessas dicas!

1. Inicie seu planejamento o quanto antes

Não precisa esperar o ano acabar para começar o planejamento de compras e até mesmo o planejamento operacional do seu negócio! Comece desde já a reunir os dados dos últimos meses e determinar pontos estratégicos para o próximo ano. Quanto mais tempo você tiver, mais calma terá na hora de planejar e mais fácil conseguirá resolver eventuais problemas.

Nesta etapa, é importante que tenha em mente algumas iniciativas, como:

  • Estabelecer os principais produtos do seu negócio para dar foco a eles;
  • Criar a lista de fornecedores que você já possui;
  • Começar a pesquisar por novas opções de compra, como outros fornecedores e novos produtos;
  • Organizar todas as contas que devem ser pagas nos próximos meses, para planejar o orçamento!

2. Aproveite o final de ano para fazer um balanço financeiro

Antes de partir para as compras, este é o momento perfeito para olhar para trás e ver como foi o ano do seu negócio! As informações vão ajudar a gestão de compras a se preparar para meses mais quentes e períodos de sazonalidade.

Se seu negócio conta com muitas planilhas, papéis e não consegue organizar os dados do ano, esse é o momento de mudar isso! Com um sistema de gestão, como o PagVendas, você tem acesso às informações mais importantes e atualizadas na palma da mão. E sabe qual o melhor? É gratuito!

3. Tenha um bom controle de estoque

Um planejamento de compras sem um bom controle de estoque de nada adianta. Como planejar algo se você não sabe do que precisa? Entender os itens que mais saem, os que ficam parados, quanto custa cada reposição e a margem de lucro deles, te ajuda a direcionar o que você precisa para o próximo ano.

4. Pesquise pelos melhores fornecedores e cultive uma boa relação com eles

Para chegar ao topo, seu negócio precisa de parceiros de verdade! Entre eles, os fornecedores merecem atenção especial. Afinal de contas, são eles que proporcionam os produtos de qualidade que você vende ao público.

No varejo, a cadeia de compra e venda – caracterizada pelo processo de adquirir determinado produto de fornecedor e, em seguida, vender para o cliente – é o que mantém o negócio de pé e pode ditar o sucesso dos envolvidos!

Caso identifique que alguns fornecedores precisam ser trocados, é hora de pesquisar, entrar em contato com possíveis novos parceiros e começar a negociação. Mas, caso contrário, busque manter o bom relacionamento e melhorar as condições!

5. Acompanhe o recebimento e utilização do material

Não basta planejar e fazer a gestão de compras, mas deixar o pós de lado! 

Fez o pedido de 50 itens? Na hora do recebimento, tenha certeza que todos chegaram e estão em perfeitas condições de uso. Se não fizer isso, alguns problemas podem surgir e o negócio será prejudicado.

O mesmo vale para um acompanhamento constante do uso do material recebido. Seja o manuseio dos produtos no estoque ou utilização de matéria-prima durante o dia a dia. Não deixe de ter esse cuidado! Seu bolso vai agradecer no final das contas.

Facilite sua gestão de compras com o PagSeguro!

Agora que você já entendeu a importância do planejamento de compras para o sucesso do seu negócio, verá como isso pode ficar ainda mais fácil. Com as dicas apresentadas acima, você já tem o mapa do tesouro, mas não para por aí!

O PagSeguro oferece uma coleção de ferramentas que irá facilitar a gestão diária do negócio, além de reunir as informações necessárias para planejar suas compras!

PagVendas

Um sistema completo e gratuito para uma gestão eficiente e prática! Com o PagVendas, você controla a frente de caixa, estoque, cadastro de fornecedores e clientes, venda fiado e muito mais! O PagVendas será seu melhor amigo na hora de preencher as planilhas de gasto e estoque.

Comece a usar o PagVendas no seu negócio de forma gratuita!

Maquininhas PagSeguro

O método de pagamento utilizado também vai ajudar na gestão do negócio! Além de conferir a segurança que você e seu cliente esperam, as maquininhas permitem que você aceite pagamento das principais bandeiras de cartão, no crédito, débito, alimentação e Pix!

Além disso, controlam o movimento financeiro e se integram perfeitamente com o PagVendas, permitindo um controle de estoque mais eficiente e rápido!

Tem uma maquininha PagSeguro para seu modelo de negócio!

Conta PJ PagBank

Uma boa gestão de compras conta com uma conta PJ de qualidade! O que isso quer dizer? Na prática, significa que você terá um banco completo, digital, gratuito e parceiro do empreendedor!

Na Conta PJ PagBank, você não só vê seu dinheiro rendendo, como pode aproveitar benefícios, dentre eles, Pix ilimitados e gratuitos, pagamento de boletos e muito mais!

Uma gestão completa para o seu negócio com o PagBank PagSeguro!