Planejamento de compras: o caminho para virar o ano com as finanças em dia

Resumo do texto

  • Saiba como fazer o planejamento de compras do final do ano;
  • Fique atento aos aumentos de gastos de janeiro a março;
  • Confira como o PagBank pode ajudar na sua organização.

Clique e descubra os benefícios do PagBank!

 

Final do ano é o momento de realizar o planejamento de compras, organizar gastos e se preparar para o período que se inicia. Muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender é o que sempre pedimos, certo?

Mas não se esqueça que nos meses finais, temos aumento na renda com o recebimento do décimo terceiro e férias. Por outro lado, nos meses seguintes há custos extras com material escolar, IPVA, IPTU e outros.

Por isso, a organização financeira é essencial para receber o novo ano sem dívidas!

Planejamento de compras: se organize para não gastar demais

Para não ser pego de surpresa, o planejamento é a melhor solução. Inicie já em novembro, prevendo a renda extra, o aumento dos custos e a necessidade de avaliar as despesas que podem ser cortadas no final do ano. Confira nossas dicas para te ajudar nessa organização.

Comece a se planejar desde já

Faça uma planilha de controle de gastos anual e separe o valor para o planejamento de compras de Natal, viagens de férias e festas de final de ano.

Não comprometa a renda extra com esses custos, lembre-se que é necessário pensar a longo prazo. Portanto, para que tudo saia como planejado, defina alguns critérios como:

  • estabelecer limite de gastos;
  • fazer uma lista dos presentes;
  • pesquisar antes de comprar;
  • evitar o parcelamento para não começar o ano com dívidas.

Aproveite seu décimo terceiro da melhor maneira

No final do ano, o profissional assalariado tem direito ao décimo terceiro e fica com uma renda extra. Esse valor pode iniciar uma reserva de emergência, já considerando os gastos a mais dos meses seguintes. Também pode ser usado para regularizar contas em atraso.

Nesse período, as empresas estão mais abertas a aceitarem negociação para o pagamento de valores vencidos. Seja à vista ou com um parcelamento, é possível utilizar esse dinheiro para organizar a saúde financeira sem abrir mão do que gosta.

Faça um balanço dos gastos no mês de dezembro

Com os números do ano que passou em mãos, fica mais fácil reconhecer onde você acertou e errou. E na hora de fazer o planejamento para o próximo ano, já sabe quais despesas precisam ser reduzidas e quais precisam de um investimento.

Aproveite o mês de janeiro para se planejar

Depois de entender os acertos e erros é hora de se preparar para o próximo ano. E ele já começa com um aumento de gastos. O período de janeiro até março é crucial para que não sejam geradas novas dívidas que prejudiquem todo o ano.

Além dos impostos que são cobrados nesses primeiros meses, há gastos com educação e reajuste no valor de serviços como água, energia elétrica e combustível. Fique atento para os custos extras que surgem nesse período:

  • IPTU;
  • IPVA;
  • DPVAT;
  • matrícula, material e uniformes escolares.

Conte com o PagBank no seu planejamento de compras

Seu planejamento financeiro anual ficará mais fácil com o super app PagBank. Isso porque você vai ter tudo que precisa para controlar os gastos, fazer o planejamento de compras e guardar dinheiro.

E tem mais! Ainda pode deixar o décimo terceiro rendendo na conta PagBank! Mas não é só isso. No super app, as vantagens são para você e para toda família. Confira:

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!