Brechó online: entenda o que é e saiba como abrir o seu

Resumo do texto

  • Saiba o que é um Brechó Online;
  • Entenda como abrir um e seus diferenciais;
  • Confira algumas dicas para ter sucesso em seu negócio!

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O sucesso de um negócio depende de diferentes fatores, desde gestão financeira, até acompanhar as tendências atuais do mercado. Isso porque, aqueles que acompanham o que o público está procurando, tem mais possibilidades de crescimento! É o caso do brechó online!

A sustentabilidade aparece como um fator essencial na hora da decisão de compra. Segundo um estudo realizado em todo o mundo , 76% das pessoas acreditam que proteger o meio ambiente é mais importante do que uma economia em crescimento.

Por isso, um negócio que oferece moda sustentável, preços baixos e consciência de consumo se encaixa perfeitamente com aquilo que o mercado está exigindo. Mas é claro que, como todo empreendimento, é preciso entender como abrir um Brechó Online e como chegar ao seu público-alvo!

Se interessou por essa oportunidade de mercado? Então confira dicas e estratégias que vão te ajudar a dar os primeiros passos neste segmento.

O que é um Brechó Online?

O brechó online é um e-commerce especializado na venda de roupas de segunda mão. As peças podem ser usadas, mas precisam estar em boas condições, ou adquiridas diretamente da fábrica. Uma das principais características do brechó online é o baixo custo e alta rotatividade.

Seja em um perfil nas redes sociais, ou em uma loja virtual, os usuários encontram acessórios e roupas com um toque vintage e exclusivo. Inclusive, a exclusividade é um fator importante. Afinal de contas, é normal ter poucas unidades de cada peça.

Por que sustentabilidade é uma tendência?

Como já adiantamos no início do texto, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma palavra da moda para se tornar uma necessidade urgente. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas escolhas de compra.

No estudo promovido pela KPMG, vimos que 86% dos entrevistados concordam que é um dever de todos reduzir e reciclar, pois  existe um movimento mundial para que as práticas de consumo sejam mais conscientes.

Dentro dessa nova forma de pensar, a sustentabilidade na moda e o consumo consciente casam perfeitamente com a proposta de brechós online, no caso, reutilizar peças em boas condições com preços acessíveis.

Entenda como montar um brechó online na internet e confira dicas para obter sucesso nesse ramo de negócio.

Quais as vantagens de abrir um Brechó?

Além de estar em perfeita sintonia com as tendências de mercado, ter um brechó também traz outras vantagens para o empreendedor, como:

  • Baixo investimento: garimpar peças usadas que ainda estejam em boas condições exige baixo investimento. Assim, você não precisa ter muito dinheiro para começar. Inclusive, pode iniciar o empreendimento com peças próprias e de conhecidos;
  • Estoque pronto: a roupa está na mão, é só vender! Não precisa esperar tempo de produção ou envio dos fornecedores;
  • Sem gastos com fornecedores: como os produtos são geralmente adquiridos de segunda mão ou, até mesmo, com pessoas conhecidas, os custos com fornecedores são praticamente nulos;
  • Elimina barreiras geográficas: ao optar por um brechó online, você pode vender para todo o país. Assim, seu negócio tem um alcance ainda maior e chega ainda mais longe.

Como montar seu próprio Brechó Online?

Para garantir  o sucesso, é importante seguir alguns passos estratégicos. Aqui está um guia para ajudá-lo a montar um brechó online.

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de tudo, é essencial entender o mercado. Pesquise outros brechós online, veja o que eles oferecem e descubra quais as tendências atuais. Esta pesquisa ajudará a planejar sua estratégia e a identificar oportunidades.

Por exemplo, você pode perceber que não tem muitas opções de brechó para moda plus size e se especializar nesse segmento.

2. Defina seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é crucial. Determine quem são seus clientes potenciais, seus interesses, hábitos de consumo e preferências. Vamos supor que sua opção seja abrir um brechó para mães entre 30 e 40 anos. No caso, será preciso mais peças diferentes frente a roupas  para adolescentes entre 13 e 18.

Essa etapa também vai influenciar em outros momentos, como na escolha dos canais de venda, que veremos a seguir!

3. Defina seus canais de venda

Entender o seu público-alvo e qual segmento vai atuar, será crucial para chegar aos melhores canais de venda. Seguindo o exemplo do tópico anterior, mães entre 30 e 40 anos não consomem os mesmos canais que adolescentes.

Tudo isso impacta diretamente no sucesso do seu empreendimento!

4. Desapegue de produtos

Inicialmente, você pode começar vendendo itens próprios que não usa mais. Analise seu guarda-roupa e separe peças em boas condições, porém que já não tem mais serventia para você.

Essa é uma ótima maneira de iniciar o seu estoque sem precisar de muito dinheiro.

5. Planeje o estoque inicial

Após o desapego, planeje como aumentar essa quantidade de peças. Você pode procurar itens em feiras de trocas, produtos de fábricas, conversar com pessoas conhecidas e, até mesmo, criar parcerias com quem quer vender roupas usadas.

6. Precifique os produtos

Defina o preço dos produtos. Considere os custos de aquisição, as condições dos itens e os preços praticados no mercado. É importante lembrar que o principal objetivo do brechó online é dar uma sobrevida a peças que estão paradas sem pesar demais no bolso do consumidor.

7. Trabalhe na comunicação do seu Brechó

A comunicação é a chave para atrair e manter clientes. Desenvolva uma estratégia de comunicação eficaz. Considere as possibilidades do seu canal de vendas, o público-alvo, os objetivos de cada mensagem e o capital disponível para essa etapa.

Por exemplo: caso use o Facebook como principal ferramenta de venda, aproveite o recurso de grupos para reunir pessoas interessadas nas suas peças.

Qual a diferença entre Brechó e Bazar?

Com tudo que falamos até aqui sobre um brechó online, você pode estar se perguntando se ele é igual ao bazar.

Embora ambos trabalhem com a venda de produtos usados, há diferenças importantes. Brechós geralmente se concentram em roupas e acessórios, muitas vezes com um foco em moda e estilo.

Bazares, por outro lado, tendem a ter um catálogo mais variado, disponibilizando desde utensílios domésticos a brinquedos e livros.

Por isso, é importante deixar claro qual será o seu segmento para acertar na comunicação com o consumidor!

Dicas para gerenciar seu negócio de maneira eficiente

Para que seu brechó online seja um  sucesso, é preciso planejamento e estratégia. Afinal de contas, ele ainda é um negócio. Veja algumas dicas que separamos para te ajudar:

Invista em boas fotos

Fotos de alta qualidade atraem clientes. Invista tempo e esforço para ter imagens claras e atraentes dos seus produtos, destacando detalhes e condições de cada item. Utilize um fundo neutro para que a atenção fique totalmente voltada para o que está sendo vendido.

Estabeleça boas parcerias

Crie parcerias! Seja com outros brechós para fazer trocas , lojas físicas para ter acesso a peças em boas condições e influenciadores, para divulgação do seu negócio.

Isso pode ajudar a expandir seu alcance, encontrar novos produtos e aumentar a visibilidade do seu negócio.

Tenha um plano de negócio organizado

Não é porque o brechó online é um negócio que precisa de pouco investimento inicial, que ele não deve ter um plano bem estruturado.

Defina objetivos claros, estratégias de mercado, e mantenha um registro organizado das finanças e do estoque.

Forneça descrições detalhadas dos produtos

As descrições detalhadas ajudam os clientes a entender, de fato, qual produto estão comprando, o que vai fazer com que tomem decisões mais rápidas!

Deixe claro quais as condições da peça, o tamanho, quanto tempo foi usada, a marca e o que mais for necessário. Uma boa opção é medir o item e deixar explícito em centímetros, afinal de contas, a tabela P, M, G pode variar conforme a fábrica.

Invista em marketing digital

Um negócio online precisa de marketing digital para promover seus produtos ou serviços. No caso do brechó online, as redes sociais são sua primeira parada. Mas, não dá para esquecer outras ferramentas, como e-mail marketing e técnicas de SEO.

Ofereça uma boa variedade de meios de pagamento

Facilitar o processo de pagamento aumenta as chances de venda em qualquer negócio, e no brechó online não seria diferente!

Comodidade, segurança e familiaridade ajudam a aumentar as conversões, por isso seu maior aliado é o PagBank. Para quem está começando a atuar no mundo virtual, o Link de Pagamento é essencial! Siga esse passo a passo:

  • Configure o preço;
  • Determine as possibilidade de parcelamento;
  • Indique o endereço para envio;
  • Calcule e insira o frete;
  • Copie o link gerado;
  • Envie o link para o cliente como você preferir, seja nas redes sociais, e-mail ou WhatsApp.

Pronto! Agora o usuário vai fazer o pagamento com toda a segurança que o PagBank oferece.

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