O que é nicho de mercado e como definir um para sua loja online?

Resumo do texto

  • Saiba qual é a importância de definir um nicho de mercado online;
  • Veja as etapas para definir um nicho para o seu negócio;
  • Conheça algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa.

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Saber em qual nicho de mercado seu e-commerce atua é fundamental para evitar desperdício de tempo, energia, e principalmente, dinheiro. Tendo isso definido, você saberá exatamente como lidar com o público para qual vende: suas dores, necessidades, canais de comunicação e muito mais!

Embora pareça uma tarefa desafiadora, fazer essa escolha é essencial para que o seu negócio se mantenha fiel ao que esperam de você, tornando-se uma referência no seu segmento de atuação.

Entenda o conceito de nicho de mercado online e saiba como definir um para o seu empreendimento.

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O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é um pequeno grupo de pessoas com um interesse muito específico. Por representarem uma parcela mais enxuta do grande público, algumas empresas ignoram essas necessidades. 

Digamos que você tem um amigo apaixonado por tênis vintage – aqueles clássicos que não são mais produzidos – e você percebe que ele tem dificuldade em encontrar esses produtos. Então, decide criar sua própria loja virtual especializada em vender esses itens.

O segredo está em entender esse público com excelência. Ao fazer isso, você se torna a referência naquele nicho e conquista a lealdade desses clientes.

Qual a importância de segmentar seu mercado?

Ao segmentar o mercado de atuação, você consegue entender as necessidades e dores do público e corresponder ao que os outros esperam de forma efetiva. Criando uma base de consumidores fiéis, que enxergam seu negócio como referência.

Isso não significa que falar com um público genérico é ruim, mas você vai ter que disputar a atenção com mais empresas, já que são várias que atendem às necessidades deles. Sem contar que, para agradar a todo mundo, você provavelmente vai precisar atuar com diferentes itens e uma maior variedade de soluções.

Essa decisão estratégica vai impactar em diferentes pontos, como catálogo de itens a serem vendidos, tom de voz na comunicação, canais de venda e mais!

O que é Nicho de Mercado?

Os tipos de nicho de mercado

Os nichos de mercado podem ser classificados com base em quatro características: localização geográfica, perfil psicográfico, comportamento do consumidor e dados demográficos. 

Geográfico

Este aspecto considera a localização do negócio, que pode variar desde um país, até um bairro. Em um e-commerce, a segmentação geográfica pode influenciar nos tipos de frete, características dos itens vendidos, e até mesmo, o idioma do seu site.

Psicográfico

Na segmentação psicográfica, são considerados atributos pessoais dos clientes, como personalidade, costumes, crenças, estilo de vida, etc.

Conhecer esses aspectos te ajuda a entender as motivações dos clientes e, assim, criar campanhas de marketing personalizadas.

Por exemplo, o dono de uma loja online de roupas pode criar uma linha de produtos fabricados com materiais reciclados, pois identificou um nicho de consumidores preocupados com questões ambientais que valorizam essas ações.

Comportamental

São analisadas questões como frequência de uso, sensibilidade ao preço, vantagens, grau de lealdade à marca, ou seja, os comportamentos e hábitos de consumo das pessoas.

Compreender estas informações permite aprimorar a experiência do usuário. Isso pode ser realizado por meio de promoções feitas sob medida e conteúdos que correspondem diretamente aos interesses de quem está navegando.

Demográfico

O recorte demográfico considera aspectos como idade, gênero, raça, renda, grau de escolaridade, etc. Esses atributos influenciam os hábitos de compra, afinal, pessoas de diferentes faixas etárias têm necessidades distintas. Da mesma forma, indivíduos com maior poder aquisitivo podem estar mais dispostos a gastar em produtos de alta qualidade.

Como definir seu próprio nicho de mercado?

Pesquise as tendências de consumo

Descubra o que as pessoas estão buscando e quais necessidades não estão sendo atendidas. 

Você pode fazer isso através das redes sociais, analisando tendências e o conteúdo que está em evidência. Mas é importante avaliar o que se encaixa no seu negócio para não entrar em um segmento que não tenha ligação com o que irá empreender.

Analise potenciais concorrentes

Estude as empresas que já atuam no segmento escolhido. Assim, você pode ter melhor entendimento de como aquele nicho está sendo atendido e encontrar oportunidades para se diferenciar.

Avalie seus produtos

Não adianta tentar vender um item ou serviço para o qual não existe demanda. Então analise se suas soluções se alinham com as necessidades do nicho.

Esteja pronto para mudar o catálogo de produtos oferecidos, a abordagem usada e os canais de venda. Após estudar o público que quer atingir, é possível ter percepções diferentes.

Se faça algumas perguntas

Faça uma autoavaliação com perguntas relevantes para definir seu nicho. Entender as respostas dessas questões te coloca no caminho certo!

  1. Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
  2. Eu conheço o problema que estou tentando resolver?
  3. Quais são as minhas habilidades e qualificações para resolver esse problema?
  4. Existem pessoas que são afetadas?
  5. Quais são seus principais interesses?
  6. Quais são as dores e necessidades delas?
  7. O que pode acontecer caso o problema não seja resolvido?
  8. Como a minha solução me diferencia dos concorrentes?
  9. Alguém pagaria por ela?

Conheça algumas ferramentas que te ajudam a definir seu nicho

Google Maps

O Google Maps é especialmente útil se você está fazendo uma segmentação geográfica. É só pesquisar o tipo de estabelecimento que deseja e o local desejado. Por exemplo, uma loja de sapatos no centro de Belo Horizonte.

Dessa maneira, você descobre lugares onde esse nicho não é muito explorado, assim como quem são os concorrentes da sua marca.

Google Trends

Essa ferramenta identifica tendências de pesquisa no principal buscador do mundo. Dessa forma, é possível entender o que os usuários estão querendo saber e, daí, tirar insights para seu negócio. A vantagem é que dá para comparar termos, como “camas para cachorro” e “camas para gatos”. Isso ajuda a tomar decisões estratégicas.

Pesquisas online

Sites como Opinion Box fazem pesquisas constantes sobre o universo online brasileiro. Esses dados, apesar de serem genéricos, podem te ajudar em algumas definições. Por exemplo, é possível descobrir qual a rede social favorita dos jovens de 17 a 25 anos.

Google Formulário

Mais uma ferramenta que pode te ajudar, é a plataforma de criação de formulários. Com ela, você cria suas próprias pesquisas e distribui o link para obter respostas. 

Assim, é possível avaliar se você está no caminho certo e consegue conferir algumas informações, como a faixa etária do público pretendido e o local de moradia, por exemplo.

Os 10 principais mercados do Brasil

Agora que você já entendeu como são criados e quais as vantagens de um mercado segmentado, veja quais são os principais no e-commerce brasileiro:

1. Saúde e Esportes

A busca por uma vida ativa e saudável impulsionou os setores de saúde e esportes. Cada vez mais as pessoas procuram por produtos veganos, investem em cursos e roupas para treinar e em todo o universo relacionado.

2. Pets

O Brasil é o terceiro país com o maior número de bichinhos de estimação do mundo. Imagine só o faturamento? Se você tem a possibilidade de atuar nessa área, tem um grande potencial a ser explorado! 

3. Moda e Beleza

Esse setor abrange roupas, acessórios, calçados, cosméticos, itens de cuidados pessoais, maquiagem, etc. Apesar de ser um segmento já estabelecido, continua oferecendo novas oportunidades.

4. Tecnologia e Eletrônicos

Por ser um setor em constante evolução, novas tendências e possibilidades de nichos surgem a todo momento. Então, é preciso ter atenção para perceber as mudanças e conseguir aproveitar as novidades.

5. Educação

O setor educacional inclui cursos e treinamentos online, e-books educacionais, consultorias, entre outros serviços relacionados. São várias opções de atuação para negócios online.

6. Bebidas

O número de negócios online voltados para bebidas tem aumentado bastante, incluindo lojas de bebidas alcoólicas tradicionais, cervejas artesanais e até chás. Para ser bem-sucedido, é preciso apostar na qualidade e exclusividade.

7. Entretenimento e Lazer

Há boas oportunidades de venda online nesse segmento. Investir em produtos personalizados ligados a filmes, séries populares, jogos e brinquedos pode ser uma estratégia acertada para um empreendimento bem-sucedido.

8. Cosméticos e Perfumaria

Esta área, dedicada à estética e cuidados pessoais, é um dos gigantes do comércio online. Embora seja altamente competitivo, conta com diversos micro nichos subexplorados, prontos para serem aproveitados, como os cosméticos veganos para pele sensível.

9. Telefonia e Celulares

Telefones celulares e seus acessórios, como capinhas e películas também se destacam no e-commerce no Brasil, mas com espaços para segmentações ainda mais específicas, como celulares de segunda mão, por exemplo.

10. Bebês

Nichos de mercado voltados para bebês mantêm um alto volume de buscas ao longo de todo o ano, abrangendo desde alimentos, fraldas e brinquedos, até móveis infantis. No caso, uma grande variedade de produtos a serem aproveitados e vendidos.

Como se tornar referência no seu nicho? Algumas dicas práticas

O mais importante é buscar entender profundamente os seus clientes e suas necessidades específicas.

Neste processo, pode ser útil recorrer a uma – ou várias – das ferramentas mencionadas aqui. Elas vão te ajudar a identificar o que o seu público está procurando e, assim, desenvolver estratégias para atender a essas demandas.

Outra tática que funciona é a produção e distribuição de conteúdo de alta qualidade. Mostre que você entende o que os consumidores estão procurando, desperte o interesse na sua marca e apresente os itens disponíveis.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que a comunicação é crucial. Todas as suas mensagens devem ser direcionadas ao seu público-alvo e apresentadas nos canais e na linguagem que ele utiliza.

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Os clientes, especialmente aqueles que estão acostumados a fazer compras online, valorizam a conveniência e a segurança. Tanto na seleção do produto, quanto na conclusão do pagamento.

Para atender a essas necessidades, você pode usar o Link de Pagamento PagBank. É uma solução simples e rápida para compras online. Com ele, você realiza uma transação usando apenas um link.

Você o cria no app PagBank, configura, personaliza (data de vencimento, parcelas permitidas, frete, etc) e depois compartilha com os usuários. Assim, você pode fazer vendas pelo WhatsApp, Instagram, E-mail e muito mais!

Se você prefere ter uma tela de pagamento no seu e-commerce, pode usar o Checkout de Pagamento. Nele, o consumidor faz o pagamento em um ambiente seguro, criptografado e integrado ao seu site.

E para maior comodidade e liberdade do cliente, o checkout oferece diferentes formas de pagamento: 

  • Cartão de crédito;
  • Débito online;
  • Boleto;
  • Depósito em conta.

Assim, com uma solução simples, você consegue melhorar a experiência de compras, garantindo um processo seguro, transparente, rápido e fácil.

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