Resumo do texto
- Confira dicas para montar o cardápio perfeito;
- Veja como aumentar as vendas e impulsionar o delivery;
- Crie um cardápio virtual e faça vendas online com o Pede Fácil.
O cardápio é um dos itens mais importantes para quem trabalha com alimentação, além de informar o que se vende, ele exibe os produtos, ajudando no momento da escolha dos pedidos.
Portanto, um cardápio bem feito é essencial para o aumento das vendas do estabelecimento. E quando falamos de vendas online ele é ainda mais importante para o consumidor, já que esta é a única forma dele saber o que está comprando.
Quer saber como montar um cardápio completo e atrativo? Nós te ajudamos!
6 dicas para montar um cardápio e vender mais na loja física
Montar um cardápio pode parecer fácil, mas isso precisa ser feito com muita atenção. Existem algumas ações que ajudam no sucesso das vendas. Confira a seguir 6 dicas para fazer a diferença ao oferecer seus produtos:
1. Ofereça menos opções e foque nas que são mais interessantes para o negócio
Aqui, o ditado “menos é mais” é muito importante, o ideal é oferecer menos produtos, focando na qualidade. Selecione quais são os itens de destaque no seu negócio e siga uma linha que irá satisfazer tanto as necessidades do seu estabelecimento quanto o desejo dos clientes.
Fique atento às seguintes questões:
- Conheça o cliente: saiba o que ele quer quando procura pelo seu estabelecimento;
- Fique atento às datas especiais: opte por produtos que conversem com as datas comemorativas e as diferentes épocas do ano;
- Fique de olho na concorrência: aprenda com os erros e acertos do concorrente e implemente o que aprendeu de forma original.
2. Utilize táticas de design para organizar o menu
Deixe o cardápio com a cara do seu negócio! Dê atenção às cores, fontes usadas e tenha a certeza de que qualquer pessoa que pegá-lo na mão irá entender o que está escrito.
Com as táticas corretas de design, você pode dar água na boca de quem está escolhendo a refeição.
3. Aposte em boas descrições
Uma boa descrição dos itens faz com que o cliente sinta vontade de realizar a compra. Além disso, ele vai saber exatamente o que estará levando, o que reflete na qualidade da experiência.
Utilize adjetivos para descrever seus produtos e lembre-se de dar destaque a ingredientes que podem causar intolerância, assim como informar a ausência deles, quando for o caso. Assim você mostra que se importa com a saúde do cliente!
4. O canto superior direito é o mais importante
Ao montar o cardápio saiba que é no canto superior direito que o cliente vai olhar primeiro, com isso, coloque os produtos de maior destaque nesta área do menu. Exponha também promoções, mas procure manter uma ordem coerente de apresentação.
5. Coloque o foco na comida, não no preço
O preço é muito importante, mas lembre-se que o foco deve ser na comida que você irá ofertar. Uma dica valiosa é sair do clichê da coluna de preços, pois desta forma o cliente acaba escolhendo a partir do valor, olhando para esta parte antes mesmo de ver os pratos do menu.
Veja bem, não é para você não informar os valores dos produtos, apenas saiba fazer isso de forma inteligente. Como? Colocando produtos com valores similares juntos, por exemplo. Desta forma, durante a leitura, o cliente não terá grandes surpresas com diferenças de preços.
6. Insira fotos reais dos pratos
Invista em fotos de qualidade para o cardápio e, claro, use imagens reais dos produtos. Jamais crie expectativas que você não irá cumprir!
Elas precisam ser atrativas, não muito grandes, mas que mostrem bem o seu produto. Procure criar uma relação entre as fotos e o design do seu cardápio e dê prioridade para os itens principais.
Utilize o mesmo cardápio para a loja física e virtual!
Com o Pede Fácil é possível criar um Cardápio Virtual e disponibilizá-lo tanto na sua loja física quanto no espaço virtual. Os clientes poderão acessar pela internet através de um link, ou pelo escaneamento do QR Code.
Não é preciso baixar nenhum aplicativo e você pode deixar o código do QR Code nas mesas do seu estabelecimento. Assim é possível fazer os pedidos e realizar o pagamento, tudo no mesmo lugar.
E no delivery? Como montar um cardápio digital?
O cardápio digital é tão importante quanto o cardápio físico. Vender pelo delivery é uma opção que vem se popularizando cada vez mais e não somente no mercado da gastronomia, hoje, diferentes tipos de negócios podem oferecer delivery.
Confira dicas de como montar um cardápio digital:
Pense em pratos que possam ser consumidos em outro local e com a mesma qualidade
Oferecer um alimento para entrega requer alguns cuidados, pois ele não será servido na hora. Leve em consideração o transporte do produto e como ele irá chegar até a casa do cliente, pratos com muito molho, por exemplo, podem ser um problema.
Se for necessário, adapte as receitas, separe os molhos em recipientes diferentes, invista em embalagens de qualidade e não deixe de se preocupar com a apresentação dos pratos.
Ofereça combos e descontos
Oferecer descontos ajuda a fidelizar os clientes e dá destaque para alguns pratos do cardápio, utilize isso como uma estratégia de vendas e também como um agrado para quem comprar de você.
Confira 7 dicas para fidelizar os clientes no delivery.
Outra tática é criar combos de pratos com bebidas e sobremesas, desta forma fica mais fácil para o cliente realizar a compra, pois não terá que adicionar os itens separadamente na sacola, além disso, os combos geralmente possuem preços mais em conta.
Não esqueça das fotos
No cardápio online as fotos são ainda mais importantes do que no cardápio físico, jamais deixe algum produto sem foto, inclusive as bebidas. O cliente precisa ficar com água na boca, por isso tire fotos de qualidade e em alta resolução.
Crie um cardápio digital completo para o seu negócio com o Pede Fácil
Criar um cardápio digital pode parecer complicado, mas o Pede Fácil tornou esta tarefa simples, fácil e rápida. Agora você pode ter uma plataforma de delivery completa e gratuita na tela do celular do seu cliente!
Com o Pede Fácil você pode vender qualquer produto, criar o cardápio virtual em alguns cliques, adicionar fotos, descrição para os produtos e tabelar os preços com facilidade . Ele também oferece:
- Acesso do cardápio através de QR Code: basta compartilhar o QR Code e o cliente poderá escolher e realizar o pagamento sem precisar baixar nenhum aplicativo;
- Gestor de pedidos: com ele você também poderá imprimir uma solicitação dos pedidos para facilitar na produção e entrega.
Traga o seu negócio para o mundo digital, aumente a visibilidade dos produtos e, automaticamente, o faturamento no final do mês!