Delivery para todos: venda qualquer produto com o Pede Fácil

Resumo do texto

  • Entenda o conceito de delivery e os formatos de entrega mais comuns;
  • Saiba o real impacto da pandemia no setor e os motivos para começar a entregar os seus produtos;
  • Veja como o Pede Fácil pode ajudar a controlar e organizar o seu delivery.

Conheça o Pede Fácil

 

O delivery é para todos! Esqueça aquela velha ideia de que o delivery serve só para quem trabalha com alimentação. Por mais que as entregas sejam mais comuns no ramo dos restaurantes, bares e até mercados, elas não são limitadas a esses negócios, muito pelo contrário, o delivery está se expandindo em todos os segmentos.

E sabe por que isso está acontecendo? Porque as pessoas estão cada vez mais interessadas em receber rápido suas compras em casa.

A comodidade para comprar e receber é uma busca dos clientes, e saem na frente as empresas que oferecem esse tipo de facilidade, ainda mais agora, quando as compras à distância são a opção mais segura para a saúde de todos.

Se o seu cliente quer comprar sem sair de casa, você precisa se organizar para atendê-lo. Foi pensando em facilitar a organização das vendas remotas e do delivery que surgiu o Pede Fácil.

O Pede Fácil é o nosso sistema para criar um Menu Digital de produtos e organizar suas entregas por delivery. Ele foi feito para todo o tipo de negócio, desde aqueles que trabalham com alimentação e que, portanto, já usam as entregas há algum tempo, até aquelas lojas que vão começar as suas vendas com entregas .

Que tal começar a entregar suas vendas por delivery? Isso pode ajudar você a vender mais e conquistar novos clientes! Confira no texto abaixo tudo o que é importante saber para começar para começar a fazer entregas de forma eficaz.

Qual o conceito de delivery?

Podemos definir o delivery como um serviço prestado para que o cliente receba o produto comprado em sua casa em vez de ir até a loja buscá-lo. A principal característica do delivery é a velocidade. Diferente do frete de produtos (por exemplo: Correios), que pode levar alguns dias, a promessa do delivery é a entrega rápida e no mesmo dia.

É por essa razão que o delivery se tornou tão popular nos restaurantes. Ele abriu novas frentes de negócio, conseguindo captar aqueles clientes mais caseiros, que desejam comer “fora”, mas sem sair de casa.

Em pouco tempo, o delivery tomou as cidades do Brasil, inclusive mudando alguns modelos de negócios. Um bom exemplo são as pizzarias. Antigamente,a maioria tinha um salão com atendimento no local, porém, quando o delivery se fortaleceu de vez, algumas pizzarias deixaram de lado as mesas e focaram apenas em entregas, dando origem aos famosos disk pizzas.

Pouco a pouco, o delivery foi crescendo e alguns empreendedores resolveram inovar, fazendo do delivery uma opção para comprar mais do que comida, mas sim qualquer produto que possa caber no baú do entregador.

Modelos de delivery

Existem três formatos de delivery que são mais comuns:

  1. Delivery tradicional (o cliente pede o produto e recebe em casa);
  2. Take away (o cliente pede, paga e só passa na loja para retirar);
  3. Drive thru (o cliente passa de carro, não desce do veículo, pega seu produto e paga por ele, sendo possível também o pagamento antecipado).

O delivery e a pandemia

Aquilo que já era tendência antes da pandemia virou uma necessidade da noite para o dia.

Com a necessidade de fechar as lojas físicas, muitos negócios apressaram a sua migração para as vendas à distância, encontrando no delivery o sistema ideal para vender todos os dias, especialmente para o mercado local.

Para 2020, já era esperado um crescimento no delivery, porém, o isolamento social fez esse crescimento ser bem maior do que o esperado. A estimativa era de 11 a 13% no número de pedidos, porém, quando o isolamento começou, o crescimento foi de 47%, sendo que o crescimento na quantidade de lojas foi de 29% (e o esperado era 4%).

Resumindo: a pandemia acelerou o processo utilização do delivery!

Por que entregar com delivery?

Primeiro, pense que ainda estamos em um cenário de incerteza, portanto, o delivery pode seguir como principal canal de vendas para muitos negócios. Além desse ponto, perceba que as entregas só crescem.

Entre janeiro e junho deste ano, os gastos com delivery cresceram 103% no Brasil. Esse dado demonstra que o salto nas entregas foi gigantesco. É natural que muita gente volte a comprar nas lojas depois que tudo isso acabar, mas nunca se esqueça que, para alguns dos seus clientes, o delivery virou a nova prioridade.

Muito além da comida

Como falamos acima, o delivery não é uma exclusividade de quem trabalha com alimentação, na verdade, não há nada que impeça uma empresa de entregar outras coisas que não sejam pizzas, lanches e outras guloseimas.

Muita coisa cabe no baú dos entregadores, desde cosméticos até roupas, itens de utilidade doméstica, calçados, brinquedos, jogos eletrônicos e artigos para o seu bicho de estimação.

Até aquelas lojas que trabalham com produtos maiores (como, por exemplo, uma loja de instrumentos musicais) também estão dando seu jeitinho, trocando as motos por carros e até caminhonetes para realizar entregas!

Veja agora algumas ideias de negócios que podem entregar as vendas através do delivery:

  • Mercados podem usar o delivery para entregar compras;
  • Farmácias podem entregar medicamentos, cosméticos e artigos de higiene (como fraldas e algodão);
  • Pet shops podem entregar rações, medicamentos veterinários, artigos para pets (coleiras, bebedouros, brinquedos etc);
  • Lojas de roupas e calçados podem entregar pelas vendas ou deixar peças para os clientes experimentarem;
  • Escritórios de contabilidade e despachantes podem entregar e recolher documentos na casa dos clientes;
  • Lavanderias podem pegar as roupas na casa dos clientes e entregá-las limpinhas;

Já deu para entender a ideia de que o delivery não é exclusividade dos restaurantes, certo? Então, que fique claro: se um produto cabe no veículo usado para as entregas, então, você pode fazer delivery!

Se dá para entregar, dá para usar o Pede Fácil

Diante da importância que o delivery ganhou nos últimos tempos, desenvolvemos um sistema para facilitar o controle das entregas, organizar o menu de produtos e facilitar o acesso aos entregadores.

Essas são as três principais missões do Pede Fácil. Veja mais sobre elas:

Use o Menu Digital para organizar seu catálogo

O Menu Digital do Pede Fácil permite que você dê uma repaginada no jeito como você oferece seus produtos para entrega.

Para quem vende online e entrega via delivery, é comum mandar uma relação de produtos para os clientes (seja por WhatsApp, e-mail ou publicando nas redes sociais), e essas listas costumam ser bem sem graça, contendo apenas o nome, a marca e o preço.

Com o Menu Digital do Pede Fácil você pode profissionalizar sua lista, fazendo um verdadeiro cardápio interativo e ilustrado. Basta compartilhar com seu cliente um QR Code para que seja possível verificar todos os produtos, conferir fotos e até confirmar e pagar pelo pedido.

Veja mais informações sobre o Menu Digital aqui

Cuide bem dos seus pedidos

O Pede Fácil também é um gestor de delivery. Ele permite que você:

  1. Acompanhe as entregas;
  2. Envie uma solicitação para o entregador fazer uma nova viagem;
  3. Monitore os pedidos que já foram entregue e os novos que estão entrando;
  4. Receba pelas vendas direto pelo Menu Digital.

Ou seja, além de melhorar a apresentação dos produtos vendidos por delivery e facilitar o acesso aos entregadores, o Pede Fácil faz às vezes de gerente de logística, controlando o vai e vem dos produtos e também o recebimento dos valores.

Comece seu delivery sem pagar nada!

O Pede Fácil é uma ferramenta grátis para todos os clientes PagSeguro. Você pode montar o seu Menu Digital, controlar suas entregas e acionar entregadores sem pagar nada pelo sistema, há apenas uma pequena comissão no valor da venda feita pelo Menu Digital.

Resumindo: você tem uma solução completa, rápida, grátis e fácil de usar sem ter que investir um real sequer na compra dessa ferramenta. Esse é o nosso jeito de promover melhorias no seu negócio!

Que tal montar seu Menu Digital em apenas 5 minutos e colocar de vez o seu negócio na Era do Delivery?

Conheça tudo sobre o Pede Fácil!