Saiba como utilizar o caixa eletrônico de forma segura!

Resumo do texto

  • Saiba como se proteger ao usar caixa eletrônico;
  • Entenda o que fazer em caso de roubo, furto ou perda de cartão;
  • Veja mais conteúdos sobre segurança em transações financeiras.

 

O caixa eletrônico é uma forma de intermediar a comunicação entre o cliente e o banco. Antes dos aplicativos para celulares, era com ele que os usuários consultavam saldo, pagavam boletos e sacavam dinheiro.

Como boa parte das operações podem ser realizadas pela internet, em celulares ou pelo computador, o caixa eletrônico passou a ser usado principalmente para transações que envolvem dinheiro em espécie.

Sacar dinheiro no caixa eletrônico ou depositar valores pode atrair pessoas mal intencionadas que estão de olho nas notas. Por isso, é importante ficar atento às dicas de segurança para não cair em algum golpe quando efetuar esse tipo de transação bancária. 

Quais cuidados devo ter ao utilizar o caixa eletrônico?

Como dissemos, os caixas eletrônicos se transformaram em equipamentos para quem precisa utilizar dinheiro em espécie. Seja sacar ou depositar valores, quem opta pelo caixa, normalmente, está lidando com algum valor em mãos e isso acaba atraindo criminosos.

Confira 8 dicas para usar o caixa eletrônico sem cair em golpes!

1. Solicite ajuda de funcionários identificados

Se você tiver dúvidas na hora de usar o sistema, procure pedir ajuda de funcionários autorizados e identificados. Evite confiar em pessoas que estão por perto, eles podem ser criminosos procurando uma brecha para aplicar golpes.

2. Fique atento com a aproximação de estranhos

Além de evitar pedir ajuda a estranhos, cuidado com desconhecidos que se aproximam de você enquanto está usando o aparelho. Essas pessoas podem ser golpistas tentando ver sua senha de acesso ou de olho nos valores disponíveis.

3. Evite utilizar o caixa em horários de pouco movimento

Quanto mais descoberto estiver o local, mais risco você está correndo, especialmente para quem costuma sacar dinheiro no caixa eletrônico 24 horas. Esse tipo de atitude atrai gente desonesta pronta para roubar ou furtar o dinheiro sacado.

No PagBank, o Seguro Cartão da Conta cobre furtos e roubos realizados em caixa eletrônico.

4. Tenha cautela ao digitar sua senha

Estranhos que estão de olho na tela e no teclado podem acabar copiando sua senha para aplicar golpes. Na hora de digitar seus dados, dê uma olhada ao redor e cubra o teclado com a outra mão. Confira outras dicas de segurança.

Se você reparar que tem alguém observando o que está fazendo, peça para se afastar ou cancele a operação e deixe para realizar em outro equipamento.

5. Evite estabelecer uma rotina

Se você precisa ir a um caixa eletrônico constantemente, seja para sacar ou depositar dinheiro, evite rotinas. Cuidado com operações realizadas sempre nos mesmos horários e dias, isso pode aumentar a possibilidade de ter seu dinheiro roubado.

Sempre que possível, prefira realizar transações online. Pagamentos e transferências, por exemplo, podem ser feitas pelo aplicativo.

Organize sua rotina financeira para não depender da ida ao caixa.

6. Observe o ambiente antes de realizar qualquer operação

Como já dissemos anteriormente, fique atento ao redor, mas não deixe para fazer isso só na hora da transação. Dê uma olhada no local antes mesmo de começar a usar o caixa eletrônico. Por exemplo, se perceber que está muito vazio, prefira fazer isso em outro local

7. Seja ágil, discreto e mantenha seus pertences próximo ao corpo

Se você já sabe da possibilidade de golpe no caixa eletrônico, procure ser o mais rápido possível quando for usá-lo. Não demore mais que o necessário. Faça o que tem que fazer e saia. De preferência, não chame atenção para o que está acontecendo, especialmente se for sair do local com dinheiro.

8. Em caso de assalto, não reaja!

É muito importante zelar pela sua vida, portanto, em caso de assalto, não reaja! Prefira entregar o que for solicitado e deixe que o criminoso leve seus pertences. Reagir a um assalto pode colocar você e as pessoas que estão em volta em risco.

O que fazer em casos de roubo ou furto?

Caso você tenha sido roubado, furtado ou perdido o cartão, que pode ser usado para transações em caixa eletrônico, faça o seguinte:

  • Comunique imediatamente ao banco ou instituição financeira para que ele não seja usado de forma indevida;
  • Bloqueie o uso do cartão. Normalmente, o processo pode ser feito pelo aplicativo ou pelo internet banking;
  • Vá à delegacia e registre um boletim de ocorrência para que sejam tomadas as providências necessárias.

O banco é responsável pela sua segurança?

A famosa “saidinha de banco”, ou seja, quando o golpista fica de olho em pessoas que acabaram de sacar dinheiro no caixa eletrônico pode sim ser responsabilidade do banco.

Isso porque, além de ter o dever de garantir a segurança do cliente dentro do estabelecimento, o banco também é responsável pelo sigilo das informações. Se a pessoa for assaltada logo depois do saque, pode ser que o sigilo tenha sido violado.

Portanto, as medidas de segurança do banco para usar o caixa eletrônico falharam e causaram prejuízo ao cliente. O ressarcimento é uma obrigação do próprio estabelecimento.

Proteja-se contra o golpe do caixa eletrônico!

Os golpistas que aplicam o golpe do caixa eletrônico se aproveitam de pessoas que usam o equipamento para sacar ou depositar dinheiro. Além disso, também roubam senhas ou fazem transações falsas se passando por funcionários do banco. Por isso é tão importante ter cuidado redobrado na hora de usar esse tipo de serviço.

A dica é dar preferência às transações online, ou seja, usar a internet sempre que for possível. Assim, você não precisa passar por situações que representem risco para você e seus bens.

O PagBank preparou uma série de conteúdos exclusivos para trazer mais segurança para o seu dia a dia. Veja só: