Não caia em golpes de cartão de crédito! Confira 6 dicas para se proteger

Resumo do texto

  • Confira 6 ações para se proteger de golpes de cartão de crédito;
  • Veja como alguns golpes que estão circulando são aplicados;
  • Confira mais dicas de segurança com o PagBank!

 

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados entre os brasileiros. Por isso, acaba sendo o alvo principal de golpes.

Mas você que já está acostumado aos cartões não precisa ficar com medo e nem voltar a andar com dinheiro ou cheque. Importante mesmo é saber como se proteger para ter tranquilidade e segurança de uso.

Algumas mudanças de hábito e a inclusão de novas atitudes oferecem essa tranquilidade e te ajudam a ficar longe de prejuízos indesejados!

6 atitudes para se proteger de golpes no cartão de crédito

Muitas vezes, os golpistas usam da engenharia social para atingir suas vítimas. Isso significa que eles manipulam e enganam as pessoas fazendo com que elas passem dados confidenciais ou cliquem em links maliciosos.

Esse tipo de ação não apela para a violência, mas para um discurso enganoso e muito bem orquestrado, que acaba passando batido pela pessoa que sofre o golpe.

Com isso em mente, é hora de saber como se proteger.

1. O Cartão de Crédito Virtual é seu melhor companheiro

Se você costuma usar bastante o cartão de crédito para compras online, vale a pena conhecer e utilizar a versão virtual.

Na verdade, não se trata de uma “cópia online”, mas sim um novo cartão, com número e código de segurança próprio, que é criado dentro do app do seu banco.

Para clientes PagBank, o cartão virtual muda o CVV a cada 24 horas, ou seja, mesmo que os dados cheguem nas mãos erradas, não poderá ser usado por muito tempo.

2. A senha do cartão é secreta

Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que a senha do cartão não deve ser compartilhada! Especialmente via WhatsApp ou qualquer chat online. Esses aplicativos podem ser invadidos e as informações copiadas.

Lembre-se que bancos e instituições financeiras não pedem senha por telefone ou chat. Se alguém entrar em contato pedindo essa informação, não passe! Pode ser um golpe!

Nas compras presenciais, é possível usar a funcionalidade de aproximação do cartão de crédito. A tecnologia NFC permite que você pague apenas encostando o cartão na maquininha, sem senha.

O pagamento por aproximação também exige cuidado, confira o artigo com alguns cuidados necessários para usar o NFC.

3. Cuidado com os dados do cartão de crédito

Não é só a senha que merece sua atenção. Todos os dados do cartão são extremamente sensíveis. Afinal, com a numeração, validade e CVV é possível fazer compras online.

Evite passar os números ou foto pelo WhatsApp ou nas redes sociais. Não empreste o cartão para outras pessoas usarem ele. No final das contas, o responsável por aquela transação é você.

Caso seja muito importante passar os dados, prefira ligar e fazer isso de uma forma que as informações não fiquem registradas.

4. Fique atento ao descartar o cartão

Recentemente, vem aumentando o número de golpes relacionados ao cartão. Nele, os golpistas informam ser necessário cortar o cartão, mas manter o chip intacto. Em seguida, a vítima é avisada que um motoboy vai buscar o chip para que a pessoa não precise ir ao banco entregar.

Porém, o problema é justamente o chip intacto. Ele é que faz a comunicação com a maquininha do cartão, então, se ele estiver inteiro e for entregue, é possível continuar usando o seu cartão. 

Em caso de descarte do cartão de crédito, seja por vencimento ou bloqueio, sempre corte o chip em pequenos pedaços. Faça o mesmo com as partes onde é possível ler os dados (número, CVV, vencimento e nome do titular).

5. Verifique o site em que está realizando as compras

Você sabia que é possível verificar se a loja online que você está visitando é segura? Para isso, basta ficar atento ao certificado digital do site, aquele cadeado verde que aparece ao lado do endereço da página no seu navegador. Ele deve estar fechado, o que indica que o site é confiável e suas informações estarão seguras ali.

Nunca se esqueça de fazer essa checagem, pois muitos golpistas criam sites idênticos aos das lojas virtuais e se aproveitam da desatenção dos clientes para captar dados de cartão e fazer vendas fraudulentas.

6. Fique de olho na fatura

Por fim, mas não menos importante, não deixe de se atentar à fatura. Se você puder ativar notificações no aplicativo ou SMS toda vez que uma compra for realizada, faça isso também! Dessa forma, a qualquer pequeno sinal, é possível bloquear o cartão.

Se a sua rotina for muito cheia, coloque um alarme no celular para lembrar de dar uma conferida semanalmente.

Ao perceber qualquer movimentação desconhecida, faça a contestação da compra e bloqueie o cartão imediatamente!

Alguns golpes de cartão de crédito para ficar atento

Além das atitudes que dissemos acima, conhecer os golpes que estão sendo aplicados também te ajuda a ter mais segurança. Nós separamos alguns dos mais conhecidos, mas fique sempre atento para variações e outras ações suspeitas:

  • Golpe do Teste do Cartão: essa é a fraude mais comum no e-commerce brasileiro. Neste golpe, os criminosos possuem uma lista com dados de diversos cartões de crédito e começam a fazer testes para validar aquelas informações. Os testes são feitos em sites de compras não protegidos e com valores baixos. Caso a operação seja efetuada com sucesso, os golpistas conseguem confirmar a validade dos dados passando a utilizar o cartão para fazer compras mais altas.
  • Golpe do cartão clonado: como o nome diz, os golpistas copiam as informações do seu cartão e realizam compras no seu nome;
  • Golpe do Delivery: usando o momento de entrega, o motoboy mostra uma maquininha com visor quebrado ou outro problema de visualização e, assim, passa um valor maior do que deveria.
  • Golpe do Presente: parecido com o do Delivery, mas com uma pequena diferença: o entregador chega com um suposto presente e diz que precisa cobrar um valor para realizar a entrega. Na hora de passar o cartão, o golpista coloca um valor bem mais alto na maquininha.
  • Golpe do Motoboy Falso: já citado acima, neste caso a vítima recebe uma ligação falsa do banco que diz que o cartão foi clonado. Então, pede para cortar o mesmo e manter o chip. Em seguida, o falso banco oferece que um motoboy retire o item na casa da vítima. É aí que a ação acontece.

Não caia em golpes do cartão de crédito! Conte com a segurança do PagBank!

Não precisa ter medo de usar seu cartão de crédito. Se esse é o seu método de pagamento favorito, pode seguir aproveitando as vantagens! E com essas informações, você estará ainda mais seguro!

No PagBank, além do cartão de crédito virtual, é possível aproveitar a tecnologia NFC para evitar usar a senha em estabelecimentos.

Se quiser ficar sempre atento à fatura, lembre-se que ela está na palma da sua mão, no app PagBank!

Confira mais dicas de segurança online e tenha ainda mais tranquilidade!