Como vender no Instagram: 7 dicas para começar suas vendas com sucesso!

Resumo do texto

  • Descubra porque o Instagram é tão importante para seu negócio;
  • Confira dicas básicas para configurar seu perfil e fazer suas primeiras postagens;
  • Veja algumas ideias para vender direto pelo Instagram e conseguir bons resultados.

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Que tal colocar seu negócio onde mais de 500 milhões de pessoas olham todos os dias? Parece impossível juntar tanta gente no mesmo lugar, mas esse lugar existe e está dentro do seu celular. Sabe qual é o nome dele? Instagram! 

São muitas pessoas de olho em produtos, prontas para conhecer mais sobre eles, e o seu negócio não pode deixar de lado a oportunidade de despertar o interesse delas e mostrar o melhor que você pode oferecer.

Quer saber como vender com sucesso no Instagram? Veja algumas dicas básicas para montar seu perfil e saiba o que fazer para vender com qualidade e segurança e, ainda, interagir com seus clientes.

Por que vender no Instagram?

Se você ainda não está convencido que o Instagram é uma poderosa ferramenta para vender, veja esses dados:

  1. O Instagram tem 1 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões entram na rede social todos os dias;
  2. 50% das contas cadastradas no Instagram seguem pelo menos uma marca;
  3. 80% dos usuários já usaram a rede social para decidir sobre a compra de um produto em uma determinada loja;
  4. 85% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa já usaram o Instagram para descobrir um novo produto ou marca.

Essas estatísticas provam que o Instagram está em alta. São muitos usuários online todos os dias, e boa parte deles usa a rede social para comprar, pesquisar produtos e conhecer novos negócios.

Além de ajudar nas vendas, o Instagram serve para você conhecer melhor o seu público e entender suas preferências. Poucas coisas são tão importantes para vender mais quanto conhecer bem os clientes, por isso, você não pode abrir mão de divulgar seu negócio na rede social.

Se você não estiver presente lá, seu negócio vai estar na contramão do que as pessoas querem, e você vai abrir espaço para os concorrentes conquistarem o seu cliente. É preciso entender de uma vez por todas que o jeito de comprar está mudando, e um negócio que está começando agora precisa considerar e adotar essas mudanças.

Dicas básicas para começar suas vendas no Instagram

Usar o Instagram para vender não é complicado e dá resultado, mas antes da primeira venda você precisa preparar o perfil e deixar tudo em ordem. Veja quais são os primeiros passos.

1. Crie um perfil comercial

Você não deve vender usando o seu perfil pessoal. O certo é criar um perfil comercial para o seu negócio. Esse tipo de perfil tem alguns recursos que você não encontra nos perfis pessoais. Somente as contas comerciais conseguem:

  1. Verificar quantas pessoas viram uma publicação;
  2. Saber quem interagiu com a publicação;
  3. Analisar a quantidade de pessoas que visitaram o perfil;
  4. Contar a quantidade de cliques em suas postagens e links.
  5. Fazer anúncios.

Uma conta comercial é preparada para mostrar informações relevantes que te levam a entender melhor o seu público e analisar quais postagens fazem mais sucesso. Você pode criar uma nova conta ou transformar o perfil pessoal que você usa em um perfil comercial. Fazer isso é bem simples:

  1. Acesse as configurações do Instagram;
  2. Escolha a opção Alternar para perfil comercial;
  3. Sincronize a conta do Instagram com sua página no Facebook (é preciso ter uma página para o seu negócio no Facebook para criar uma conta comercial no Instagram);
  4. Coloque os dados do seu negócio na opção Configurar perfil comercial.

2. Escreva uma biografia

A biografia — ou apenas bio — é aquele pequeno texto que aparece no perfil do Instagram. Ele deve ser usado para você descrever o seu negócio e contar um pouco sobre ele para as pessoas que visitam o perfil.

A biografia deve informar o cliente, mas também serve para aproximar as pessoas. Esse recado simpático e ao mesmo tempo explicativo dá mais chances de aproximação entre o seu negócio e os clientes.

Você não precisa ser um mestre da criatividade na hora de montar a sua bio, seja claro quanto ao que o seu produto ou serviço entrega, destaque um -ou mais- diferencial, use um tom de voz empático e apresente outros canais de contato (como whatsapp, e-mails etc).

3. Faça postagens interessantes

Não adianta só postar produtos e promoções. As pessoas gostam de usar o Instagram para descobrir novidades e conhecer novas informações e tendências. Você não pode transformar o seu perfil apenas em um monte de posts de vendas, é preciso pensar no conteúdo.

Vale a pena compartilhar curiosidades sobre os produtos, dicas para usá-los, informações sobre a produção deles, fotos mostrando o cotidiano do seu negócio e até alguns memes e posts engraçados que tem relação com o seu trabalho.

Nunca se esqueça que o Instagram é um lugar descontraído, não é preciso postar só pensando em vender. O ideal é alternar os posts vendedores com posts de conteúdos, assim você monta um perfil que é informativo para seu cliente e útil para suas vendas. 

4. Capriche nos posts de venda

Você precisa caprichar em todos os posts, porém, é preciso ter atenção máxima com os posts vendedores. Na hora de montá-los, use boas fotos (com boa qualidade e bem iluminadas) e faça uma descrições completas dos produtos.

Lembre-se que esses posts servem para convencer e atrair seu cliente, por isso, você precisa explicar um pouco sobre os produtos e usar as imagens para atrair. Quanto mais capricho você tiver, melhor será a aceitação das pessoas.

5. Use hashtags

As # tem um motivo para existir: elas ajudam as pessoas que estão pesquisando publicações com o mesmo tema. Imagine que você vende massas caseiras e faz postagens colocando hashtags como #massacaseira e #massaartesanal.

Um cliente que está buscando uma empresa que vende esse tipo de produto pode procurar essa hashtag no Instagram, encontrar seu post e entrar em contato com você para fazer um pedido.

Apenas cuidado para não usar um monte de hashtags sem relação com seu produto. Esqueça hashtags como #bomdia ou #estamosabertos e use aquelas que descrevem bem seus produtos e tem relação direta com eles.

6. Faça stories

Os stories são aqueles conteúdos curtinhos e que são excluídos depois de 24h. As pessoas adoram esse tipo de postagem, são cerca de 500 milhões de contas interagindo com stories todos os dias!

Stories são divertidos e também são estratégicos. Usando seu perfil comercial você pode ver quantas pessoas viram sua postagem, quantos cliques foram feitos, quais pessoas compartilharam o post e muito mais. Esses números ajudam você a descobrir quem são as pessoas mais interessadas nos seus produtos e qual tipo de conteúdo elas mais gostam.

Além disso, essa ferramenta é boa para engajar com o público, pois permite uma interação mais dinâmica, como enquetes, perguntas, reações, contagem regressiva etc.

7. Interação é muito importante

Para conquistar clientes e vender mais, não adianta só postar e esperar que tudo comece a acontecer, é preciso interagir com os clientes, tirar dúvidas sobre os produtos, informar preços e muito mais.

Nunca se esqueça que as redes sociais foram feitas para as pessoas interagirem umas com as outras e não para uma empresa falar sozinha.

Conversar com o seu público é indispensável para conquistar a confiança deles e convencê-los da compra, por isso, sempre reserve um tempo para responder os comentários e conversar com as pessoas que te chamam no chat.

Como vender no Instagram

Agora que você já sabe o bê-a-bá do Instagram e o que você não pode deixar de fazer, vamos passar para algumas dicas mais avançadas, com foco total nas vendas. Acompanhe!

Saiba quem é seu cliente

Para não perder tempo tentando vender o produto certo para a pessoa errada, você precisa conhecer o seu público. Sabe aqueles recursos para acompanhar quem curtiu, compartilhou e comentou seus posts e stories? Eles servem para você fazer essa checagem.

Vale a pena analisar quem são as pessoas que interagem com seus posts e entram em contato com você, assim você consegue identificar algumas características em comum entre todas elas. Isso é o que os especialistas chamam de traçar um perfil de consumo.

Observando isso você consegue entender qual é o seu tipo de cliente, quais são as preferências e como eles costumam comprar. Tudo isso é muito importante para você vender pelo Instagram.

Venda os produtos certos para as pessoas certas

Conhecer o público te dá noção sobre as preferências dele. Muitos negócios erram nas vendas pelo Instagram porque não conseguem identificar o que seu cliente mais precisa ou deseja.

Esse tipo de conhecimento leva um tempo para ser construído, porém, você pode usar algumas ferramentas para te ajudar nessa missão. Uma pequena pesquisa de opinião é um bom exemplo. Você pode criar um formulário ou até usar os stories para perguntar e pedir aos seus clientes que respondam e contribuam para sua loja ficar ainda melhor.

Poste em horários diferentes

O melhor horário de postagem varia muito de empresa para empresa e também depende muito do público. Uma padaria que vende pães frescos precisa postar bastante pela manhã e no final do dia, afinal, esses horários são os mais movimentados para esse tipo de negócio, porém, uma loja de tênis não precisa seguir a mesma lógica.

O jeito para encontrar as melhores horas para postar é um só: testando. Faça diversos testes e sempre anote os resultados do post. Depois de fazer esses testes, analise quais horários deram mais retorno e aposte neles para suas próximas postagens.

Fazer essa análise pode demorar algumas semanas, mas é melhor se esforçar um pouco durante esse tempo do que seguir com uma agenda de postagens que não está alinhada com os horários em que o seu público está no Instagram.

Faça anúncios

Os anúncios permitem que você apresente seu produto para muitas pessoas. Além disso, você pode escolher para quem seus anúncios vão ser exibidos, filtrando as pessoas de acordo com sua localização, idade, páginas que elas curtem etc.

Os anúncios não são caros e trazem um ótimo retorno. Vale a pena usá-los para que mais e mais pessoas descubram o seu negócio.

Procure parcerias com influenciadores

Seu negócio pode fechar uma parceria com influenciador digital para divulgar produtos. Esses profissionais têm muitos seguidores e boa parte deles é bem fiel, ou seja, se o influencer diz que é bom, eles compram.

Uma parceria dessas pode custar um pouco para o seu bolso, mas tem potencial de retorno. Só fique atento antes de fechar a parceria. Visite o perfil do influencer e veja se ele faz um trabalho legal e se ele realmente pode te ajudar a divulgar seus produtos para as pessoas certas.

Cupons/descontos seguidores

Cupons, descontos e promoções são ótimos para criar interação nos seus posts e atrair mais pessoas para o seu perfil. Você pode criar cupons exclusivos para os seus seguidores, sorteios na sua página e muito mais. Essas são formas legais de retribuir pela atenção e fortalecer a relação entre o seu negócio e as pessoas que seguem e acompanham seu trabalho.

Use a função Loja

A função Loja é como uma grande página de classificados. Sua marca pode anunciar produtos e preços e vender direto pelo Instagram. A Loja permite até que você mande links direto para os seus seguidores para divulgar os itens que estão à venda nela, facilitando o acesso dos seus seguidores às ofertas que você coloca ali.

Vale a pena explorar a função Loja do Instagram para criar um novo canal de vendas, que funciona dentro do Instagram e deixa as compras mais simples e rápidas para todos os clientes.

Ofereça boas opções de pagamento

Você precisa unir um perfil bem caprichado e interessante com as melhores opções de pagamento para seu cliente. Nada é mais frustrante do que escolher um produto em uma loja e descobrir que você não consegue pagar como quer.

Para resolver esse tipo de problema, vale a pena diversificar os pagamentos e oferecer mais do que boleto e cartão de crédito. O Link de Pagamento é um exemplo de ferramenta prática e que aumenta as opções para o seu cliente.

Ele pode ser usado para vender direto pelo Instagram, sem precisar de um site ou loja virtual. Basta que o cliente escolha os produtos e, em seguida, você calcula o valor da venda + frete e manda o link.

Na hora de pagar, seu cliente pode escolher diferentes formas de pagamento e até dividir o valor em 12x. O parcelamento é feito só para o cliente. Você recebe o valor de uma só vez, direto na conta PagBank.

O Link de Pagamento também oferece o cálculo de frete, que é feito com ajuda de outra ferramenta, o Envio Fácil. Ele permite que você calcule o valor do frete bem rápido e te oferece um valor mais baixo do que em qualquer agência dos Correios para enviar as vendas realizadas.

Comece suas vendas no Instagram hoje mesmo

O mundo mudou bastante nos últimos meses e com ele mudou também as formas como as pessoas compram e conhecem novas empresas. O Instagram se tornou um lugar muito importante para quem quer aumentar as vendas e dar mais visibilidade ao negócio, e você pode fazer o mesmo para conquistar resultados ainda melhores.

Na hora de vender não se esqueça de oferecer as melhores formas de pagamento para o seu cliente e um frete que cabe no bolso deles. Nós estamos aqui para te ajudar com essa missão.

Conheça o Link de Pagamento e o Envio Fácil para oferecer diferentes formas de pagamento e o frete mais barato para seus clientes em entregas para todo o Brasil. Quer conhecer mais sobre eles?

  1. Clique aqui e conheça tudo sobre o Link de Pagamento;
  2. Confira como funciona o Envio Fácil;

E o melhor de tudo isso é que você recebe o valor das vendas feitas através do Link de Pagamento diretamente na conta PagBank. Através do super app, você pode:

  1. Fazer TEDs e Pix grátis e ilimitados;
  2. Contratar o PagBank Saúde para cuidar do seu bem-estar e de toda a sua família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
  3. Usar os cartões internacionais gratuitos em suas compras e pagamentos;
  4. Investir nos CDBs PagBank e nos Fundos de Investimentos disponíveis no super app;
  5. Recarregar pelo super app.

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