Entenda seu cliente, confira tendências e venda mais nesse final de ano!

Resumo do texto

  • O Natal está chegando, e seu negócio precisa se preparar para essa data importante;
  • Veja dados para entender as preferências dos clientes e como eles pretendem ir às compras;
  • Confira algumas dicas para preparar seu negócio para as vendas de Natal.

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Os últimos dois meses do ano são bem movimentados no comércio. A Black Friday dá a largada para a temporada de compras de final de ano e o Natal vem com tudo, logo em seguida.

Durante esse período, seu negócio pode faturar alto, mas é preciso estar preparado. A preparação para essa época do ano não fica só no reforço do estoque e na montagem de uma vitrine decorada. É preciso pensar com uma pitada de estratégia e conhecer melhor os clientes, seus hábitos na hora de comprar e seus principais desejos.

Como está sua preparação? Está precisando de uma força na estratégia? Nós estamos aqui para te ajudar a vender bem! Confira abaixo dados bem interessantes sobre as compras de Natal e como os consumidores estão se planejando para comprar os presentes neste fim de ano.

O comportamento do consumidor e as compras de Natal

O comportamento do cliente é algo que muda bastante, e neste ano sobraram motivos para essas mudanças.

A chegada de uma inesperada pandemia fez muita gente entrar de vez nas compras online e no delivery, trocando as visitas às lojas favoritas por algumas horas de pesquisa na internet atrás dos melhores preços, prazos de entrega e formas de pagamento.

Mas, mesmo com mudanças na forma de comprar, a quantidade de pessoas querendo presentear neste Natal ainda é grande. E essa é uma ótima notícia para o comércio!

Veja alguns dados importantes sobre a data:

Um grande público está inclinado a compra neste fim de ano, e se você quer atender todos os tipos de consumidores, a melhor forma de conciliar as vendas na internet com as vendas na loja física.

Alguns clientes querem só comprar online, outros só presencialmente, mas a grande maioria quer mesmo uma mistura desses dois jeitos de comprar, e sai ganhando o negócio que oferece essa possibilidade.

Os grupos de clientes

Para entender ainda mais o comportamento do seu cliente, é bom saber que existem três tipos de clientes:

É importante pensar nesses grupos para criar uma espécie de divisão dos clientes. Assim, você consegue pensar em formas de atingir os três perfis e aumentar as possibilidades de venda do seu negócio.

Um bom exemplo acontece com os compradores planejados. Como eles pesquisam bastante, é muito importante criar boas promoções, analisar a concorrência e oferecer o melhor preço.

Já com os experimentadores o que vale são as ofertas para comprar mais, como “pague 1, leve 2” ou “50% de desconto a partir da terceira peça”.

Para impactar os consumidores conscientes, um bom caminho é oferecer descontos naqueles presentes clássicos de Natal, como em peças de vestuário e acessórios, nas cestas de produtos natalinos ou nas garrafas de vinho.

O que o consumidor vai comprar no final do ano?

Veja um recorte dos planos de compra dos consumidores (separados por região):

Interpretando os números

Perceba que artigos de moda são líderes em todo o Brasil. Se a sua loja atua neste segmento ou oferece diversos produtos, lembre-se de reforçar o estoque das peças do momento, já que as chances de venda são altas.

Artigos eletrônicos também são uma boa pedida para sua vitrine (física ou virtual). Mesmo que as pessoas não consigam comprar um celular ou um eletrodoméstico, os produtos tecnológicos sempre encantam e despertam desejo e são ótimos presentes.

E agora vai a dica para quem trabalha no setor de turismo: o Natal promete boas vendas, é hora de oferecer ofertas e pacotes turísticos para conquistar de vez o cliente. A pandemia deixou muita gente sem viajar durante meses, e tem muita gente querendo aproveitar o verão para sair um pouco de casa.

Ponto de destaque!

Uma outra pesquisa feita pela Visa apontou que 59% dos consumidores entrevistados estão de olho nos presentes virtuais, que são os vale-compras que podem ser usados em e-commerces e plataformas como Netflix e Spotify.

Diversas lojas oferecem cartões-presente de grandes marcas, então vale a pena pesquisar na internet e encontrar revendedores desse tipo de produtos para oferecê-los na sua loja. Ou ainda, criar seu próprio cartão de vale-presente!

Ideias para vender bem no Natal

Para vender bem no Natal é importante conhecer bem o seu tipo de cliente, os produtos mais desejados e aqueles que realmente vão ser mais vendidos. Mas seu negócio pode ir além e criar ofertas que se encaixam no formato de compra mais procurado.

Veja alguns dados interessantes para entender melhor:

1. De acordo com uma pesquisa sobre intenção de compras de Natal, 30% das pessoas gostariam de comprar uma ceia pronta de algum estabelecimento.

Dica: se você é dono de um negócio que trabalha com alimentação, monte um cardápio de ceia de Natal e comece a divulgar já!

Vale pensar em diversas opções, incluindo algumas ceias vegetarianas e veganas. As pessoas querem comemorar e não trabalhar, por isso, a ceia pronta pode ser uma boa pedida e conquistar muitos consumidores.

2. 41% dos entrevistados gostariam de comprar no sistema drive-thru.

Dica: venda online e monte um espaço para seus clientes retirarem os pacotes, de preferência sem precisar sair do carro. Isso vai depender muito do local onde a sua loja fica e o espaço na frente dela.

Se não for possível criar um drive-thru que funciona junto com a loja, pense em montar essa retirada de presentes em outro local ou em um horário com menor movimentação na rua.

Mas essa não é sua única preocupação. Você precisa oferecer para os clientes métodos de pagamento que funcionam à distância, como um bom checkout na sua loja virtual, ou depósito bancário e boleto.

Se você só trabalha com maquininha de cartão na loja física, é possível começar a oferecer também ferramentas para pagamentos digitais, como Checkout PagSeguro (caso você tenha um site), o Pede Fácil e o Link de Pagamento para vender pelo WhatsApp, Facebook ou Instagram!

3. 37% estão interessados em comprar kits de presentes com diversos temas.

Dica: kits são bons presentes pois dão a sensação de comprar mais por menos, além de serem ótimos para fazer um presente bem completo.

Pense não só em kits para as festas (como alimentos, bebidas, petiscos, etc), mas também kits com looks prontos e também focado em alguns segmentos de produtos, como jardinagem, pintura, materiais para home office e decoração.

Dica extra: pense no consumidor e no ano que ele encarou

2020 não foi um ano fácil. A pandemia fez muita gente se desdobrar para manter a renda familiar e até mesmo seu emprego. Os impactos da pandemia foram sentidos em vários setores, o que mostra que as pessoas sentiram o isolamento social refletir no bolso.

É preciso pensar no seu cliente e entender que este ano foi mais difícil do que o comum. E isso não é um achismo nosso. De acordo com um estudo, 65% dos entrevistados pretendem consumir de marcas que se posicionaram de maneira positiva durante a pandemia.

Mas o que é essa maneira positiva? O primeiro ponto são os cuidados com a saúde dos clientes. Lojas físicas que passaram a vender online ou que adotaram drive-thru e delivery são alguns exemplos bons dessa preocupação.

O segundo ponto é a questão financeira. Os clientes gostam quando as empresas entendem suas dificuldades, por isso, vale explorar esse ponto oferecendo mais flexibilidade nos pagamentos, prazos maiores e, claro, preços mais em conta.

Dicas rápidas: o que mais você pode fazer para agradar seu cliente?

Separamos mais algumas dicas para você conquistar os clientes e conseguir bons resultados com as vendas de Natal, acompanhe:

  1. Faça parcerias com outros estabelecimentos para criar promoções e/ou sorteios de produtos e serviços;
  2. Faça promoções casadas para vender mais (ex: na compra de 2 camisas você paga só 50% em uma bermuda);
  3. Ofereça diferentes formas de pagamento, incluindo a opção de parcelamento e descontos para pagamento à vista;
  4. Use o Envio Fácil PagSeguro para conseguir fretes mais baratos. Isso permite que você faça duas estratégias diferentes: oferecer bons descontos ou frete grátis.
  5. Use o Pede Fácil para fazer delivery na sua cidade. Com ele você cria um Menu Digital de produtos e pode controlar todas as entregas;
  6. Venda também pelo WhatsApps, Facebook ou Instagram com o Link de Pagamento e receba pelas vendas em poucos dias.

Prepare seu negócio para vender bem no Natal!

Vale a pena pensar nos dados que apresentamos aqui e aplicar as dicas para preparar seu negócio para as vendas de Natal. Este ano trouxe muitas novidades e mudanças para o comportamento e as preferências dos clientes, por isso, os bons resultados vão depender da sua preparação diante desse cenário que estamos vivendo.

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Ele funciona como um gerente virtual e ajuda você com assuntos importantes como:

  1. Controle de vendas (inclusive vendas fiadas);
  2. Fluxo de caixa;
  3. Gestão de contato dos clientes;
  4. Controle de estoque;
  5. Vendas online;
  6. Relatórios;
  7. Emissão de notas fiscais.

O PagVendas cuida desses dados todos e cria relatórios simples e práticos para você entender tudo sobre os resultados do seu negócio. Além disso, ele possui a Loja Online, uma ferramenta super prática para colocar o seu negócio na internet sem complicação, algo que é muito importante para as lojas físicas que ainda não vendem com um e-commerce.

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