Controle de Notas Fiscais: veja dicas para fazer de forma eficiente

Resumo do texto

  • Por que devo me preocupar com o controle de notas fiscais?
  • Veja como melhorar o controle das notas fiscais;
  • Automatize o processo e simplifique a rotina com o PagVendas.

Com o PagVendas, a gestão fica mais rápida e segura!

 

No dia a dia do negócio é preciso cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo e isso pode acabar trazendo preocupações e problemas. Quando falamos da área administrativa e financeira, a dificuldade é ainda maior.

Entre tantos afazeres, o controle das notas fiscais é fundamental! E para te ajudar nesta tarefa, trouxemos 5 dicas para auxiliar seu negócio. Boa leitura!

Artigos que podem ser do seu interesse:

5 razões para manter o controle das notas fiscais

No Brasil, as empresas são obrigadas a guardarem as notas fiscais por 5 anos. Mas não é só por isso que você deve manter esses documentos organizados. Veja os outros motivos para manter as notas organizadas.

Supervisão de fluxo de caixa

E se o valor do caixa não bater? Na hora de fazer o fechamento do caixa, os comprovantes de compra vão servir para bater as vendas e checar se o valor está certinho.

Controle de trocas e devoluções

Quando tem alguma troca ou devolução de produtos, as notas fiscais ajudam a organizar as informações. Assim, se surgir algum erro de cálculo no caixa ou na quantidade de itens do estoque, é possível verificar nos documentos e entender o que aconteceu.

Facilita a verificação das contas

Facilita a organização das contas do mês, já que com elas é possível saber quanto foi gasto em compras de mercadorias, serviços de manutenção e transporte, por exemplo.

Identifica os impostos

Além do valor de cada transação, os comprovantes de vendas também apresentam o imposto pago ou cobrado. Assim, na hora de pensar no preço do produto, você sabe quanto daquele valor é destinado para impostos.

Fica em dia com a fiscalização

Se a Receita Federal fizer uma fiscalização na sua empresa e os documentos não estiverem em dia, a multa aplicada pode criar sérios problemas para o seu caixa. Para não correr esse risco, o controle das notas fiscais garante que o negócio esteja legal.

Como fazer um controle de notas fiscais eficiente?

Veja alguns motivos para você não se desligar das notas fiscais.

Cuidado na hora de preencher os dados

Nada de correr para fazer várias notas ao mesmo tempo. Preste bastante atenção nos dados, principalmente nas informações das empresas e nos valores.

Deixe sempre à mão

Guarde os comprovantes em um lugar seguro e de fácil acesso. Se for guardar as notas físicas, use pastas com divisórias para melhorar a organização. Caso seja em formato digital, deixe na nuvem para não perder em caso de pane no computador.

Verifique se a nota é verdadeira

Entre no site da Receita Federal e veja se a nota é verdadeira. Esse passo traz segurança para empresa e reduz a chance de ter problemas com o Estado.

Automatize o processo

Deixe tudo mais simples com a tecnologia. Quando o processo é automatizado, você só precisa inserir os dados daquela transação e ele já emite e envia o documento. Ou seja, menos chance de erro ou esquecimento. Assim a gestão financeira fica mais simples e clara.

Como simplificar o controle de notas fiscais do meu negócio?

Com o PagVendas, o controle das notas fiscais do seu negócio é mais eficiente. Basta fazer a conexão com o sistema da prefeitura da sua cidade e aproveitar as vantagens.

Com ele, você tem:

  • parametrização SAT;
  • emissão de Nota Fiscal pelo app;
  • envio XML de Nota Fiscal;
  • impressão de Ticket de Evento.

Conheça o PagVendas!