Resumo do texto
- Confira se o MEI precisa de um contador!
- Saiba como o contador pode ajudar seu negócio;
- Veja dicas para manter a contabilidade da empresa em dia.
Manter em dia as obrigações fiscais e tributárias demanda tempo e conhecimento. E, nesse caso, cada erro pode significar um grande problema ou uma despesa inesperada.
Por isso, em muitas situações o empreendedor MEI precisa de contador. Esse profissional especializado vai cuidar de toda a contabilidade, incluindo livro caixa, Imposto de Renda, obrigações fiscais e tributárias e muito mais.
Se você é MEI e nunca pensou em ter um contador, confira como esse profissional pode te ajudar a manter as finanças da empresa em dia.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Contribuição MEI 2022: veja o novo valor da taxa;
- ICMS: entenda o que é o imposto e se o MEI é obrigado a pagar;
- Nota Fiscal MEI: veja como emitir e em quais casos é obrigatório.
Afinal, MEI precisa de contador?
Para fazer a abertura da empresa e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), não é necessário ter um contador. Basta acessar o Portal do Empreendedor e fazer o seu cadastro. Dessa forma, em poucos minutos, você já terá um CNPJ.
Diferente de outras empresas, o MEI não é obrigado a ter um contador. Porém, contar com esse profissional pode ser uma boa ideia para não perder prazos e ter mais tranquilidade na rotina fiscal.
Por que chamar um contador para fazer a contabilidade da minha empresa?
Todas as empresas, menos MEI, são obrigadas a ter um contador. Ele será responsável por acompanhar o empreendimento junto aos órgãos de fiscalização.
Mas, esse não é o único motivo para ter um profissional cuidando da contabilidade do seu negócio. Ele pode auxiliar em diversos processos, como:
- abertura da empresa e obtenção do CNPJ;
- enquadramento no regime tributário mais adequado (Microempresa, LTDA, EPP);
- indicar vantagens e benefícios fiscais para a categoria da empresa;
- acompanhar a saúde financeira da empresa, analisando o fluxo de caixa e as despesas;
- consultoria especializada e estratégica;
- regularização do negócio;
- obrigações fiscais e contábeis;
- redução de custos de impostos;
- agilidade na gestão financeira;
- emissão de relatórios sobre o setor.
Como fazer a contabilidade para uma empresa do Simples Nacional?
Empresas que optam pelo Simples Nacional, como Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), têm obrigações fiscais mais simples. Os impostos e tributos são pagos em apenas uma guia de recolhimento.
Mas, para não se perder em meio às obrigações fiscais, contas do estabelecimento e controle de caixa, é preciso organização. Para te ajudar, veja algumas dicas para manter tudo em ordem:
Faça uma análise dos custos empresariais
Fique atento a todos os gastos e despesas da empresa. Anote em uma planilha, para não perder o controle e guarde as notas fiscais e recibos. Assim, é fácil saber quanto você paga para manter o seu negócio funcionando todo mês.
Verifique a situação financeira atual
Avalie o histórico financeiro da empresa e busque responder algumas perguntas, como:
- A empresa está sendo lucrativa?
- Os produtos estão dando retorno?
- Quais são as contas a pagar e receber que estão abertas?
Com essas informações organizadas, fica mais fácil deixar a contabilidade da empresa em dia e saber os próximos passos.
Identifique oportunidades de corte de gastos
Com todas as informações organizadas, procure onde é possível cortar gastos. Parte do serviço de contabilidade é buscar formas de melhorar a saúde financeira e isso inclui reduzir as despesas também!
Registre e documente todos os dados
Não esqueça de anotar tudo. Afinal de contas, no mês seguinte, você precisa consultar esses dados para seguir com a organização financeira da empresa, além de poder comparar um período com o outro e saber se as ações estão dando o resultado esperado.
Crie uma rotina semanal
Para ter todos os registros em dia e organizados, o ideal é criar uma rotina semanal. Separe um momento da sua agenda para cuidar da contabilidade. Encare esse compromisso com seriedade, nada de pular ou deixar para o dia seguinte.
Nesse horário, separe as contas da semana, confira o que foi pago e o que ainda está em aberto. Guarde as notas fiscais e recibos e faça o controle do caixa daquela semana. Assim, no final do mês, os dados vão estar mais acessíveis e organizados.
Mantenha-se atualizado
Todo ano, a Receita Federal realiza ajustes nos processos fiscais e tributários. Essas mudanças podem afetar diretamente as obrigações da sua empresa. Por isso, fique atento às notícias e novas informações e procure entender se elas se aplicam ao seu negócio.
Caso não tenha tempo ou conhecimento necessário, procure um contador. Esse profissional vai estar por dentro das mudanças e pode te auxiliar em eventuais adequações que precisam ser feitas.
Todas as informações de contabilidade na palma da mão
Para manter a contabilidade da empresa organizada e em dia, é preciso ter informações. Saber quanto entrou e saiu naquele período e quais os produtos que mais venderem são alguns dos índices que devem ser analisados.
E, como ter tudo isso de forma rápida, precisa e fácil? Com o PagVendas! O sistema de gerenciamento que entrega relatórios consolidados de todas as movimentações da sua empresa.
Com esses dados, você pode apresentar ao contador o que ele precisa para cuidar das obrigações do negócio e saber como anda a saúde financeira da empresa.