Veja como se preparar e atrair mais clientes para o Halloween 2023!

Resumo do texto

  • Saiba como funciona o Halloween no comércio brasileiro;
  • Veja quais segmentos se destacam nessa data;
  • Utilize nossas dicas e prepare sua loja para o dia das bruxas!

Aumente suas vendas com o PagVendas!

 

Aproveitar as datas comemorativas para impulsionar as vendas é uma maneira de aumentar a receita do seu negócio. O Halloween 2023 é uma dessas oportunidades. Apesar de ser tradicional nos Estados Unidos, a festa também movimenta o comércio brasileiro no final de outubro. 

Para aproveitar ao máximo o potencial do Dia das Bruxas, você precisa pensar fora da caixa, criar ações inovadoras e organizar tudo detalhadamente e com antecedência.

Precisa de uma ajuda com isso? Confira como se preparar para o Halloween e impulsionar suas vendas!

Quando é Halloween em 2023?

O Halloween – ou Dia das Bruxas, como chamamos por aqui – acontece todos os anos no dia 31 de outubro. 

A data é celebrada principalmente em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Por lá, as pessoas se fantasiam e saem às ruas em busca de doces, usando a famosa frase “doces ou travessuras?”.

Por que o Halloween é comemorado nessa data?

Algumas pessoas acreditam que essa celebração tem raízes no Samhain, um festival celta do século XVIII. Celebrado na noite de 31 de outubro, ele marcava o fim do verão e o início de um novo ano.

Já o nome é derivado da expressão “all hallows eve”. Em português, isso significa “véspera de todos os santos”.

O comércio brasileiro no Halloween

As vendas de itens do Dia das Bruxas foram três vezes melhores em 2022 do que as de 2021. Empreendimentos como lojas de fantasias, doces, decoração e maquiagens costumam ver o faturamento crescer durante o mês de outubro.

No setor das guloseimas, segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), a produção de balas e chocolates aumentou 11,7% no Brasil durante o segundo semestre de 2022.

O Dia das Bruxas tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros. Ainda que esteja longe de ter o mesmo impacto que a Black Friday ou Natal, em 2023 espera-se um número recorde de pessoas que vão gastar dinheiro com algum item relacionado à data.

Por que criar uma campanha de Dia das Bruxas para sua loja?

Festas e eventos que usam a temática do Halloween fazem com que os consumidores procurem por itens relacionados à data.

Dessa forma, investir em uma campanha de Dia das Bruxas ajuda a aumentar as vendas para esse público. Isso porque seu estabelecimento se torna referência para essas pessoas na hora de buscar esses produtos. 

Dicas para preparar seu negócio para o Halloween em 2023

Veja algumas ações que você pode usar para conquistar mais clientes e impulsionar os negócios:

1. Faça promoções especiais

Utilize o Halloween como temática para as promoções. Não é necessário se prender apenas ao dia exato da festa, você pode criar um esquema de descontos progressivos que chegam ao seu máximo no dia 31. Assim, seu negócio terá mais tempo para atrair clientes.

2. Venda produtos temáticos

Outra forma de chamar atenção do público é oferecer itens temáticos. Se você tem uma loja de comidas, que tal fazer doces ou pratos com um toque de Dia das Bruxas? 

Isso pode ajudar a conquistar um cliente que gosta de algo mais criativo. Seu produto também pode se encaixar bem em feiras e outros eventos temáticos, onde os consumidores são engajados com o tema.

E lembra que mencionamos que outras áreas também podem aproveitar esse dia? Aqui estão alguns exemplos de segmentos que são buscados para o Halloween 2023:

  • Maquiagens;
  • Manicure e pedicure;
  • Acessórios;
  • Artigos de festa;
  • Embalagens;
  • Design de fotos ou vídeos de Halloween.

3. Distribua brindes

Se seus produtos não podem ser customizados, que tal oferecer um mimo temático? Você pode até criar um jogo de “doces ou travessuras” e oferecer guloseimas para a clientela. O importante é ter um diferencial relacionado à data para chamar atenção.

4. Crie uma campanha nas redes sociais

Não adianta investir muito em promoções especiais e decoração temática se ninguém souber disso, não é? Então, use as redes sociais para compartilhar as informações sobre seus produtos e ofertas de forma criativa.

5 Personalize o atendimento no dia 31 de outubro

Incentive os colaboradores a entrarem no espírito da festa e usarem fantasias. Pode ser algo simples, como um chapéu de bruxa ou outro item característico. Isso vai garantir que a loja tenha um clima mais festivo e que os consumidores tenham uma experiência de compra diferenciada.

6. Utilize o WhatsApp

Aproveite para divulgar as ofertas do período com mensagens e imagens temáticas de Halloween pelo WhatsApp. Assim, você fortalece o relacionamento com o público e mantém o engajamento com sua marca.

Halloween 2023

Como decorar sua loja para o Halloween?

A decoração de halloween é uma das partes essenciais da celebração. É ela que vai chamar a atenção dos clientes e contribuir para que entrem na sua loja. 

A fachada é a primeira impressão que as pessoas têm do seu estabelecimento. Ela precisa ser atrativa para despertar interesse dos clientes. Então, aposte nos ornamentos de abóboras, morcegos ou manequins fantasiados. As cores preto e laranja também são bastante usadas nas decorações.

Para o seu site, crie um banner decorativo e insira ele na página inicial. Lembre de colocar um botão que leve o usuário direto para suas ofertas ou produtos especiais de Halloween. 

Além disso, veja o que mais você pode fazer:

  • Decore os corredores;
  • Ofereça experiências para envolver os compradores, como um concurso de fantasias ou montar um cantinho para que eles tirem fotos com cenários temáticos;
  • Use o mesmo estilo de decoração da fachada e dos corredores para a frente de caixa e provadores;
  • Coloque músicas temáticas ou efeitos sonoros “assustadores” para criar um cenário imersivo.

PagVendas: prepare seu negócio para aproveitar o Halloween!

Além das promoções e da decoração também é importante preparar outros setores da loja para esse dia movimentado. Afinal, você não quer perder uma venda porque não tem o item no estoque ou não aceita a opção de pagamento do cliente.

Esses problemas podem ser evitados facilmente com o PagVendas! Essa ferramenta de automação comercial do PagBank deixa a gestão da sua loja mais simples. 

Com ele, você tem um parceiro na palma da mão para te ajudar nas vendas, pagamentos e administração de negócios. Confira alguma das funcionalidades dessa ferramenta gratuita:

  • Controle de frente de caixa em tempo real;
  • Gerenciamento de produtos e estoque de forma eficiente;
  • Agendamento de horários para atendimento ao consumidor;
  • Simulador para prever ganhos e ajustar estrategicamente os preços;
  • Gerenciar suas vendas e contatos de clientes;
  • Criar sua loja online;
  • Emitir notas fiscais facilmente;
  • Evitar filas e emitir cupons no modo evento;
  • Fidelização com o ClubePag;
  • Extrair relatórios detalhados de vendas e muito mais.

Otimize sua loja com ajuda do PagVendas!