Redes sociais para empresas: saiba como criar estratégias para o seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda a importância das redes sociais para o crescimento de uma empresa;
  • Veja como utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio e conquistar mais público;
  • Aposte em uma ferramenta completa para a gestão do seu negócio.

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Cada vez mais se faz importante a atuação das empresas nas redes sociais para posicionar a marca no mercado e interagir com os clientes.

Mas não basta abrir um perfil em cada rede e torcer pelo melhor. O correto é conhecer seu público e identificar qual canal de comunicação mais combina com ele. Entenda a importância das redes sociais para empresas e saiba como escolher as melhores para seu posicionamento digital.

Redes sociais para empresas

Você sabe qual a importância das redes sociais para uma empresa?

No Brasil, cerca de 60% dos usuários de smartphones já fazem compras online utilizando aplicativos de rede social. Isso significa que se seu negócio está fora do meio digital, você está perdendo oportunidades de faturar mais. Para crescer na Internet é preciso usar as redes com inteligência e escolher aquelas que se encaixam ao perfil do público e, claro, ao estilo da sua marca.

Instagram: por que investir neste canal?

O Instagram se tornou uma ótima plataforma para a divulgação e venda de produtos. Por se tratar de uma rede social que é focada em fotos e vídeos, para muitos segmentos ela funciona como uma vitrine. Agora as pessoas podem fazer compras através do aplicativo, tornando ele uma rede social completa para empresas.

Vantagens do Instagram

De acordo com a pesquisa feita em 2021, 52% dos usuários do Instagram já usaram o aplicativo para descobrir e comprar serviços ou produtos e 82% seguem alguma marca ou estabelecimento. Ou seja, a principal vantagem é o interesse do público em usar esta plataforma para conhecer marcas e fechar negócios.

Mas existem outros benefícios, que são um pouco mais estratégicos, conheça:

  • analisar métricas: saiba como anda o desempenho das suas postagens e interações no Instagram;
  • divulgação e anúncios: divulgue seus produtos e crie anúncios pagos, ganhando mais alcance;
  • recurso de loja: agora você pode atrelar a sua loja online e vender muito mais diretamente pelo Instagram.

Tendências do Instagram

O Instagram Shopping, os Stories e os Reels estão em alta. Stories permitem uma divulgação criativa e livre e os conteúdos ficam disponíveis por 24 horas. Os vídeos do Reels são bem parecidos com os do TikTok, e servem para fazer uma comunicação mais descontraída e rápida.

WhatsApp: por que usá-lo em suas estratégias?

O WhatsApp Business é um ótimo para aproximação direta com o cliente. Com ele você pode fechar negócios, divulgar promoções e novidades para listas de contatos e até personalizar mensagens automáticas de atendimento.

Ele é rápido, gratuito e a maioria das pessoas possui o aplicativo em seus celulares, até quem não gosta de redes sociais. Este app pode ser usado por diversos segmentos de negócio, inclusive para venda de produtos e serviços.

Vantagens do WhatsApp

A principal vantagem é a popularidade. O WhatsApp é o aplicativo mais baixado no mundo todo, tanto no Android quanto no iOS. Ele também oferece simplicidade de uso, você pode realizar uma venda e receber diretamente no app usando o Link de Pagamento, facilitando ainda mais o seu atendimento.

Confira outras vantagens:

  • venda e comunicação direta: converse diretamente com os seus clientes e venda pelo próprio aplicativo;
  • mensagens personalizadas: é possível enviar respostas instantâneas sobre o horário de funcionamento e mais dúvidas sobre o seu negócio;
  • lista de clientes: crie listas com diferentes tipos de clientes para mandar mensagens personalizadas a um grande número de pessoas.

Tendências do WhatsApp

A tendência mais marcante no WhatsApp é o uso dele para atendimento. Muitos estabelecimentos  estão concentrando seus canais de atendimento e vendas no aplicativo, e você deve fazer o mesmo!

Veja como vender pelo WhatsApp

Como o Twitter pode ser útil para seu negócio?

O Twitter é focado em interações rápidas, curtas e sem formalidade. Ele é ideal para empresas que utilizam uma comunicação mais descontraída e gostam de acompanhar as principais novidades do mercado.

Este canal é uma oportunidade para que a sua marca explore GIFs e assuntos em alta, uma opção para se aproximar e interagir com o seu público-alvo, humanizando cada vez mais o seu negócio.

Vantagens do Twitter

A interação no Twitter é imediata, a plataforma permite um atendimento direto. Confira mais algumas vantagens:

  • comunicação rápida: o seu conteúdo pode ser simples, leve e rápido, ele não exige grandes produções;
  • feedbacks sinceros: os consumidores gostam de falar das marcas, postar relatos e trazer opiniões sinceras;
  • alcance orgânico: o sistema de repostagem do Twitter, chamado de retweet, faz com que as publicações apareçam no feed de outras pessoas, divulgando ainda mais o perfil da empresa.

Tendências do Twitter

As hashtags são uma tendência permanente no Twitter e é possível criá-las de forma única para interagir com os seguidores. Não se esqueça também dos memes, eles sempre serão a tendência para você criar posts e interagir com usuários.

Facebook: um velho aliado dos negócios

O Facebook é a rede social mais completa para empresas, permitindo a criação de anúncios, divulgação de produtos em Marketplace, postagens multimídia, interação com seguidores e até a criação de eventos ao vivo.

Vantagens do Facebook

Junto com os diferenciais listados acima, o Facebook tem uma área dedicada à estratégia dos negócios, que oferece:

  • gerenciamento de campanhas e estratégias comerciais: é possível fazer análises detalhadas de marketing e desempenho de cada campanha criada na rede social;
  • possibilidade de criar várias páginas: você pode criar diversas páginas para divulgar diferentes promoções e gerenciar tudo através da sua conta;
  • trabalho integrado: outros funcionários da sua empresa podem ter acesso ao perfil profissional do Facebook e você pode ter o controle sobre o que pode ser acessado e por quem.

Tendências do Facebook

Aproveite o recurso de anúncios para criar uma publicidade certeira. Use todos os recursos de segmentação e capriche nas peças.

LinkedIn: por que usar?

O LinkedIn é a mais formal das redes sociais. Muitos negócios utilizam a plataforma para gerar autoridade de marca e analisar o mercado, os concorrentes e até profissionais da área.

Vale a pena usar caso seu negócio trabalhe com vendas B2B (entre empresas) e também para firmar novas parcerias e fortalecer sua rede de contatos.

Vantagens do LinkedIn

  • contratar funcionários: este é um ótimo canal para contratar profissionais interessados na sua marca;
  • contatos: você pode criar parcerias e uma rede de contatos importante para o futuro;
  • profissionalizar o seu negócio: a sua marca está inserida em um ambiente corporativo, facilitando o relacionamento com empresas que são possíveis clientes.

Tendências do LinkedIn

Aposte em conteúdos institucionais, trabalhe com  dicas, novidades e curiosidades sobre o seu negócio. Dê destaque à cultura e conceitos da sua marca em vez de focar apenas em produtos.

Aposte no PagVendas para o seu negócio

Agora que você já sabe da importância das redes sociais para empresas é preciso dar uma atenção especial aos novos seguidores do seu negócio e entender como a metodologia AIDA pode ajudar o seu negócio.

O PagVendas pode te ajudar na administração dos contatos dos seus clientes e também permite que você controle todas as vendas, podendo inclusive, criar uma loja online e turbinar a sua presença na Internet, ele é indicado para todo tipo de negócio e você pode utilizá-lo no computador, no smartphone, nas Moderninhas X e Smart e também no PagPhone.

Tenha um gerente digital no seu negócio e simplifique tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
  • simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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