Embalagem para entrega: veja quais cuidados ter para enviar produtos com qualidade e segurança

Resumo do texto

  • Embalagens são mais do que proteção. Elas ajudam a atrair clientes e na construção de uma experiência positiva na hora de comprar;
  • Entenda a importância das embalagens e seus impactos no meio ambiente, na reputação da sua empresa e até na felicidade do seu cliente;
  • Confira dicas para encontrar a embalagem perfeita para seus produtos;
  • Descubra como baratear o frete e sobrar dinheiro para investir em embalagens melhores!

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Como você escolhe a embalagem para enviar seus produtos? Se você é do tipo que escolhe a mais simples e barata para diminuir seu custo, saiba que nem sempre essa é a melhor opção. Embalagem para entrega tem duas missões importantes:

  1. Criar um impacto visual positivo quando seu produto chega na casa do cliente;
  2. Proteger a mercadoria durante o transporte!

Com a Black Friday chegando, você vai precisar dedicar uma atenção especial para a escolha da embalagem e para definir como você vai enviar os produtos vendidos.

Tudo isso faz parte da experiência de compra, algo que conta muito para fidelizar clientes e vender cada vez mais, então, nada de escolher qualquer embalagem, muito menos usar um serviço de entrega que te deixe na mão.

A seguir você vai ver mais sobre a importância da embalagem para a entrega do produto e como o Envio Fácil pode contribuir para entregas seguras, pontuais e com um preço de frete mais econômico. Acompanhe!

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A importância da embalagem para entrega do produto

Você sabia que existem pessoas que trabalham estudando as melhores embalagens para os mais diferentes produtos?

Isso acontece porque as grandes empresas já perceberam que a embalagem é muito importante para apresentar a qualidade do produto, atrair o cliente e convencê-lo na hora da compra. E esse tipo de cuidado deve acontecer também nas pequenas empresas.

Independente do tamanho do seu negócio e do tipo de produto que você vende, não deixe de levar em consideração o impacto positivo (ou negativo) que uma embalagem causa.

Ela é o primeiro contato físico do cliente com seu produto, e se não for boa, isso pode baixar a expectativa e até mesmo a satisfação do seu cliente. Lembre-se daquele velho ditado “a primeira impressão é a que fica!”

Por que a escolha da embalagem é tão importante?

Separamos algumas razões para você entender a importância da embalagem nesta Black Friday (e dicas para aplicar em todas as suas vendas).

Embalagem promove identidade da marca

Uma embalagem pode contribuir para fortalecer a identidade da sua marca, principalmente quando ela facilita a identificação do produto e da sua loja. Um exemplo bem famoso é o da joalheria Tiffany.

A empresa usa um tom de azul marcante em suas caixinhas, e a cor ficou tão famosa e relacionada com a marca que foi batizada de azul Tiffany. Basta bater os olhos em uma caixinha de jóias azul clara para saber que se trata de uma peça dessa famosa joalheria.

Isso é identidade de marca na embalagem, e seu negócio também pode criar a sua!

É um diferencial em relação aos concorrentes

Sabe aquela história de encontrar o diferencial nos detalhes? A embalagem é um ótimo exemplo. Clientes gostam de boas embalagens, especialmente quando são práticas e bonitas.

Se você já fez pedidos com seus concorrentes e percebeu que eles não tomam muito cuidado com as embalagens para entrega, você tem um grande diferencial em suas mãos.

Não veja como algo superficial, pense no impacto da entrega e em como seu cliente pode aproveitá-la depois. Esse tipo de detalhe faz a diferença e ajuda seu negócio a sair na frente da concorrência nessa difícil tarefa de conquistar e fidelizar clientes.

Proteção em primeiro lugar (e redução de custos)

De nada vai servir uma embalagem linda se ela não cumprir com seu papel de protetora do produto. Essa é a principal missão, afinal, entregar produtos danificados é algo que joga contra a reputação do seu negócio.

Você pode até não ter a embalagem mais bonita do mercado, mas é importante que você tenha a embalagem que melhor protege o seu produto. Tenha como meta: produtos entregues em segurança e sem defeitos!

Sua embalagem pode impactar o meio ambiente

Existem dois bons motivos para você considerar os impactos ambientais na hora de escolher a embalagem para entrega dos seus produtos:

  1. Porque cuidar do meio ambiente é importante e todas as empresas — sejam elas um pequeno negócio ou uma grande indústria — precisam pensar em formas de diminuir o lixo gerado pelas suas embalagens e usar materiais que possam ser reaproveitados;
  2. Porque existe um público de pessoas que está dando prioridade para comprar em negócios que ajudam nos cuidados com a natureza.

Não deixe de pesquisar modelos de embalagens mais sustentáveis ou que sejam recicláveis. É uma ótima medida para tornar seu negócio mais consciente. O planeta agradece e você ainda aumenta suas chances de vender para os chamados consumidores verdes.

Estoque mais organizado

Imagine o estoque de uma loja de sapatos. Ele pode ficar bem organizado graças ao formato da embalagem. Fica muito mais fácil separar e organizar produtos em suas embalagens. O espaço que eles ocupam é melhor aproveitado e você não tem dificuldades para encontrar os itens no estoque.

Dicas para acertar na escolha da embalagem e arrasar nas entregas nessa Black Friday

Durante a Black Friday sua loja pode receber muitos pedidos, e é importante que você entregue todos eles com qualidade, incluindo todos os cuidados com as embalagens. Para facilitar na escolha da embalagem certa para suas encomendas, separamos alguns pontos que você precisa pensar.

Pense na estratégia

Sua embalagem precisa ser…

  1. Funcional (cumprir suas missões de proteger e gerar um impacto legal no cliente);
  2. Ergonômica (fácil de transportar e usar);
  3. Sustentável (ser reciclável ou reaproveitável);
  4. E, claro, econômica.

Pense sempre nesses quatro pontos quando conversar com fornecedores de embalagens. A ideia é que a embalagem tenha uma função estratégica para o seu negócio, por isso, ela precisa cumprir todos os requisitos.

Conheça os tipos de embalagem e os fornecedores

A pesquisa é a melhor amiga da embalagem certa. Vale a pena conhecer diferentes tipos de embalagens até você escolher a ideal.

Para conferir diferentes modelos e materiais você vai precisar de amostras, por isso, entre em contato com fornecedores e peça para que eles enviem alguns exemplos de embalagem para você.

Não se esqueça também de fazer alguns testes. Se você está em dúvida sobre alguns modelos de embalagem, vale a pena comprar algumas unidades de cada uma e fazer alguns envios testes.

Use embalagens que facilitem o consumo

Todo mundo já passou pela mesma situação: comprar um produto que tem uma embalagem complicada ou difícil de abrir.

Imagine que sua empresa vende artigos de costura e tem como principal público mulheres idosas. Já pensou que transtorno seria se você vendesse seus produtos dentro daqueles vidros de conserva que têm tampas difíceis de abrir?

Suas clientes não ficariam nem um pouco felizes e, provavelmente, iriam buscar uma loja que vende seus produtos em uma embalagem mais prática.

Pense sempre na praticidade da embalagem e se coloque no lugar do cliente na hora de entender se aquela embalagem funciona bem ou não no seu produto.

Se for possível, personalize a embalagem

Já recebeu um pedido de delivery na sua casa junto com um recado escrito à mão? Esse é o tipo de diferencial que encanta o cliente e não custa quase nada para o seu negócio.

Na hora de escolher o modelo da embalagem, pense se ela permite que você faça uma personalização, como deixar um recado ou colar um pequeno adesivo.

Esses detalhes são um exemplo de carinho do lojista com seus clientes e servem tanto como uma forma de retribuir a preferência deles quanto para criar uma relação mais próxima e que pode durar por muito tempo.

Não se esqueça do custo-benefício

Uma boa embalagem precisa proteger, causar um impacto positivo, ajudar na organização e, claro, não pode atrapalhar seu faturamento.

A embalagem é algo que aumenta o valor final do seu produto, ou seja, o cliente também paga por ela, mesmo não querendo. Uma embalagem muito cara traz um desafio: ou você repassa parte do valor dela para o cliente ou você assume o custo e diminui sua margem de lucro.

Por essa razão, lembre-se sempre de pensar no custo-benefício da embalagem. Mas se você quer investir em uma embalagem melhor sem prejudicar seu faturamento, nós temos uma dica para você: chegou a hora de conhecer o Envio Fácil PagSeguro.

Envio Fácil: economize no valor do frete para caprichar na qualidade da embalagem

Se você quer investir um pouco mais na embalagem sem abalar seu faturamento, uma boa estratégia é reduzir custos de outros serviços para sobrar mais dinheiro para gastar com as elas. E o frete pode ser o melhor lugar para fazer essa redução de custos.

Clientes não gostam de pagar caro no frete, e muitas vezes eles até desistem da compra por causa do valor da entrega. Para evitar esse tipo de problema (e para garantir uma economia de dinheiro para investir nas embalagens), você pode contar com o Envio Fácil PagSeguro.

O Envio Fácil é a nossa ferramenta para você encaminhar suas encomendas pagando bem menos. O aplicativo garante um preço de envio que você não encontra em nenhum outro lugar, nem mesmo nas próprias agências dos Correios.

O Envio Fácil pode ser usado nas vendas feitas usando:

  1. Checkout PagSeguro na sua loja virtual;
  2. Link Pagamento;
  3. PagVendas;
  4. Botão de Pagamento;
  5. Pagamento por e-mail.

Ele está disponível para todos os clientes PagBank PagSeguro que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ). Conheça algumas vantagens do Envio Fácil:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • diversas modalidades de entrega (Sedex, Pac, Mini Envios e Jadlog);
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo território nacional.

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