Resumo do texto
- Como avaliar se o seu e-commerce está crescendo?
- Veja os principais indicadores de desempenho para lojas virtuais;
- Saiba como usar esses indicadores para avaliar o desempenho do negócio.
Medir o sucesso de um negócio pode ser feito de diferentes formas. De acordo com o momento da empresa, dos objetivos e dos investimentos são esperados diferentes resultados.
Os KPIs de vendas são as diferentes formas de medir esse crescimento. Por exemplo, a compra da casa própria é um KPI de sucesso na vida da pessoa. Mas como aplicamos essa ideia no e-commerce? Confira nesse texto!
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho são as diferentes formas de medir o sucesso de um e-commerce.
Saber se os objetivos foram alcançados, depende do referencial usado, por isso, esses dados vão mudar de acordo com o objetivo da empresa e o momento que ela está passando.
Quais os principais indicadores de vendas para e-commerce?
Veja alguns dos principais indicadores de venda que podem ser usados nas lojas online para saber se os objetivos estão sendo alcançados:
Ticket médio
Esse número é calculado usando a seguinte fórmula:
valor do faturamento em vendas (R$) / número total de vendas
O resultado é quanto os clientes gastam, em média, em cada compra. Assim, é possível prever quantos clientes vão ser necessários para atingir a meta mensal do faturamento.
Por exemplo, se pretende faturar R$10.000 no mês e sabe que o ticket médio é de R$100, você vai precisar de 100 clientes para atingir a meta.
Volume de vendas
Saber a quantidade de vendas que foram feitas é mais uma forma de medir o crescimento do negócio. Para avaliar o crescimento, você pode comparar com meses anteriores ou com o mesmo mês no ano anterior.
Além disso, a análise do volume de vendas te ajuda a descobrir os picos de vendas. Por exemplo, você identifica que em Janeiro seu negócio vende mais e pode se preparar melhor para o momento.
Taxa de conversão
Conversão é qualquer ação que o cliente possa ter no site que mostre interesse pela marca ou produto. As conversões devem ser definidas de acordo com o negócio.
Alguns exemplos de conversões são:
- venda de produto;
- inscrição em newsletter;
- contato para orçamento;
- envio de mensagem com dúvida.
Avalie o seu modelo de negócio e o que você busca para definir o que são as conversões. E para calcular a taxa de conversão, é simples, basta somar a quantidade de ações (conversões) tomadas e dividir pelo número total de visitantes.
Por exemplo, se 300 visitantes acessaram sua loja em um dia e 200 deles tomaram alguma ação (conversão), a taxa de conversão é de 66%. O cálculo é feito da seguinte forma:
200 / 300 = 0,66
0,66 x 100 = 66%
Custo de aquisição de novos clientes
O custo de aquisição de clientes (CAC) é calculado usando o valor que é investido para atrair novos clientes. Por exemplo, se você investiu R$1.000 em uma parceria com influenciador digital e conseguiu 20 novos clientes com essa ação, o CAC é R$50.
O mais importante nesse indicador de desempenho é avaliar quais estratégias de comunicação estão sendo melhores, ou seja, que o CAC é mais baixo. Além disso, também é possível avaliar se a jornada de compra está otimizada.
Abandono de carrinho
Um dos grandes problemas do e-commerce é o abandono de carrinho, que é quando a pessoa chega até o final do processo, mas não realiza a última etapa, a confirmação de compra.
Para calcular essa taxa é só usar a seguinte fórmula:
Número de visitantes que colocaram itens no carrinho / número de compras finalizadas, então multiplique o resultado por 100 para saber o valor percentual.
Um indicador de sucesso é quando a taxa reduz. Se você não sabe o que pode estar causando o abandono de carrinho no seu site, veja alguns motivos que podem contribuir para que a taxa esteja alta e como resolver:
- valor do frete alto: insira uma calculadora de frete na página do produto para evitar surpresas na finalização e use o Envio Fácil;
- formas de pagamento: ofereça diferentes opções para o cliente, como Crédito, Débito Online, Pix e QR-Code;
- página de finalização confusa: use o Checkout do PagSeguro e tenha uma página de finalização simples, segura e transparente.
Recompra
Saber se o cliente voltou para uma nova compra é mais um dos indicadores de desempenho que podem ser usados. A fidelização do usuário é o estágio onde o consumidor já possui uma conexão e preferência em relação à marca.
Como definir os indicadores de desempenho do meu negócio?
Agora que você já sabe quais são os KPIs de vendas mais comuns, precisa escolher quais serão usados para analisar o crescimento do seu negócio. Para isso é preciso levar em consideração alguns pontos. Veja:
O que quer saber?
Defina o que é mais importante saber neste momento, o crescimento de vendas, aumento do faturamento ou o número de acessos no site. Com isso definido, fica mais fácil escolher um indicador para analisar.
Qual o objetivo dessa análise?
Os KPIs podem ser utilizados para avaliar uma única área. Por exemplo, se quiser saber se a equipe de marketing está fazendo um bom trabalho, pode usar o CAC como indicador de desempenho. Se precisar medir o sucesso do novo site, use a taxa de conversão.
Compare para medir o progresso
Para saber se o negócio está crescendo, faça comparações. Use o valor do ticket médio do último mês e compare com o ticket médio de 6 meses atrás. Assim, fica mais nítido entender se a empresa está crescendo ou não.
Como reunir todas as informações para calcular os indicadores de desempenho?
A coleta de dados e informações sobre o negócio é uma das principais etapas quando o assunto é KPIs de vendas. Afinal de contas, para calcular o ticket médio, você precisa saber quanto foi o faturamento total e quantas vendas foram feitas.
Com os relatórios do PagVendas, isso fica muito mais fácil. Tudo o que precisar saber sobre o desempenho do seu e-commerce de forma rápida, fácil e simples de ler. Nada de páginas e páginas com informações complexas e enroladas.
Os relatórios do PagVendas te ajudam a fazer os cálculos dos indicadores de desempenho e ainda te mostram:
- vendas fiado;
- gastos com custos e despesas;
- comissão por vendedor;
- histórico de compras por cliente.