Entenda o que é e como funciona o Position Trading

Resumo do texto

  • O que é e como funciona o Position Trading?
  • Entenda as diferenças entre essa estratégia e outras operações de trade;
  • Aprenda como operar no Position Trading.

 

Se você está em busca de aplicações com retorno no médio e longo prazo, precisa entender como funciona o Position Trading.

Ao contrário do Day Trade e Swing Trade, essa estratégia pode levar meses e até anos para alcançar seus objetivos.

Muitas vezes, o Position Trading é confundido com o Buy and Hold, que também foca no longo prazo, mas com objetivos diferentes. Saiba mais sobre o assunto e confira as nossas dicas de como iniciar uma operação.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é Position Trading?

Position Trading é uma modalidade de investimento que envolve a compra e retenção de ativos negociados na Bolsa de Valores, ou até mesmo títulos públicos, e os mesmos são mantidos por meses ou anos.

O objetivo é buscar o máximo de ganhos. As ações, ETFs e BDRs são os títulos mais utilizados nesse tipo de negociação.

Como funciona o Position Trade?

No Position Trade, os operadores selecionam ativos com perspectivas favoráveis de crescimento no médio a longo prazo e mantêm suas posições até que os objetivos sejam alcançados. Existem duas formas de operar:

  • Operar comprado: é uma metodologia tradicional. Compra-se um título barato com a expectativa de vendê-lo por um preço mais alto;
  • Operar vendido: busca-se lucro com a queda nos preços do ativo negociado e valorização das aplicações. Nesse caso, o trader vende um papel na Bolsa de Valores e depois compra de volta por um preço menor.

Essa estratégia requer paciência e disciplina, já que os preços dos ativos variam consideravelmente ao longo do tempo.

Operações de médio a longo prazo vs curto prazo

Ao contrário das aplicações de curto prazo, que visam lucros rápidos com as variações de preço, o Position Trade concentra-se em tendências que podem durar meses ou anos.

Resumindo:  

  • Trading de curto prazo: busca retornos rápidos com a volatilidade diária do mercado;
  • Position Trade: identifica as mudanças estruturais no mercado e tem o objetivo de se beneficiar dessas tendências de forma gradual e consistente.

Diferenças entre Position Trade, Day Trade e Swing Trade

Todas essas abordagens são especulativas, ou seja, buscam identificar oportunidades de lucro com as variações dos preços. No entanto, elas possuem diferenças importantes:

Deslize para mais informações
Position Trade Day Trade Swing Trade
O tempo de aplicação não é o fator mais importante. Mas geralmente, o objetivo é atingido no médio ou longo prazo. Operações iniciadas e finalizadas no mesmo dia. Operações de curto prazo, que costumam durar dias ou semanas.
Utiliza análises gráficas e fundamentalistas. Foco nas análises gráficas. Foco nas análises gráficas.
Tende a ser menos arriscado que o Day Trade e Swing Trade. Tem alto risco e exige um operador experiente. Não é tão arriscada quanto o Day Trade, mas tende a ser mais arriscado que o Position Trading

Position Trading x Buy and Hold: qual vale mais a pena?

O termo Buy and Hold significa “comprar e segurar”. Essa estratégia é utilizada por investidores que buscam resultados a longo prazo.

Para isso, são feitas aplicações em empresas sólidas ou que possuem um bom potencial de crescimento. Em operações com títulos públicos, observa-se o cenário macroeconômico.

Já o Position Trading, não é uma tática de investimento, mas uma especulação que utiliza recursos gráficos e fundamentalistas para identificar oportunidades com potencial de valorização de um ativo em alguns meses ou até anos.

Para escolher a melhor opção para você, é importante avaliar aquela que se alinha melhor com seu perfil de investidor.

Conheça seu perfil de investidor!

Ao abrir uma conta em uma plataforma de investimento, é comum ser solicitado o preenchimento de um questionário. Esse “teste” tem como objetivo ajudar a corretora ou banco a entender quais aplicações financeiras são mais adequadas ao seu perfil.

O perfil de investidor funciona como um mapa personalizado, levando em consideração diversos fatores, tais como:

  • Seus objetivos financeiros;
  • Situação financeira;
  • Experiência no mercado financeiro;
  • Tolerância a riscos, etc.

Faça o seu teste de perfil de investidor com o PagBank!

position trade

Como operar em Position Trading?

O primeiro passo para operar em Position Trading é ter conta em uma corretora. Além disso, você precisa criar um “guia” para não se perder no meio do caminho. Para te ajudar nessa etapa, separamos algumas dicas:

  • Crie uma estratégia de gerenciamento de risco e estabeleça metas de lucro e prejuízo nas operações e obedeça fielmente. Isso irá manter você no controle da situação, evitando grandes prejuízos;
  • Combine análise técnica e fundamentalista para entender o comportamento do mercado e identificar oportunidades;
  • Utilize mecanismos de proteção, como stop loss e stop gain, para limitar perdas e garantir ganhos;
  • Acompanhe regularmente os resultados, estabelecendo uma frequência adequada para conferir o desempenho das operações.

Taxas e custos do Position Trading

Verifique os impostos e as taxas cobradas pela corretora e avalie como elas podem impactar seus retornos.

  • Taxa de corretagem: é o percentual pago à corretora por cada contrato de compra e venda;
  • Emolumentos: valor pago à Bolsa de Valores para cobrir os custos dos serviços prestados. Eles são calculados com base no volume da transação;
  • ISS: é um imposto sobre serviço recolhido sobre o valor da corretagem. A alíquota obrigatória é de 5%, mas se não há taxa de corretagem, ele é zero;
  • Imposto de Renda: na renda variável, a alíquota aplicada sobre os lucros obtidos no Position Trading é de 15%. Para as ações, essa taxa só é cobrada caso o valor bruto da venda de ações ultrapasse R$20 mil por mês. Já para a renda fixa, o IR obedece à tabela regressiva.

Conheça as vantagens de investir com o PagBank!

Viu como o Position Trading é uma boa estratégia? Você pode fazer esse tipo de operação por meio de uma plataforma de investimentos completa.

No PagBank, essa ferramenta pode ser acessada diretamente do seu celular! Tudo de forma segura e sem complicação. Além disso, você tem acesso às carteiras recomendadas por especialistas, que te ajudam a investir de acordo com o seu perfil e nível de experiência.

Investimento seguro e inteligente é com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto”.