Resumo do texto
- Conheça as 3 etapas de embalagem de um produto frágil;
- Confira os principais cuidados na hora de enviar o produto;
- Garanta uma experiência de compra completa para seu cliente.
Se você tem uma loja online, sabe que a etapa de embalar o pedido é essencial, especialmente para quem precisa enviar um produto frágil. Afinal de contas, ele precisa chegar inteiro ao destino.
Além de garantir a segurança do produto, essa etapa também é responsável por criar uma experiência de compra positiva para o cliente. Fazendo isso, a chance de uma nova compra e fidelização aumentam!
Confira o artigo e conheça dicas para embalar encomendas e enviar produtos frágeis!
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Como Calcular o Frete do Produto e Pagar Menos no Envio;
- Como enviar encomendas? Confira o melhor tipo de frete para seu negócio;
- Envio Fácil: integre o serviço com as formas de pagamento do PagSeguro.
3 etapas para embalar um produto frágil com segurança
O primeiro passo para enviar uma encomenda de forma segura é separar os itens. Por exemplo, a embalagem de uma caneca de cerâmica deve ser diferente de um item de maquiagem.
Com os itens separados, é hora de identificar as particularidades de cada um. Procure conhecer os pontos mais frágeis e o que precisa de mais atenção na hora de embalar.
E falando em embalar, esse processo pode ter até 3 etapas. Confira:
Embalagem primária
Embalagem que fica mais perto do produto. O objetivo dessa etapa é encantar o cliente e transformar aquele momento em uma agradável surpresa. No caso da caneca, por exemplo, um papel de seda, com adesivo da marca, seria uma ótima embalagem primária.
Embalagem secundária
Aqui, já é preciso se preocupar com a proteção do item. O objetivo desta etapa é garantir que o produto não fique balançando dentro da embalagem terciária. Ainda pensando na caneca de cerâmica, é possível usar um plástico bolha, por exemplo.
Embalagem terciária
Também chamada embalagem de transporte, essa é a mais externa. Seu objetivo é proteger ainda mais o produto. Para a caneca, a embalagem terciária pode ser uma caixa de papelão grosso ou de madeira.
Cuidados ao enviar Mercadorias Frágeis
Além de saber como embalar os produtos frágeis, é preciso tomar alguns cuidados extras na hora despachar o item. E é sobre isso que você vai ver agora.
1. Conheça os protocolos da transportadora
Na hora do envio dos produtos frágeis, é preciso conhecer as especificações da transportadora. Por exemplo, em alguns casos, é obrigatório colocar itens de vidro em recipientes de madeira. No caso dos Correios, você pode consultar o Guia Técnico para entender as particularidades.
2. Embale cada item individualmente para reduzir o atrito
Para não ter choque ou atrito durante o transporte, o ideal é que cada produto tenha uma proteção única. Eles podem compartilhar a mesma embalagem terciária, por exemplo, mas precisam ter uma cobertura individual.
Ainda pensando na redução dos impactos, muitas vezes é necessário ocupar o espaço que sobra na caixa. Por exemplo, a caneca não pode ficar escorregando na caixa, por isso, é ideal preencher o vazio. Para isso, utilize jornais, papel picado ou isopor.
3. Use materiais rígidos para garantir a proteção contra estragos
Essa dica vale para todos os tipos de produto, mas especialmente para aqueles que são frágeis, prefira embalagens rígidas, que podem ser de papelão mais grosso ou madeira. Além de proteger o produto, ainda podem ser reaproveitadas pelo cliente.
4. Sinalize na embalagem que o produto é frágil
Na embalagem terciária (externa) coloque um aviso de que, ali dentro, tem um produto frágil. Além dos funcionários da transportadora terem maior cuidado com o manuseio, você fica protegido caso algo aconteça. Afinal de contas, você avisou sobre a fragilidade.
5. Tome cuidado ao empilhar as caixas
O cuidado com o manuseio não é só das transportadoras. O empreendedor também precisa ficar atento. Evite empilhar muitas caixas ou embalagens e, na hora de levar os itens para despachar, coloque em bolsas ou mochilas de forma que as caixas não fiquem se chocando.
Garanta que seu cliente desembrulhe o produto com cuidado
Você já entendeu como deve embalar o produto frágil e já sabe dos cuidados que deve ter no momento do despacho, agora falta a última etapa da experiência do cliente: o recebimento.
Lá no início, quando você está decidindo as formas de embalar, deve pensar que o usuário vai fazer o caminho oposto. Primeiro, a embalagem terciária, depois a secundária e, por último, a primária. Pense nesse processo como uma escalada de expectativa.
A embalagem mais externa, deve conter as informações básicas, mas ela pode vir com um carimbo da marca, já mostrando ao cliente qual é o item. Em seguida, a embalagem secundária pode vir com papéis coloridos, cheiro e brilhos.
Neste momento, o cliente já está entrando no universo da marca. Por fim, na embalagem primária, use adesivos, papéis diferenciados e bilhetes para agradecer a compra e parabenizar pela aquisição.
O Envio Fácil é uma opção que une segurança e praticidade
Agora que você sabe como enviar itens frágeis para seus clientes, faça isso de maneira segura e barata: escolha o Envio Fácil.
Com ele você une o serviço dos Correios, que é pioneiro, com o preço baixo e a praticidade que o PagSeguro proporciona.
Para quem quer enviar pequenos itens com segurança e preço baixo, pode usar a modalidade “Mini Envios”, a categoria dos Correios ideal para esses casos.