O que é uma Empresa de Capital Aberto? Entenda como elas funcionam e como investir em uma

Resumo do texto

  • Saiba o que é uma Empresa de Capital Aberto;
  • Entenda a diferença entre Capital Aberto e Capital Fechado;
  • Veja dicas para investir em Empresas de Capital Aberto.

 

Quando você compra uma ação na bolsa de valores, você se torna dono de um pequeno pedaço de uma companhia. Mas isso só acontece com as empresas de capital aberto.

Entenda o que são esses negócios, quais as diferenças para as de capital fechado, como investir e se tornar acionista.

Outros textos que podem ser do seu interesse:

Saiba Como Funcionam as Empresas de Capital Aberto

O que são Empresas de Capital Aberto?

São empresas onde o capital é formado por ações negociadas em bolsas de valores. É como se o valor total dela fosse repartido entre vários pequenos pedaços e eles fossem vendidos para quem quiser comprar. 

Quem compra essas pequenas partes se torna acionista da empresa.

Alguns exemplos de empresas de capital aberto são o Google, a Vale e a Ambev. Os acionistas se tornam sócios e possuem participação nos lucros e nas dívidas, conforme a quantidade de ações compradas.

Qual a diferença entre empresas de Capital Aberto e Capital Fechado?

Nas empresas de capital fechado, o valor total também pode ser dividido em ações, mas elas não são comercializadas na bolsa. São divididas entre os acionistas, que são fixos e, geralmente, fazem parte da família ou do quadro de diretores.

É possível comprar e vender ações de uma companhia de capital fechado, mas essa negociação não é feita de forma “aberta” e livre como na Bolsa de Valores. É uma transação fechada, feita entre comprador e vendedor, em um mercado não organizado.

Por que as empresas abrem capital?

Embora tenham que passar por rigorosos processos de controle e auditoria e fornecer algumas informações previstas na CVM e na Lei das SA. Ao abrir o capital, essas empresas  conseguem financiar suas atividades e investir na expansão mesmo sem terem dinheiro. Dessa forma, é um método seguro e eficiente para que possam haver melhorias e desenvolvimento no empreendimento.

Dica rápida para investir em Empresas de Capital Aberto

Agora que você já sabe o que significa comprar ações na Bolsa de Valores, veja algumas dicas para investir nas Empresas de Capital Aberto.

Veja se esse mercado está alinhado ao seu perfil de investidor

Investir em uma empresa significa que você está apostando naquela instituição. E, mesmo que você pesquise e avalie a situação da corporação, é um investimento que pode surpreender.

Por exemplo, você pode pagar R$10 na ação de uma empresa em crescimento. Porém, alguns dias depois, sai uma notícia de que ela não vai poder lançar um novo produto por problemas internos. A tendência é que ela perca valor e a ação desvalorize.

Uma dica antes de comprar ativos é saber como seu Perfil de Investidor se encaixa nos riscos envolvidos nesse tipo de investimento.

Abra sua conta no super app PagBank e aproveite as sugestões dos nossos especialistas

Se você tem o perfil indicado para comprar ações de uma Empresa de Capital Aberto, precisa saber onde aplicar o dinheiro, ou seja, saber como decidir quais ações comprar.

No super app PagBank, além de ter as opções das ações disponíveis, é possível contar com a sugestão de nossos especialistas, que vão selecionar as melhores empresas para você aplicar. Assim você consegue criar uma carteira diversificada, reduzindo riscos e aumentando os ganhos.

Seja iniciante ou experiente, no super app PagBank você pode começar a investir agora mesmo.

Faça o download do super app, abra sua conta e aproveite os investimentos!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”