Resumo do texto
- Descubra como surgiu a Black Friday;
- Quais são as tendências para 2023?
- Confira algumas dicas para vender mais nessa data!
Um dos momentos mais esperados pelos comerciantes está chegando: a Black Friday 2023! Neste dia, o movimento no comércio fica mais intenso e as vendas aumentam.
Para aproveitar a data, a chave é planejar! Desde as promoções até a campanha de divulgação, tudo deve ser pensado com antecedência.
Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Veja como preparar seu negócio para aproveitar a Black Friday 2023!
Como surgiu a Black Friday?
Embora seja um dia ansiosamente aguardado por muitos de nós por conta dos descontos irresistíveis, sua origem é menos comercial do que a data representa hoje.
Uma das teorias mais fascinantes nos leva de volta a 1869. Naquela época, dois investidores americanos bolaram um plano para monopolizar o mercado de ouro, esperando lucrar rapidamente.
Infelizmente para eles, o plano desandou quando o presidente dos Estados Unidos à época, liberou o ouro das reservas nacionais. O resultado? O valor do item caiu vertiginosamente em 24 de setembro, um dia que entrou para a história como a original “sexta-feira negra”.
Mas a associação entre “Black Friday” e mega promoções só veio a se popularizar entre as décadas de 80 e 90. E, acredite se quiser, somente em 2010 o Brasil abraçou essa tradição, que logo se tornou um marco no calendário de varejistas de todo o país.
Saiba quais são as tendências da Black Friday 2023
Antes de começar os preparativos para esse dia tão movimentado, vale a pena entender o que está em alta no mercado.
Por isso, separamos três iniciativas que tiveram sucesso no ano passado e devem retornar na Black Friday de 2023.
Frete como fator decisivo
Uma pesquisa mostrou que 75% dos usuários desistem da compra devido ao custo do envio. No contexto da Black Friday, em que o objetivo é conseguir a melhor oferta possível, o valor do frete é fator decisivo na decisão do consumidor.
Logo, se puder, ofereça descontos ou considere o frete grátis para conquistar mais clientes.
Diferentes formas de pagamento
Opções diversificadas na hora de finalizar a compra tornam a experiência do cliente mais personalizada, permitindo que ele opte pelo método mais conveniente.
Pix, QR-Code, link de pagamento e carteira digital já estão entre as formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros em 2023.
Assim, para brilhar na Black Friday, lojistas precisam ampliar suas alternativas de cobrança.
Live commerce
O live commerce, ou shopstreaming, é um evento virtual muito popular na Black Friday. Ele é realizado em plataformas de transmissão ao vivo, onde os vendedores, e até influenciadores, interagem em tempo real com o público e fazem o marketing de produtos.
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Dicas para preparar seu negócio para a Black Friday 2023
Além de preparar o negócio para se destacar e faturar mais na Black Friday 2023, é importante saber quais segmentos são mais procurados nessa época do ano. Apesar de ser uma data que pode ser aproveitada por qualquer área, algumas se destacam ainda mais:
- Eletrônicos;
- Moda e Acessórios;
- Casa e Decoração;
- Perfumaria e Cosméticos;
- Informática.
Isso não quer dizer que negócios de outro ramo não possam aproveitar a oportunidade! Toda empresa tem a possibilidade de faturar mais na Black Friday! Mas, para isso, é preciso se preparar!
Treine sua equipe de atendimento
A Black Friday é o momento perfeito para brilhar nas vendas! Com mais clientes comprando, seu negócio precisa estar pronto.
Certifique-se de que todos estejam atualizados sobre as promoções, regras e detalhes dos produtos. Um bom suporte nesses dias agitados pode não só encantar os consumidores, mas também conquistá-los para futuras compras.
Invista em promoções
Muitos consumidores desistem de fazer compras na Black Friday quando não encontram promoções realmente atrativas. Sendo assim, você precisa chamar a atenção do público com preços baixos e descontos surpreendentes.
Pense bem em como fazer isso, seja fazendo acordos com seus fornecedores ou ajustando seus preços de forma estratégica durante o ano.
Crie uma pré-campanha
Muita gente começa a procurar por ofertas mesmo antes da data oficial, seja para verificar se as lojas têm o item desejado ou acompanhar a variação dos preços.
Para aproveitar essa dinâmica, você pode informar os clientes sobre seus descontos com antecedência. Utilize suas redes sociais, e-mail marketing ou outra divulgação que atinja seu público-alvo.
Entenda seu comprador ideal
Ao entender a buyer persona, você poderá direcionar as estratégias de vendas e ações de marketing para o público certo, aumentando o impacto das suas promoções e as conversões.
Então, pesquise e analise dados demográficos, interesses, comportamentos de compra e preferências dos seus consumidores. Com base nessas informações, será possível personalizar as ofertas para atender aos desejos e necessidades das pessoas que se identificam com a sua marca.
Desenvolva uma estratégia omnichannel
Uma estratégia omnichannel (todos os canais, em português) é uma abordagem de marketing e vendas que integra perfeitamente lojas físicas, online, redes sociais e dispositivos móveis, proporcionando uma experiência única ao cliente.
Pense em como é vantajoso unir diferentes formas de vender. Assim, o usuário pode comprar online e pegar na loja física, ou até receber um e-mail com uma promoção de algo que ele olhou no seu site e comprar através do televendas.
Entenda como precificar corretamente os produtos na Black Friday
Acertar na precificação dos produtos é importante em qualquer época, e na Black Friday não é diferente. Nessa data, as pessoas esperam ofertas inesquecíveis, mas também não adianta sair fazendo uma queima de estoque sem planejamento.
A decisão da porcentagem dos descontos deve ser avaliada com cuidado. Calcule a sua margem de lucro com base no valor de cada item e o quanto precisará vender para compensar os abatimentos.
Só depois dessa análise é que você poderá decidir como serão suas promoções.
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- Receber mais de uma forma de pagamento na mesma compra;
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