Resumo do texto
- Veja o que é a experiência de compra e porque ela é tão importante;
- Saiba como melhorar a experiência do cliente na loja física;
- Confira estratégias para melhorar o momento da compra na loja online.
Para que o cliente tenha uma experiência de compra positiva, é preciso pensar em todas as etapas do caminho. Começando na busca pelo produto e indo até o pós-venda.
É essa relação positiva que faz com que o cliente volte para outras compras. Ou seja, é uma boa experiência que fideliza o usuário. E como buscar essa fidelização? É isso que vamos mostrar nesse texto.
Boa leitura!
O que é a experiência de compra?
É o conjunto de percepções que o cliente tem durante o processo de compra. Começa na pesquisa pelo produto ou serviço e vai até o pós-venda. No geral, é a impressão que a loja deixa naquela pessoa.
Qual a importância de oferecer uma excelente experiência, seja em loja física ou online?
Pesquisas mostram que 86% dos compradores estão dispostos a pagar um pouco mais caro por uma experiência diferenciada. Isso representa uma importante mudança no comportamento e o que é valorizado na hora da compra.
Encantar o cliente faz com que ele queira voltar e, quando alguém pedir uma indicação, ele não pensará duas vezes antes de falar o nome da sua loja. Seja ela física ou virtual.
Por isso é tão importante pensar em estratégias que melhorem a experiência de compra na sua loja.
Como melhorar a experiência de compra no PDV (Ponto de Venda)
As lojas físicas têm a oportunidade de oferecer ao cliente uma experiência de atendimento única. Mas não é só isso! Existem outras formas de encantar o público, saiba mais:
Deixe os clientes conhecerem seus produtos
Uma das vantagens da loja física é a possibilidade do cliente experimentar o produto. Então, tenha certeza que esse diferencial está sendo bem explorado e que o seu público pode interagir com os itens para realizar a escolha.
Melhore a experiência da fila do caixa
Especialmente após a pandemia, ficar muito tempo em uma fila para pagar não gera uma boa percepção no cliente. Para que isso não aconteça na sua loja, invista em mais caixas ou opções automatizadas, como totem de pagamento.
Traga sua loja virtual para a loja física
A tecnologia não deve ser usada apenas para o pagamento mais rápido. Se você possui uma loja virtual, pode instalar computadores no ambiente para que o cliente navegue e visualize outros produtos que não estão expostos.
Caso ele escolha um item que não está no estoque da loja física, o atendente já pode realizar o pedido com envio para a casa da pessoa, transformando uma situação negativa, de falta de produto, em uma experiência positiva.
Deixe a sua loja mais conectada
E já que estamos falando de tecnologia, você sabe o que é um “ambiente instagramável”? É a criação de um espaço que estimule as pessoas a tirarem fotos e publicarem em suas redes sociais.
O objetivo dessa estratégia é tornar a experiência de compra dentro da loja mais leve, estimulando a divulgação através de fotos. Monte um cantinho em que as pessoas se sintam mais confortáveis, com uma decoração atrativa e uma música ambiente.
Como melhorar a experiência de compra na loja online?
Para aperfeiçoar a experiência do cliente nas lojas virtuais, deve-se levar em consideração o ambiente de acesso, o momento de pagamento e a entrega do produto. Para isso, veja as dicas:
Deixe sua página mais atrativa e organizada
Se na loja física precisamos garantir a interação do cliente com os produtos, aqui é preciso ter certeza de que o usuário encontre o que procura de forma rápida e clara. Organize os itens por categorias e adicione um campo de pesquisa para facilitar a procura.
Por fim, não esqueça que seu site deve funcionar em todos os dispositivos, ou seja, ele precisa ser responsivo.
Checkout organizado e seguro
O pagamento precisa ser simples, mas com segurança. Reduza, ao máximo possível, o número de etapas que o cliente precisa passar para fazer o pagamento. Isso porque quanto menos tempo, melhor a experiência de compra.
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Invista em embalagens atrativas
A embalagem que chega no cliente é o primeiro contato físico que ele terá com a sua loja. Por isso, ela precisa causar uma sensação de amor à primeira vista.
Procure formas criativas de usar as cores da sua marca e aplique a identidade visual na embalagem. Quem compra precisa se sentir feliz ao se deparar com aquele objeto.
Além disso, considere utilizar pacotes que possam ser reaproveitados, assim, sua marca incentiva o consumo sustentável.
Ofereça mimos
Imagine que, após uma compra online, o produto chega em uma embalagem bonita e criativa e, quando aberta, ainda tem um brinde ou presente extra. Parece a experiência de compra perfeita, certo? Esse é o caminho para surpreender o cliente.
Além do mimo, pense em um recado agradecendo a preferência e incentivando o usuário a compartilhar o item nas redes sociais. A personalização na comunicação faz com que o cliente se sinta valorizado, melhorando sua percepção.
Tenha uma política de trocas clara e bem definida
Infelizmente, algumas vezes, o produto não atende às expectativas do cliente, seja por insatisfação ou tamanho errado, por exemplo. Mas esse momento pode ser uma boa oportunidade de melhorar a experiência de compra.
Informe, no momento da venda, a política de trocas da loja. Dê todas as informações que a pessoa vai precisar caso queira retornar o produto. Assim, a experiência após a compra será positiva, com todos os processos transparentes e claros.
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- criação de Loja Online;
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- extração de relatórios de vendas.