Resumo do texto

  • Entenda a importância de conhecer o comportamento do seu cliente;
  • Saiba quais fatores que influenciam nas decisões de compra dos consumidores;
  • Faça a diferença nas suas vendas conquistando o consumidor ideal.

Clique aqui e conheça o PagVendas!

 

Muitos fatores motivam o processo de decisão de compra dos clientes.  Se você possui um negócio é importante saber como o seu cliente se comporta ao realizar uma compra.

Então, para alavancar suas vendas, entenda o que influencia o comportamento do consumidor e como acontece o seu processo de decisão de compra!

Entendendo o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor nada mais é do que um conjunto de características dos seus clientes que te ajuda a entender como, onde e porque as pessoas decidem comprar.

Essas características revelam o que motiva o cliente, quais são os seus desejos e com essas informações você pode oferecer exatamente o que ele precisa. Percebe a importância?

A importância de conhecer o seu consumidor

Você já se perguntou por qual motivo o seu cliente compraria o seu produto? Por que ele escolheria você e não o seu concorrente? Quais são as necessidades de quem consome a mercadoria que você vende?

Conhecer o comportamento do consumidor auxilia nas estratégias de vendas. Assim, você pode criar, vender, melhorar o seu atendimento e valorizar o seu produto de maneira eficiente, entendendo o que o seu cliente realmente precisa.

Confira algumas vantagens de conhecer o comportamento do consumidor:

  • Ajuda na antecipação de tendências;
  • Facilita a comunicação de marketing para aumentar vendas;
  • Torna o atendimento ao cliente mais assertivo;
  • Contribui na melhoria do seu produto, afinal você saberá o que consumidor espera dele, conseguirá mapear as expectativas e necessidades;
  • Gera confiança;
  • Facilita o processo de vendas, você terá mais confiança e saberá convencer o seu cliente;
  • Auxilia na captação da nova clientela;
  • Contribui para construção da identidade do seu negócio;
  • Provoca a satisfação do seu cliente.

O que influencia no comportamento do consumidor?

São muitos os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, eles são divididos em alguns grupos e determinam as necessidades das pessoas de acordo com as suas condições. Cada fator tem uma série de características, e quanto mais características você souber sobre o seu consumidor, mais você vai entender o seu comportamento e o que o levou a realizar uma compra.

1.Fator Cultural

A cultura é o conjunto de comportamentos, valores, referências, tradições e percepções que cada pessoa adquire através da vida em sociedade. É através da cultura que criamos julgamentos e interpretações das coisas ao nosso redor, portanto ela tem um grande impacto nas decisões de compras.

Dentro da cultura, ainda existe a subcultura, que são os grupos sociais menores, como regiões geográficas, grupos raciais, religiões etc. A partir destas características entendemos muitas das necessidades dos consumidores.

2.Fatores Sociais

Pessoas possuem valores e interesses similares com a realidade em que vivem. Isso diferencia os seus hábitos, já que a classe social reflete ainda mais os desejos de compra dos indivíduos.

Dentro do fator social, também existem os grupos de referência que são os formadores de opinião, geralmente personalidades fortes, famosos, artistas ou os tão populares influenciadores digitais.

3.Fatores Pessoais ou Demográficos

São as características pessoais de cada consumidor, como idade, gênero, ocupação, estilo de vida, estado civil, entre outros. E cada uma dessas características vai nos dando dicas sobre o cliente ideal.

Por exemplo, a idade nos ajuda a identificar o que exatamente o consumidor pode ou não comprar. Já o estilo de vida, expresso nas opiniões e ideais, nos ajuda a perceber interesses específicos. Um bom exemplo disso é o veganismo. Pessoas veganas só irão consumir produtos sem origem ou sem serem testados em animais.

4.Fatores Psicológicos

São os padrões de pensamentos e ações dos consumidores. Em resumo, as motivações e os desejos que o fizeram efetuar a compra.

Faz parte do fator psicológico também a aprendizagem do consumidor, suas experiências e os seus conhecimentos refletem na sua decisão de compra.

Processo de decisão de compra

Agora que você já sabe o que de fato influencia um cliente a comprar, entenda como acontece o processo de decisão de compra. A escolha de um produto, começa muito antes do ato da compra. Isso mesmo! Existem 6 etapas importantes pelas quais o cliente passa de forma consciente ou inconsciente e conhecer esse processo ajuda você a vender mais e melhor!

Entenda etapa por etapa na imagem abaixo:

 

Faça a diferença nas suas vendas

Conhecer o seu público e o comportamento do consumidor não é apenas uma estratégia para boas vendas, saber as principais características que formam os seus clientes te ajuda a melhorar o seu produto e estabelecimento, além de criar um vínculo entre você e quem gosta do seu produto, transformando este relacionamento em parceria e confiança.

Com o PagVendas você tem uma ferramenta completa na palma da sua mão para gerir o seu negócio de forma simples. Além de ajudar na gestão dos seus produtos e clientes, você terá tempo de sobra para focar em ações de marketing inteligentes que irão aperfeiçoar a relação com o comportamento do seu consumidor.

Para simplificar a rotina do seu negócio, você pode:

    • Analisar e acompanhar todas as vendas, inclusive vendas fiadas;
    • Controlar a frente de caixa em tempo real;
    • Administrar seu estoque e registrar produtos com facilidade;
    • Emitir notas fiscais para seus clientes (algo muito importante para a apuração de impostos!);
    • Gerenciar os contatos dos clientes com praticidade;
    • Emitir relatórios de desempenho sempre que quiser.
    • Criar uma Loja Online e abrir uma nova opção para seus clientes.

Clique aqui e conheça o PagVendas!