Fornecedores para loja virtual: saiba como achar sem cair em ciladas!

Resumo do texto

  • Entenda o que o negócio procura em um fornecedor;
  • Veja 6 perguntas que devem ser feitas na hora de analisar o parceiro;
  • Saiba como fazer a sua parte no relacionamento com o fornecedor.

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Só quem é empreendedor sabe a importância de ter bons fornecedores com serviços de qualidade, preço justo e tempo de entrega vantajoso.

E, enquanto não encontra um bom fornecedor para loja virtual, o empresário acaba tendo prejuízo no negócio. Como ninguém quer perder dinheiro, esse artigo vai te ajudar a escolher bons fornecedores em 3 passos!

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Dificuldade para manter um bom relacionamento com os fornecedores da sua loja virtual? Mude essa situação!

Antes de partir para a pesquisa é importante falar que, assim como todo relacionamento, essa relação também é uma via de mão dupla. Ou seja, se você quer um bom fornecedor para loja virtual, seja um bom cliente!

E para isso, fique atento a alguns pontos:

  • realize pagamentos em dia, sem atrasos;
  • faça os pedidos com antecedência, especialmente em datas comemorativas;
  • mantenha as obrigações fiscais em dia.

No final, veja uma dica especial para te ajudar a cumprir a sua parte!

1. Para evitar prejuízos, entenda o que você precisa!

Na busca por fornecedores, o primeiro passo é olhar para dentro. Entender o que está buscando para, depois, procurar quem pode atender aquelas necessidades.

Para ajudar a visualizar essa busca, vamos imaginar uma situação hipotética. Carol está em busca de empresas de tecido para sua loja de blusas. Neste caso, o primeiro passo é definir alguns pontos:

  • Selecionar os produtos necessários

Faça uma lista daqueles itens que você necessita de fornecedor. Carol pode estar precisando de tecidos, mas está satisfeita com os fornecedores de linha, por exemplo.

  • Estabeleça a quantidade ideal

Analise os últimos pedidos feitos e saiba qual o estoque inicial. Uma alternativa é fazer a média das quantidades dos últimos 6 meses (ou mais). Esse número será essencial na hora de fazer a negociação dos valores.

  • Determine o prazo que você precisa

Quanto tempo é preciso para receber o item, preparar e colocar para vender? Carol sabe que precisa do tecido em mãos para criar a peça. Ou seja, o prazo pensado tem que considerar tudo. Para saber esse dado, calcule o tempo desde o pedido ao fabricante do tecido até o envio para o cliente.

  • Estude quanto dinheiro pode investir em estoque

Talvez o fornecedor que pareça ideal só entregue a partir de uma determinada quantidade e o valor fique muito alto. Não entre em dívidas e prejudique a saúde financeira da empresa! Dar um passo maior do que a perna é o motivo para muitos negócios acabarem.

  • Considere a capacidade física do estoque

Já pensou se a Carol faz um pedido e depois não tem onde guardar todo aquele material? Ele pode acabar sofrendo danos e ela ficar no vermelho! Para quem tem loja virtual, muitas vezes o espaço de armazenamento é a própria casa. Leve isso em conta na hora da compra.

  • Avalie a necessidade de pronta entrega ou encomenda

Carol tem a opção de vender suas roupas sob encomenda. Neste caso, ela precisa avisar ao consumidor o tempo de produção. Assim, é possível comprar apenas aquilo que vai precisar. Essa é uma decisão de cada negócio e deve ser pensada considerando o segmento da empresa. Será que o seu público compraria sob encomenda?

2. Agora, veja 6 questões importantes para contratar um fornecedor

O primeiro passo está dado e o empreendedor já sabe tudo que procura. Chegou a hora de começar a pesquisar e avaliar as opções.

E para essa etapa, 6 perguntas ajudam a definir se aquele é um bom fornecedor para a loja virtual.

  • O fornecedor atende a necessidade de estoque mínimo?

O estoque mínimo é aquela quantidade extra que garante que a empresa não pare seus trabalhos até chegar uma nova remessa.

Se a Carol usa 3 metros de tecido por dia e precisa de 2 dias para a entrega de uma nova remessa, ela tem que ter 6 metros extras. O fornecedor precisa cumprir as necessidades do negócio para não gerar prejuízos!

  • Ele cumpre com os prazos necessários?

Complementar à pergunta acima, é necessário saber se o abastecedor cumpre com os prazos combinados. E isso não é só sobre a entrega, mas também sobre resposta de orçamento, envio de nota fiscal e outros processos.

Imagina se o pedido atrasa e a Carol fica sem o tecido? Ela vai ter problemas nas entregas e pode acabar perdendo clientes!

  • Está em conformidade com as regras e leis do setor?

Cada segmento tem regras e leis específicas. Por exemplo, em caso de produtos alimentícios, é preciso saber que a empresa de onde vai comprar cumpre as regras do mercado e entrega itens de qualidade.

Na dúvida, não faça negócios com empreendimentos que não garantam o cumprimento das leis. Caso contrário, você pode ser multado e, até mesmo, ser obrigado a fechar por comercializar itens indevidos.

  • Há uma boa comunicação e troca de informações importantes?

Todo relacionamento precisa de boa comunicação. Isso vale para as pessoas, mas também para as empresas. O fornecedor ideal precisa estar aberto para tirar dúvidas, discutir possibilidades e negociar.

  • Ele se mostra proativo?

Quando uma data comemorativa se aproxima, os pedidos devem aumentar. Nesse momento, o empreendedor tem que estar pronto para lidar com o pico de vendas. Um bom fornecedor tem que se mostrar proativo.

  • As opções de pagamento atendem às minhas expectativas?

Cada negócio tem um fluxo financeiro próprio. Então, é importante que a empresa escolhida para comprar o material possa se adequar à melhor forma de pagamento para o empreendedor.

No caso da Carol, ela precisa receber o tecido para criar as peças e, só então, vender. Ou seja, ela precisa de um fornecedor que possa oferecer um tempo maior de pagamento, já que seu fluxo é longo.

Se conseguiu responder todas as perguntas com “sim”, pode comemorar! Você encontrou um bom parceiro para o negócio.

3. Construa um bom relacionamento e faça sua parte!

As necessidades do empreendimento foram mapeadas e os fornecedores foram analisados para saber se seria um relacionamento saudável. Agora, é hora de voltar ao que foi falado lá no início: o relacionamento entre as partes!

E para que esse relacionamento seja duradouro e vantajoso para os dois lados, é importante fazer a sua parte!

No dia a dia, é necessário ficar de olho no movimento do estoque para fazer o pedido com antecedência. Assim, seu negócio fica mais organizado e o fornecedor tem um prazo justo para entregar o que precisa.

Além do prazo do pedido, não deixe de fazer os pagamentos em dia e respeite o que for combinado entre as duas partes. Seja um bom cliente para o seu fornecedor e aproveite as vantagens de ter um parceiro no seu negócio!