Resumo do texto
- Veja as vantagens de vender pela internet e quais os melhores nichos investir;
- Confira dicas e estratégias para vender online e fazer o seu negócio crescer;
- Entenda o passo a passo de como criar uma estratégia digital perfeita para as suas vendas.
Os consumidores estão trocando seus hábitos de consumo, e boa parte dessas mudanças envolve o uso da internet. Se antes comprar online era uma alternativa, hoje isso está se tornando cada vez mais comum.
Vender online é uma excelente forma de melhorar os resultados e fazer seu negócio crescer, mas é preciso conhecimento para colocar as mudanças em prática.
Preparamos um guia com algumas das estratégias voltadas para o comércio online, principalmente para quem vai começar com vendas digitais.
Acompanhe a leitura e anote as nossas dicas!
Por que vender na internet?
A resposta é simples: porque as vendas online não param de aumentar! Em 2020, o comércio eletrônico registrou crescimento de 73,88%.
É preciso entender que as pessoas estão em busca de formas simples para resolver seus problemas. O super app é um excelente exemplo. Quem quer praticidade para cuidar do dinheiro sem precisar ir à uma agência bancária encontra na conta PagBank uma solução para acabar com a necessidade de ir ao banco, pegar fila e enfrentar a burocracia.
A mesma lógica se aplica na hora de comprar. Seja pelo conforto, pela segurança ou até pela falta de tempo, o consumidor está cada vez mais disposto a realizar suas compras sem sair de casa.
Ainda não está convencido da importância de vender online? Então confira alguns dados bem interessantes:
Conheça alguns segmentos que são tendências nas vendas online
Nos últimos anos, os hábitos de consumo mudaram muito e com isso as pessoas passaram a realizar mais compras pela internet. De acordo com uma pesquisa de mercado, houve uma grande crescente em alguns nichos do e-commerce, confira.
- Alimentação: de acordo com a pesquisa, 47% das pessoas estão gastando mais com comida, seja com pedidos delivery ou compras de refeições prontas congeladas;
- Produtos de limpeza: este foi um nicho que disparou no último ano em comparação aos anteriores, o consumo de produtos de limpeza subiu 45%. Com as pessoas ficando mais em casa esta procura se tornou maior;
- Produtos de higiene pessoal: a procura por produtos de higiene pessoal cresceu 43%, agora é possível encontrar esses itens com mais facilidade para vender online e até realizar pedidos via delivery;
Tendências no comportamento do consumidor
Assim como os hábitos de consumo mudaram, o comportamento do consumidor também se transformou. Com um maior acesso a internet eles se tornaram mais exigentes ao comprarem online. De acordo com uma pesquisa feita pela Nuvemshop essas são as tendências dos consumidores para o mercado.
- Redes sociais: as vendas feitas através das redes sociais aumentaram 34%, sendo que 84% dos consumidores utilizam o Instagram como canal para realizar compras;
- WhatsApp: esse aplicativo de mensagens é o principal meio de comunicação para atendimento ao consumidor. 95% dos clientes se sentem satisfeitos com o serviço através do WhatsApp;
- Proximidade e praticidade: os clientes buscam por negócios que se importam e criam uma relação com os consumidores, trazendo soluções verdadeiras para os seus problemas;
- Marcas inclusivas: não basta apenas mostrar representatividade, os consumidores aprovam marcas inclusivas que se posicionam de forma efetiva e buscam fazer a diferença apoiando as minorias;
- Experiência do usuário: o público está mais exigente em relação a usabilidade dos diferentes meios online para realizar compras, buscando uma melhor experiência ao usuário. Um bom exemplo é a estabilidade das páginas, velocidade de carregamento e praticidade no momento de fechar alguma compra.
Quais nichos são os campeões de vendas?
Vem ano, passa ano e, apesar das novas tendências surgindo a todo momento, existem nichos que sempre vendem bem. Segundo o “Relatório anual do e-commerce em 2020 e tendências para 2021” alguns segmentos tem um bom volume de procura e também tickets médios (que é a média do valor das compras feitas pelos consumidores) atrativos.
Confira alguns desses nichos e algumas sugestões de produtos que não podem faltar na sua loja:
- Eletrônicos: smartphones, notebooks computadores, videogames, fones de ouvido e tablets;
- Artigos de moda: roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, roupas intimas lingerie;
- Viagens e turismo: passagens, malas e bolsas de viagem, hospedagens, aluguel de carros;
- Acessórios de moda: cintos, bolsas, carteiras, brincos, colares e outras bijuterias.
Está começando a vender na internet? Anote essas dicas!
As vendas online podem parecer simples, mas a concorrência é muito grande, afinal, todas as oportunidades estão disponíveis no mesmo lugar: a Internet. Isso significa que você precisa de destaque, e isso não acontecerá sem um pouco de estratégia.
Mais do que vendedor: seja um empreendedor
Não basta apenas querer vender o seu produto, para garantir resultados com vendas na internet é preciso ter uma visão mais ampla do negócio. Isso significa pesquisar bem o segmento da sua loja, entender o que o cliente quer, cuidar da experiência do mesmo na hora da compra, e, claro, ficar de olhos abertos para controlar bem os resultados.
Lembre-se que você é mais do que um vendedor de produtos, você está montando seu negócio, e esse esforço requer mais dedicação.
Divida as etapas de trabalho
Reparta seu trabalho em 3 etapas:
- pré-venda,
- venda;
- pós-venda.
Na pré-venda estão os esforços para atrair clientes e divulgar os produtos. Na venda se concentram as tarefas para fechar negócio, ou seja, os cuidados com a experiência do cliente na sua loja, as formas de pagamento oferecidas e as negociações com as pessoas.
No pós-venda entra o relacionamento. Você precisa seguir se comunicando com seu cliente e oferecendo novas oportunidades para que ele volte a comprar (e para torná-lo um consumidor fiel à sua marca).
Faça um planejamento de todas as etapas separadamente e entenda todas as fases que o seu produto irá percorrer até chegar ao seu cliente. Isso ajuda na criação de um plano B contra imprevistos nestes setores.
Dê bastante atenção ao gerenciamento financeiro do negócio
A gestão financeira é muito importante para o crescimento de qualquer negócio.
Quando um bom controle é realizado esses são os principais efeitos:
- aumento da organização;
- redução nos gastos;
- diminuição das chances de fechar o mês no vermelho;
- fim de erros estratégicos simples (como esquecer de registrar uma venda ou esquecer de fazer um pedido com um fornecedor);
- facilidade para planejar o futuro do seu negócio.
Organize seu estabelecimento, registre as entradas e saídas de dinheiro, faça um bom controle no estoque e use o faturamento com sabedoria para ter mais tranquilidade e controle em sua rotina.
Estratégias de vendas online para fazer o seu negócio crescer
As estratégias servem para facilitar o processo de vendas. Elas nada mais são do que alguns métodos para fazer com que seu empreendimento tenha destaque no mundo virtual e conquiste mais e mais clientes.
Vender online exige planejamento e muito estudo, quanto mais conhecimento você tiver nesta área, melhor será seu resultado, portanto, veja algumas dicas estratégicas e saiba como dar o primeiro passo nesse segmento:
Tipos de pesquisa de mercado e indicação de plataformas
Com a alta competitividade na internet é necessário conhecer o público e o nicho em que o seu negócio está inserido. Com essas informações em mãos fica muito mais fácil criar as estratégias para vender online.
A pesquisa é fundamental para este processo, com ela você vai saber como o mercado está evoluindo e quais são as necessidades dos seus clientes.
Elas servem para entender melhor sobre alguns pontos específicos, como formas de pagamento preferidas, e até para saber quem é seu cliente e quais são as características mais comuns dentre os consumidores do seu negócio.
Você pode fazer pesquisas para analisar fatores como:
- meios de pagamento;
- quais são as marcas concorrentes que despertam o interesse do seu público;
- satisfação das pessoas que compram com você;
- pontos gerais de melhoria para simplificar a compra para o cliente;
- a imagem que a sua marca passa para os seus clientes.
Na hora de fazer pesquisas você pode usar algumas plataformas para montar questionários, confira uma lista com algumas sugestões:
- Google Docs;
- Typeform;
- Survio;
- SurveyMonkey;
- Mindminders.
Quer vender mais pela internet? Estamos aqui para te ajudar nessa missão!
Agora que você já sabe como fazer para vender na internet e quais são as melhores estratégias para o seu negócio está na hora de contar com um banco que ajude na sua organização financeira.
O PagSeguro PagBank oferece as melhores ferramentas para simplificar a sua rotina de negócios, criar sua loja online usando o PagVendas, maquininhas que cabem no seu bolso e com as menores taxas e muito mais.
Nossos clientes têm à disposição soluções simples para organizar seus negócios e um banco completo e grátis na palma da mão que oferece:
- TEDs grátis e ilimitados;
- PagBank Saúde para cuidar de você e da família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
- Cartões internacionais gratuitos para usar suas compras e pagamentos;
- Oportunidade de aplicar nos CDBs PagBank e Fundos de Investimento disponíveis no super app;
- Cashback comprando no Shopping PagBank;
- Recarga de celular pelo super app.