Veja como vender online e aumentar o faturamento do seu negócio!

Resumo do texto

  • 13 dicas para você vender online;
  • Entenda a importância da gestão do negócio;
  • Métodos de pagamento para vender pela internet.

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Não dá para negar que levar o negócio para o ambiente digital aumenta o alcance e a possibilidade de atingir mais pessoas. Atualmente, saber como vender online não é apenas um luxo, mas uma necessidade.

E os caminhos para trilhar são muitos: você pode optar por começar as vendas online pelas redes sociais e aos poucos ir crescendo, até ter seu próprio site. Ou você pode usar a rede mundial de computadores para melhorar o atendimento e, assim, criar um público fiel.

Ter a possibilidade de atuar com vários canais, alcançando diferentes pessoas e vender mais, faz com que as vendas online sejam importantes para o sucesso. Você já sabe como vender pela internet? Então confira!

Como vender online e expandir seu negócio? Confira as melhores dicas para e-commerce

Ficou claro que vender online é importante para um negócio que quer crescer, certo? Esse não precisa ser seu único ponto de venda. Usar a internet para vender não impede que as transações físicas continuem acontecendo.

Mas para que você saiba como vender pela internet, confira essas dicas e prepare-se para arrasar no digital!

Defina uma estratégia

Antes de ingressar comercialmente no ambiente online, é preciso definir uma estratégia de como você vai vender online. Quais os canais serão utilizados? Você vai começar vendendo pelas redes sociais ou já irá criar uma loja virtual? O atendimento será feito via WhatsApp ou apenas pelo e-mail?

Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas nesta etapa. É claro que, depois que a operação começar, você pode rever o caminho, mas não deixe de planejar tudo que puder.

Analise a concorrência

Procure saber o que os concorrentes diretos e indiretos estão fazendo. Não quer dizer que você vai fazer algo igual, mas você pode a partir deles entender como o público está se comportando na internet.

Por exemplo, se todos os seus concorrentes estão migrando para uma nova rede social, é possível que o seu público-alvo esteja lá também. Tente entender as movimentações do mercado para não ficar para trás!

Escolha o que vender online

Se você possui uma loja física e quer migrar para o ambiente online, mas não sabe o que vender na internet, não precisa levar tudo de uma só vez. 

Lembre-se que os produtos comercializados no digital precisarão ser enviados por Correios ou transportadora, ou seja, a logística deve fazer parte da decisão. Uma dica é começar com o portfólio reduzido. Assim a gestão fica mais assertiva, aplacando o risco de uma possível desorganização prejudicar as vendas.

Outros fatores que podem influenciar na escolha do catálogo de produtos:

  • Disponibilidade em estoque e facilidade de reposição;
  • Custo de produção e preço final;
  • Demanda do mercado;
  • Catálogo de produtos da concorrência.

Dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual

Defina o seu público-alvo

Entender o público-alvo e a persona do seu negócio, vai influenciar diretamente nas decisões de como vender online. Isso porque é preciso entender quais canais e expectativas você precisa atender.

Em determinada situação, suponha que a sua persona é um público com mais de 30 anos, talvez não faça muito sentido investir em um TikTok ou venda exclusivamente pelo Instagram.

Saiba como fazer a precificação

A forma de calcular o custo e o preço de um produto muda quando a venda é feita pela internet. Isso porque, neste caso, você não tem despesa com aluguel de um ponto, por exemplo.

Em compensação, precisa considerar outros itens, como embalagens reforçadas e o tempo de entrega. Esse tipo de variável pode influenciar na forma que você precifica seus produtos. Portanto, refaça as contas ao passar a vender online!

Ofereça multicanais aos clientes

Você tem amigos que amam ligação e outros que não atendem nunca o telefone, certo? Esse é um exemplo simples de como as pessoas têm preferências diferentes quando o assunto é atendimento. Por isso, para contemplar todos os seus clientes, ofereça mais de uma opção de canal de venda e atendimento.

Redes sociais, loja virtual, WhatsApp e e-mail são algumas “portas” que você pode oferecer no seu negócio digital. Deixe os usuários escolherem o que eles preferirem.

Cuide bem da gestão

Fique de olho na gestão do negócio. Quando você começa a vender online, é normal ter que readaptar algumas rotinas. As transações podem acontecer a qualquer momento, então, assim que acordar, você pode ter pedidos feitos durante a noite, por exemplo. 

A facilidade de poder tocar uma loja online de qualquer lugar, até mesmo da sala da sua casa, não pode ser sinônimo de falta de organização. Procure preparar seu dia a dia para lidar com a parte administrativa e financeira do negócio.

Conte com um parceiro para cuidar da gestão da empresa. Com o PagVendas você tem controle de vendas, estoque e processos do negócio!

Tenha uma equipe preparada e bem treinada

Se você não consegue fazer a gestão completa do negócio sozinho, tenha colaboradores. Eles vão te ajudar a chegar ainda mais longe, reduzindo a chance de cometer erros no caminho. 

Mas para isso, eles precisam ser treinados conforme as necessidades da sua empresa. Considerando que seu negócio é virtual, nesse caso é preciso que sua equipe saiba como atualizar os pedidos e responder a eventuais dúvidas.

Repense a logística do seu negócio

Uma das principais dicas de vendas online é a adequação da logística do negócio. Como dissemos anteriormente, na internet, os pedidos podem entrar a qualquer momento, então você pode acordar e perceber que determinado produto esgotou.

Isso também vale para o processo de embalagem do produto, armazenamento e envio. Dependendo do fluxo de compras, inclua uma ida aos Correios ou vá ao ponto de coleta de transportadoras diariamente.

Com o Envio Fácil, você já tem a etiqueta pronta!

Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação que utiliza conteúdos úteis para aumentar o alcance. 

Considere que uma marca de roupas pode convidar pessoas influentes em determinado segmento para falarem de seus trabalhos enquanto usam peças da marca.

Assim, você atrai o público que está interessado no conteúdo criado e divulga os produtos “em segundo plano”.

Trabalhe com anúncios

A mídia paga, no caso a criação de anúncios na internet, é uma estratégia que permite às marcas atingir pessoas novas, que estejam procurando por aquele produto ou serviço.

Isso porque a segmentação dos anúncios te direciona para um público que possui maior probabilidade de consumir o que você está oferecendo. Além disso, o custo de mídia paga na internet é menor do que nos meios tradicionais.

Participe de um marketplace

O marketplace funciona como um grande shopping na internet. É o local onde diversas lojas podem “abrir seu espaço” e usar a estrutura oferecida para vender mais, como a plataforma Amazon, ela é um marketplace.

Estar em um marketplace é vantajoso para vender online, pois te dá alcance e traz novos usuários. Além disso, permite que você tenha uma loja online sem precisar se preocupar com a estrutura de pagamento e gerenciamento de pedidos. Tudo fica disponível no painel de controle do usuário.

Escolha os meios de pagamento certos para seu negócio!

Saber como cobrar dos clientes ao vender online é importante para passar segurança e tranquilidade para os consumidores. Isso porque comprar na internet ainda gera algumas inseguranças no público.

Então, para você que está aprendendo como vender online, confira algumas soluções que podem te ajudar nessa etapa:

Checkout PagBank

Para quem vai vender pela internet por uma loja virtual, o checkout PagBank é de fácil integração e traz toda a segurança para as transações financeiras. Com criptografia de ponta a ponta, os dados do usuário e da sua loja ficam protegidos.

Link de Pagamento

Se você quer vender online, mas não quer usar uma loja virtual, o Link de Pagamento do PagBank é o seu parceiro. Com poucos cliques, você cria um link único e compartilha como preferir, por redes sociais, WhatsApp ou e-mail. Nele, é possível configurar opções de parcelamento, custo do frete e data de expiração.

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