Fundos de ações: o que são, como funcionam e como investir

Resumo do texto

  • Veja como é investir na bolsa de valores sem adquirir diretamente ações de empresas;
  • Conheça os retornos que os fundos de ações dão aos investidores;
  • Saiba qual fundo de ações é o mais adequado para você.

 

Já pensou em investir em ações, mas acha a operação complexa? Aplicar em fundos de ações é a maneira mais simples de entrar na bolsa de valores sem ter que se preocupar em selecionar as melhores oportunidades no mercado acionário.

Assim como em todos os fundos, quem escolhe quais papéis irão compor o fundo de ações é um gestor especializado, ou seja, é ele quem toma a decisão de quais ações comprar ou vender. Cabe aos investidores apenas escolherem o fundo e aplicar.

Fundos de ações são uma ótima opção para quem está em busca de retornos potencialmente maiores que os de renda fixa e quer aproveitar os ganhos da bolsa de valores. Conheça mais sobre esse fundo de investimento, como funciona e se eles se adequam ao seu perfil de investidor.

O que são fundos de ações?

Fundos de ações têm como principal objetivo investir o dinheiro das cotas na Bolsa de Valores, mais precisamente em ações de empresas que estão disponíveis no pregão (que é a compra e venda de ações na Bolsa).

Um fundo só pode ser classificado como fundo de ações se os gestores investirem no mínimo 67% do valor das cotas em ações. Essa definição segue as diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Mas, quais são os ativos que compõem esses fundos?

Os fundos de ações podem ser compostos por bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de fundos de ações e cotas dos fundos de índice de ações ou BDRs. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são ações emitidas por empresas no exterior e que são negociadas na bolsa de valores do Brasil como certificados de ações.

Tipos de fundos de ações

Existem diferentes tipos de fundos de ações que variam conforme a política de investimento do fundo. Essas políticas definem as regras para a composição da carteira e estratégia que o gestor pode adotar no fundo. Para escolher o ideal, é preciso conhecer seu perfil de investidor e escolher qual tipo atende melhor seus objetivos.

A ANBIMA divide os fundos de ações em dois níveis: 2 e 3. Dentro dos fundos de nível 3, as ações podem ser classificadas em passivo e ativo.

Como funcionam os fundos de ações?

O dinheiro de todos os cotistas participantes é somado, formando o patrimônio do fundo. Com essa quantia em mãos, os gestores aplicam em diversas ações disponíveis no pregão da Bolsa de Valores, selecionando aquelas que foram analisadas como boas oportunidades de ganho.

Um fundo de ações precisa aplicar, no mínimo, 67% do valor das cotas em ações. Os outros 33% podem ser aplicados em outros produtos do mercado financeiro.

A distribuição dos lucros segue uma proporção. Cada cotista recebe de acordo com a quantidade de cotas adquiridas, ou seja, quem adquire mais cotas recebe mais rendimentos

Confira mais alguns detalhes importantes:

Rentabilidade

O rendimento dos fundos de ações acompanha o desempenho das ações presentes na carteira do fundo diariamente.

Vale lembrar que os fundos de ações possuem volatilidade, então, podem ocorrer variações bruscas no valor das cotas, de acordo com as mudanças de preço do mercado acionário.

Tributação

Há a incidência do imposto de renda nos fundos de ações, porém, não há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no caso de resgates em um período menor do que 30 dias da data da aplicação, como ocorre com os demais fundos de investimento.

O imposto de renda é recolhido conforme a rentabilidade do fundo e somente na ocasião do resgate. Se no período de um ano a aplicação teve rendimento de 10%, é cobrada uma alíquota de 15% sobre o valor do rendimento, ou seja, 1,5% é imposto e 8,5% é o resultado final do investidor. Neste caso, o IR é recolhido direto da fonte.

Taxas

Assim como em outros fundos, nos de ações também há a taxa de administração, que é divulgada como um percentual anual, mas a cobrança não acontece somente uma vez por ano, mas sim diariamente, de forma proporcional. Esta taxa recai sobre o patrimônio aplicado pelo investidor.

Nos fundos de ações também pode existir a taxa de performance, que é uma remuneração com base no resultado do fundo. Funciona como um bônus cobrado pelo gestor do fundo por ter entregado ao investidor uma rentabilidade superior à de um referencial previamente combinado. Nos fundos de ações, o referencial normalmente é o Ibovespa.

Resgate

É aquele momento que você resgata o valor investido em determinada aplicação. Normalmente, os fundos de ações possuem um prazo de resgate de 30 dias, porém também existem diversas opções com resgate em poucos dias.

Vantagens e desvantagens de investir em fundos de ações

Investir em fundos de ações é uma ótima maneira de começar a aplicar seu dinheiro no mercado acionário e diversificar a carteira com renda variável.

O investidor não precisa se preocupar com imposto de renda, o administrador do fundo faz todo o cálculo e recolhimento para o investidor, que somente informa para a receita anualmente que já pagou o imposto devido, sem cobrança em duplicidade na declaração anual.

Além da gestão especializada, é possível investir em fundos de ações com aplicações iniciais baixas.

Como investir em fundos de ações?

Para começar a aplicar nesses fundos não existe segredo. Você pode fazer tudo pelo super app PagBank. Basta abrir sua conta grátis, acessar o super app PagBank e conferir as opções de fundo de ações disponíveis. O caminho é simples:

  1. No menu principal, acesse a aba Produtos e Investimentos;
  2. Clique em Aplicar meu dinheiro;
  3. Escolha a opção Fundos de Investimento;
  4. Confira as opções de fundos de ações;
  5. Clique em Investir para confirmar sua aplicação.

No super app você tem mais do que um banco completo e grátis na palma da sua mão, você pode fazer seu dinheiro render mais aplicando em Fundos de Investimentos e CDBs, que oferecem mais rentabilidade para você e toda a simplicidade que você precisa para começar a investir.

Quer conhecer mais sobre as opções que oferecemos para você?

Baixe grátis o super app e conheça os CDBs PagBank

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”