Resumo do texto
- O que é e como funciona o golpe da maquininha de cartão?
- Proteja-se desse tipo de fraude com nossas dicas;
- Caiu em um golpe? Saiba o que fazer!
Usar cartões de crédito e débito é uma forma conveniente de fazer compras e pagamentos. Porém, é preciso ter cuidado para não cair no golpe da maquininha de cartão e acabar perdendo dinheiro.
Esse tipo de fraude tem se tornado cada vez mais comum, prejudicando consumidores desprevenidos. A melhor maneira de se proteger é aprender sobre o golpe para identificar quando algo está errado, e assim, não cair na armadilha.
Neste conteúdo, confira dicas de como evitar o golpe da maquininha e o que fazer caso seja vítima dessa fraude.
Outros golpes que você precisa ficar de olho:
- Golpe do Falso Intermediário: o que é e como se proteger?
- Golpe do Funcionário Falso: saiba como se proteger!
- O que é phishing e como identificar golpes por e-mail!
O que é o golpe da maquininha de cartão?
Nesse golpe, os criminosos utilizam uma máquina de cartão falsificada ou manipulada com o propósito de extrair dinheiro ilicitamente das vítimas ou para clonar as informações dos seus cartões.
Como ele funciona na prática?
A aplicação desses golpes utilizam-se de engenharia social, e podem ocorrer de diversas formas, como:
Golpe do visor danificado ou escondido
O fraudador apresenta uma maquininha com o visor quebrado ou coberto por um adesivo, sendo impossível verificar o valor real da transação. Para contornar o problema, ele sugere que a vítima confira o valor da operação através do aplicativo em seu próprio celular. No final, o valor cobrado é maior do que o apresentado no momento da compra.
Golpe do visor adulterado
Neste caso, o golpista instala um visor adulterado na maquininha. Com isso, ele consegue cobrar um valor maior do que a compra realizada pelo cliente e enganá-lo apresentando o valor combinado.
Outros tipos de golpe envolvendo maquininha de cartão
Com base nessas “artimanhas”, os criminosos se utilizam de diversas abordagens para sua aplicação, como por exemplo o Golpe do Delivery, Golpe da troca de cartão, Golpe do Presente e da compra duplicada.
São abordagens diferentes, com o mesmo propósito: enganar a vítima para realizar um pagamento e aplicar o golpe.
Como se proteger do golpe da maquininha de cartão?
Para fugir dessas situações, é preciso ter muita atenção durante as transações e tomar alguns cuidados. Listamos alguns deles aqui:
Nunca informe seus dados
Seus dados pessoais e financeiros são informações sensíveis, por isso não compartilhe com outras pessoas.
Não anote a senha do seu cartão
Fazer um esforço para memorizar suas senhas e códigos de acesso é fundamental. Recomenda-se não anotar essas informações em lugares que possam ser facilmente acessados – como junto com seus cartões bancários ou no seu celular. No caso de perda ou roubo, isso pode tornar o trabalho dos criminosos mais fácil.
Mantenha seu cartão sempre à vista e confira o valor antes de realizar a transação
Na hora de pagar, confirme o valor da transação e insira ou aproxime o cartão na maquininha. Jamais entregue seu cartão na mão do comerciante para realizar o pagamento. Sempre o mantenha à vista para não correr o risco de alguém copiar suas informações ou trocá-lo.
Questione tudo
Fique atento a qualquer situação suspeita durante os pagamentos na máquina. Se algo parecer fora do comum, peça esclarecimentos antes de prosseguir.
Ajuste o limite do cartão
Colocando um valor mais baixo como limite, é possível reduzir os danos ao seu orçamento em casos de golpes.
Ative notificações de compras e monitore as transações
Com as notificações e confirmações de compra ativadas, você consegue notar rapidamente qualquer transação suspeita assim que ela for realizada. Crie o hábito de conferir frequentemente os gastos do seu cartão.
Caí no golpe da maquininha de cartão: e agora?
1. Bloqueie seu cartão imediatamente
Faça o bloqueio do cartão assim que encontrar algum pagamento ou compra não autorizada. Dessa forma, você pode evitar que novas transações sejam feitas.
2. Entre em contato com seu banco
Fale com a instituição administradora do cartão para explicar o que ocorreu e anote os protocolos de atendimento. Eles poderão fornecer orientações para resolver a situação.
3. Registre um boletim de ocorrência
Esse documento vai servir como comprovação do ocorrido e, com ele em mãos, é possível buscar soluções para recuperar o dinheiro.
4. Acione a empresa responsável
Se o golpe da maquininha envolveu alguma empresa, entre em contato com o estabelecimento para informar o ocorrido e tente resolver o problema.
Proteja-se deste e de outros golpes com o PagBank!
Como você viu, manter-se atualizado é uma das melhores formas de se preservar. No hub de segurança do PagBank você encontra diversos conteúdos sobre esse tipo de golpe e várias outras informações fundamentais para proteger seus dados.