Fraudes em compras na internet: conheça o golpe do falso intermediário!

Resumo do texto

  • Veja como funciona o golpe do falso intermediário;
  • Entenda como se proteger dessa fraude;
  • Saiba o que fazer, caso seja vítima do golpe da OLX.

Mais dicas de segurança com o PagBank!

 

Comprar e vender pela internet já se tornou comum. Mas, quando a transação envolve um alto valor, como na compra e venda de carro, é preciso atenção. É justamente nesse cenário, que surgiu o golpe do falso intermediário.

Nesta situação, uma pessoa cria um anúncio falso de venda de carro, copiando as informações de um verdadeiro. Assim, ele simula a transação entre comprador e vendedor. No final das contas, o falso intermediário engana os dois lados.

Também chamado de golpe da OLX, ele vem causando vítimas e precisa estar no seu radar!

O que é e como funciona o golpe do falso intermediário?

Para entender como funciona o golpe do intermediário falso, vamos dividir o processo em etapas. Como já adiantamos, ele vem sendo praticado em sites que todo mundo pode colocar anúncios de venda, como OLX e Zap.

Primeira etapa: anúncio falso

O golpista identifica um anúncio que será alvo. Depois, entra em contato com o vendedor, pede todas as informações sobre o item e cria um novo anúncio. Os dados são os mesmos, mas o valor fica mais baixo.

Mas antes de criar um segundo anúncio, o criminoso negocia com a vítima e pede sigilo sobre valores. Para isso, cria histórias, como uma dívida envolvida ou que será um presente para outra pessoa.

Com um novo anúncio no ar, o golpista atrai a segunda vítima do golpe: a pessoa interessada em comprar o veículo.

Segunda etapa: vistoria do veículo

Por ser uma compra cara, é normal que as pessoas peçam para ver o carro antes de finalizar a transação. Neste momento, o golpista organiza um encontro entre as duas vítimas: a que está vendendo o carro e um possível comprador.

Para que ambos não desvendem o crime, o criminoso os convence a não falar sobre valores neste encontro. Normalmente, ele descreve o dono do carro como um parente ou amigo e o interessado como alguém que vai pagar uma dívida através da aquisição do veículo. Assim, a vistoria é, realmente, feita.

Terceira etapa: transferência

Essa etapa começa com a transferência do dinheiro do comprador para o golpista, que se apresenta como intermediário.

O comprador, então, pede a transferência dos documentos do veículo diretamente ao vendedor, a outra vítima. Mas, como o verdadeiro dono do carro não recebeu dinheiro algum, ele não faz a transferência do automóvel.

Então, os dois percebem que o falso intermediário não vai aparecer, muito menos repassar o dinheiro. O golpe está aplicado e além de toda importunação e estresse, quem estava interessado em comprar o item, acabou saindo com um grande prejuízo financeiro.

Quais são as principais áreas afetadas pelo golpe do falso intermediário?

Todo exemplo que demos acima para descrever o golpe do intermediário falso acontece em uma transação de veículos, já que esse é o principal mercado visado pelos criminosos. Mas não é o único:

Venda de automóveis

Essa é, sem dúvidas, uma das principais áreas afetadas. Quem compra e vende carros ou motos na internet, precisa ter atenção redobrada para este tipo de golpe!

Sites de vendas de usados

Não só carros e motos podem ser usados para aplicar o golpe. O falso intermediário pode negociar outros bens usados, como geladeiras e televisões.

Aplicativos de compra e venda

Usar aplicativos onde qualquer pessoa pode publicar anúncios traz facilidade para o dia a dia. Mas, infelizmente, eles também abrem espaço para ações como o “golpe da OLX”.

Homem mostrando carros a venda para duas pessoas

Veja como se proteger do golpe do falso intermediário

Conhecer o modo como os golpistas agem já é um primeiro passo, mas você pode evitar cair em golpes de venda e compra online com algumas atitudes, como:

  • Além da vistoria do carro, verifique a documentação do veículo;
  • Consulte a Tabela FIPE e desconfie de preços muito abaixo da média;
  • Não pague nada antecipadamente;
  • Procure por outros anúncios com o mesmo veículo e desconfie dos que estão muito mais baratos;
  • Preencha os documentos de transferência de veículo e leve ao Detran.

Quais são os riscos de cair no golpe do falso intermediário?

Para os vendedores, o maior risco é passar por uma situação de estresse, além da dor de cabeça de ter que explicar o que aconteceu. Isso, sem falar que o comprador pode acusá-lo do golpe.

Infelizmente, para o comprador, o grande risco é o prejuízo financeiro. Ao depositar o dinheiro para o falso intermediário, reaver essa quantia será extremamente difícil.

Fui vítima do golpe do falso intermediário: e agora?

Se, infelizmente, acontecer de você ser vítima desse tipo de golpe, é preciso fazer o seguinte:

  • Se for o comprador, entre em contato com o banco e tente bloquear a transferência;
  • Salve áudios gravados, conversas e todas as negociações;
  • Anote dia, local e horário que conversou com o golpista;
  • Procure uma delegacia de Polícia Civil e registre um B.O.

Conheça outros golpes da internet e saiba como se proteger!

O golpe do falso intermediário acontece usando estratégias de engenharia social. Ou seja, o criminoso ilude e engana as vítimas com histórias falsas e manipulação. Não há atos de violência ou ameaça.

E esse não é o único golpe de engenharia social que vêm acontecendo. Confira outros artigos exclusivos sobre segurança que o PagBank preparou para você: