Golpe da mão fantasma: entenda como ele funciona e como se proteger!

Resumo do texto

  • Entenda o que é o golpe da mão fantasma;
  • Saiba como agir se você cair nesse golpe;
  • Descubra como se proteger desse e de outros golpes no celular.

 

Com tantas informações importantes no celular, a preocupação com a segurança digital é cada vez maior. E uma das formas de se proteger, é conhecer os golpes que estão na praça.

O golpe da mão fantasma, ou golpe do acesso remoto, vem causando prejuízo às vítimas. Já imaginou ter alguém controlando seu celular a distância, fazendo tudo que quiser? Parece desesperador, certo? É assim que esse novo golpe funciona.

Por outro lado, a boa notícia é que existem algumas formas de se proteger.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Afinal, o que é o golpe da mão fantasma?

O golpe da mão fantasma é quando o criminoso consegue acessar, controlar e copiar informações do aparelho da vítima, como uma “mão fantasma”.

Esse golpe usa da engenharia social para conseguir instalar um vírus que permite entrar no aparelho. Normalmente, a estratégia é:

  1. O golpista entra em contato com a vítima por telefone ou SMS;
  2. Eles falam que o celular está vulnerável e que é necessário um novo aplicativo ou clicar em um link específico;
  3. Ao fazer isso, a vítima, sem querer, instala o vírus no celular;
  4. A partir de então, os golpistas passam a controlar o aparelho.

E com o acesso remoto, eles conseguem realizar diferentes ações, como tirar dinheiro da conta e fazer Pix.

Caí no golpe da mão fantasma, o que fazer?

Mesmo sabendo como funciona, é possível cair no golpe da mão fantasma. A manipulação feita pelos golpistas pode pegar a pessoa desprevenida e acabar gerando prejuízos. 

Se isso acontecer com você ou com alguém próximo, assim que perceber que algo está acontecendo no celular, como aplicativos abrindo sozinho, desconecte a internet e desligue o aparelho.

Esse primeiro passo pode atrasar a movimentação dos golpistas, mas ainda não é a solução final. 

O próximo passo é passar um antivírus para limpar tudo. Aqui, é importante reforçar que o programa seja baixado da loja oficial de aplicativos. Não procure por opções duvidosas ou piratas!

Se, ainda assim, você não estiver se sentindo seguro, restaure o celular aos padrões de fábrica.

Resumindo: 

  1. Ao menor sinal de problema, desconecte o aparelho da internet;
  2. Faça uma varredura com o antivírus;
  3. Se achar necessário, restaure o celular aos padrões de fábrica.

O mais importante é fazer esses processos o mais breve possível, pois quanto mais tempo os golpistas ficam dentro do celular, maior é a chance de causarem prejuízos.

Golpe da Mão Fantasma

Por que as instituições bancárias não conseguem detectar o ataque?

Imagina se o seu filho pega o celular e faz uma compra que você não aprova? Fica difícil contestar, já que a transação foi feita diretamente no seu celular, certo?

O mesmo acontece com o golpe da mão fantasma. Como ele acontece dentro do próprio celular da vítima, as instituições bancárias não conseguem identificar.

Veja dicas importantes para se proteger do golpe da mão fantasma

Agora que você já sabe como o golpe da mão fantasma é aplicado, precisa entender como se proteger!

Use a autenticação de dois fatores

Configure a autenticação em duas etapas nos principais aplicativos, especialmente naqueles que envolvem dinheiro! Ao adicionar mais uma etapa, na hora do acesso, você precisa colocar a senha e, em seguida, confirmar no e-mail ou com SMS.

Analise as mensagens que receber

Não acredite em tudo que lê ou escuta na internet. E, isso é ainda mais importante quando estamos falando de mensagens com códigos ou links que você não sabe porque está recebendo.

Se contatos que você não conhece enviam mensagem no WhatsApp ou códigos por SMS, fique atento! Delete as conversas e não repasse as informações para ninguém!

Sempre cheque as informações com seu banco

É comum os golpistas se passarem por funcionários de banco para conseguir o acesso ao aparelho. Se receber alguma ligação ou mensagem dizendo ser do banco que você usa, não faça nada. Desligue e, depois, ligue para o número oficial deles e confirme a informação. 

Só baixe aplicativos em fontes confiáveis

Além dos links maliciosos, os golpistas costumam solicitar que você instale um aplicativo com a desculpa de melhorar a segurança. No fundo, esse app funcionará como a porta de entrada para os bandidos.

Por isso, não baixe aplicativos de fontes que você não conhece! Use apenas a loja oficial do seu aparelho (Play Store ou App Store).

Por que os golpes de engenharia social são mais perigosos?

O golpe da mão fantasma usa a engenharia social como ponto de partida. Mas, o que isso significa?

Engenharia social é a manipulação das pessoas para aplicar golpes. E justamente por criar uma situação tão difícil de identificar de primeira, ele se torna tão perigoso.

Com mensagens, criação de contextos coerentes, ligações falsas e links suspeitos, os criminosos convencem a vítima a realizar as ações necessárias.

Entenda mais sobre Engenharia Social!