Declaração de Conteúdo: entenda o que é e qual a importância desse documento

Resumo do texto

  • Saiba o que é a Declaração de Conteúdo;
  • Entenda se a Declaração de Conteúdo substitui a Nota Fiscal;
  • Aprenda a emitir a Declaração de Conteúdo.

Envio Fácil: frete barato e descomplicado!

 

O envio da compra é o fechamento do ciclo, por isso, é importante saber cada detalhe dessa etapa. O uso da Declaração de Conteúdo é um dos pontos que precisa ser entendido. 

Esse documento deve ser anexado à embalagem na hora do envio. Além de aumentar a segurança, em alguns casos substitui a Nota Fiscal.

Entenda melhor o que é e a forma correta de usar o documento nos envios.

Artigos que podem ser do seu interesse:

Veja como Emitir a Declaração de Conteúdo pelos Correios

O que é uma Declaração de Conteúdo?

É um documento que deve ser preenchido com as principais informações sobre o envio. Na hora de preencher é preciso colocar a descrição do produto, valor e quantidade. Além de informar quem é o remetente (aquele que envia) e o destinatário (a pessoa que vai receber).

Para quem não emite Nota Fiscal, a Declaração de Conteúdo é ainda mais importante. Saiba o porquê!

A Declaração de Conteúdo substitui a Nota Fiscal?

Para quem não é obrigado a emitir Nota Fiscal, como MEI e pessoa física, a Declaração de Conteúdo substitui a Nota Fiscal.

Empresas obrigadas a emitir a NF usam a DANFE na hora de enviar o produto. A DANFE é uma representante do documento oficial (Nota Fiscal), que, normalmente, é enviado por e-mail para o cliente.

Microempreendedores devem fazer a Declaração de Conteúdo?

Sim! Quem é MEI deve usar a Declaração de Conteúdo. Quem é Microempreendedor Individual não é obrigado a emitir Nota Fiscal quando realiza alguma venda, por isso, deve usar este documento como substituta.

Como emitir a Declaração de Conteúdos pelos Correios?

O documento pode ser preenchida online ou à mão. É possível fazer o download do modelo oficial dos Correios e imprimir ou preencher online, no site dos Correios e já fazer a impressão dela pronta.

Quais as principais informações da Descrição de Produto dos Correios?

Na hora de preencher a Declaração de Conteúdo fique atento às informações mais importantes:

  1. Remetente e Destinatário: coloque o endereço e nome completo corretamente para que o produto seja entregue sem problemas;
  2. Descrição do produto: na área de “Identificação dos Bens”, adicione, resumidamente, o item enviado, as quantidades e o valor;
  3. Termo de responsabilidade: no final, assine, com data e local, para garantir que o documento corresponde com a legislação, ou seja, que o envio está sendo feito por uma empresa que não é obrigada a emitir nota fiscal, como MEI.

Como colocar a Declaração de Conteúdo na embalagem?

Na hora de colocar na parte externa da embalagem preste atenção se os dados do remetente e destinatário estão aparecendo. 

É indicado colocar o papel em um pequeno saco plástico, o saco canguru, para evitar que, caso molhe, não perca informações no trajeto.

Veja como o Envio Fácil facilita o preenchimento da Declaração de Conteúdo

Imagina ter que preencher diferentes documentos com os mesmos dados? Parece cansativo e demorado, certo? Por isso, o Envio Fácil já facilita esse processo! Além de ter um valor acessível e a maior área de entrega do país, é super simples imprimir o que você precisa. Veja só:

  1. acesse a conta PagSeguro;
  2. na opção Venda Online, vá em Envio Fácil e escolha qual das suas vendas deseja enviar;
  3. informe as medidas e peso do pacote;
  4. confirme o uso da etiqueta Envio Fácil;
  5. faça a impressão da sua etiqueta;
  6. realize a postagem na agência dos Correios mais próxima.

Envio Fácil: ofereça os melhores preços de frete!