Resumo do texto

  • Confira dicas para montar um perfil profissional no Instagram;
  • Entenda a importância de montar uma conta comercial para seu negócio;
  • Descubra dicas para melhorar a divulgação.

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O Instagram profissional é uma ferramenta completa para se comunicar com o público e divulgar produtos e serviços. O perfil comercial conta com recursos criativos e funções para a análise de dados e de vendas, que são estratégicos para quem pretende estreitar a relação com clientes e ampliar a divulgação da marca.

Está querendo melhorar a presença do seu negócio na internet? Para isso, entenda como as ferramentas que estão à sua disposição no Instagram Profissional podem te ajudar.

Leia a seguir como criar um perfil de sucesso.

Afinal, existe diferença entre perfil profissional e pessoal no Instagram?

Sim, há diferenças. O Instagram profissional disponibiliza funcionalidades extras que ajudam a melhorar a divulgação dos serviços e contribuem para melhorar a visibilidade e até os resultados do seu negócio.

Os recursos da conta empresarial do Instagram permitem que você acesse métricas de desempenho de stories e postagens e veja informações detalhadas sobre os seguidores. Também é possível fazer anúncios, vender no Instagram Shopping e acompanhar o desempenho das publicações.

Já o perfil pessoal dispõe somente das funções básicas para produzir conteúdo, ideais para quem quer compartilhar fotos e vídeos para a sua rede de amigos. 

Por que ter um perfil comercial?

No Instagram profissional você consegue acessar informações que vão te ajudar a entender as demandas de conteúdo do seu público. Acesse dados como idade, gênero, localização e saiba quais posts estão tendo mais interações na sua página.

O Brasil já é o segundo país com maior número de usuários no Instagram. O dado consolida algo que quase todo mundo já foi capaz de perceber: o Instagram é um fenômeno de audiência e o uso dele é recorrente: 84% das pessoas entram no Instagram pelo menos uma vez por dia!

A mesma pesquisa que apontou os dados de uso também traz pontos muito interessantes para quem é empreendedor:

  • 82% dos usuários seguem perfis comerciais;
  • 47% acompanham e curtem postagens de empresas;
  • 52% afirmaram que já fizeram a compra de algo que foi descoberto via Instagram;
  • 79% dos usuários acreditam que marcas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com pessoas e solucionar dúvidas e problemas.

Estar presente na rede é uma exigência do público. As pessoas querem que as marcas participem das redes sociais para conhecer mais sobre o trabalho da empresa e porque a presença ajuda a construir confiança na marca e serve como canal para estreitar o relacionamento.

Veja como ter um Instagram profissional agora mesmo

Se você já tem uma conta pessoal ou se quiser criar uma conta do zero, basta seguir os passos abaixo para fazer a alteração para um perfil profissional do Instagram.

1-  Baixe o aplicativo, abra e clique em Cadastre-se;

2 –  Digite o endereço de e-mail da sua empresa e clique em Avançar (você também pode escolher entrar com a sua conta do Facebook);

3 –  Acesse as Configurações. A opção está no canto superior direito da tela. Toque na opção Conta. Role a tela para baixo até encontrar a opção Mudar para conta profissional e escolha a modalidade Empresa.

Pronto! Agora é só atualizar o perfil com os dados da sua loja, e começar suas publicações.

Dicas para fazer seu Instagram bombar

Confira abaixo algumas dicas valiosas para aproveitar os recursos do Instagram profissional e fazer a sua empresa crescer.

Invista em fotos e vídeos de alta qualidade

Imagens e vídeos são essenciais no Instagram, por isso, é necessário que você trabalhe bem os recursos visuais da sua loja.

Sempre faça produções com uma boa iluminação, cuide do ambiente ao redor das imagens e use as ferramentas para corrigir alguns detalhes, só tome cuidado para não exagerar no uso de filtros.

Faça publicações criativas

Compartilhe mais do que imagens de produtos em seu Feed. Conte um pouco sobre seus bastidores, mostre parte do processo de produção e venda e compartilhe curiosidades. Seja criativo!

Mais interação, mais sucesso!

As redes aproximam clientes de marcas. Busque criar essa relação fazendo publicações que convidem à interação. Crie enquetes, faça box de perguntas, construa um story para captar opiniões. Mostre que você está interessado no que o cliente pensa.

Um Instagram profissional não é somente uma vitrine, ele é também uma excelente ferramenta de interação e atendimento ao consumidor.

Aproveite os Stories e Reels

Esses recursos foram criados para diversificar as formas de comunicação. Com eles você pode fazer vídeos curtos, montagens, publicações que duram apenas 24 horas, aplicar filtros divertidos e muito mais.

Tanto os Stories quanto os Reels possuem seções a parte do feed (as fotos e vídeos que ficam fixas no seu perfil). E muitos usuários gostam mais desse tipo de conteúdo do que os formatos mais “tradicionais” que o Instagram oferece há mais tempo.

Com o uso deles você deixa seu perfil ainda mais completo e tem a oportunidade de interagir com pessoas em diferentes frentes.

Estabeleça um cronograma de postagens

O Instagram é uma rede social que pede uma participação constante, isso significa que você não deve postar algo hoje e só alimentar seu perfil daqui a 15 dias, por exemplo. O ideal é sempre postar algo novo. 

Para te ajudar na organização dos posts, crie um calendário de postagens. Defina qual vai ser a periodicidade das suas publicações para facilitar seu trabalho no Instagram.

Vale a pena fazer esse exercício tanto para organizar a frequência de uso da rede quanto para mapear datas sazonais importantes, como o Dia das Mães ou a Black Friday.

Fique de olho na concorrência!

Busque inspirações e visite páginas de empresas do mesmo segmento e entenda de que forma o mercado está se comunicando com os consumidores pelo Instagram.

Métricas importantes para qualquer negócio

Por meio da seção insights do Instagram profissional você tem acesso aos relatórios de desempenho do perfil. Vale a pena utilizar essas informações para planejar conteúdos que atinjam com precisão o público-alvo da sua empresa.

Principais métricas do Instagram comercial:

  • horário de publicação: análise dos momentos em que as pessoas mais acessam seu perfil;
  • alcance: número de pessoas que acessaram a página durante a semana;
  • engajamento: total de interações de uma publicação, ou seja, o número de curtidas, comentários e postagens salvas pelos visitantes;
  • índice de cliques: número de vezes que as pessoas clicaram no link da bio.

A loja online PagVendas pode ajudar seu negócio crescer

O Instagram e o PagVendas podem ser grandes aliados para aumentar as vendas do seu negócio.

Use a rede social para divulgar produtos e produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo. No perfil do Instagram coloque em destaque o link da loja online do PagVendas, onde seu cliente pode conferir preços e fechar a compra.

A criação da Loja Online é simples e rápida. Em pouco tempo você cadastra os produtos e pode começar as vendas.

Tudo pode ser feito pelo app PagVendas ou pelo computador. Além disso, a ferramenta possui integração com as maquininhas Moderninha Smart ou Moderninha X, que já vem com o PagVendas instalado no sistema e facilita ainda mais a gestão do seu negócio.

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