Entenda o impacto da Lei da Oferta e Demanda no mercado financeiro

Resumo do texto

  • O que é a Lei da Oferta e Demanda?
  • Veja alguns exemplos práticos de oferta e demanda;
  • Entenda como essa lei pode impactar os seus investimentos.

 

A Lei da Oferta e Demanda é a base para entender como os preços são determinados e como os mercados funcionam. 

Ela é definida pela proporção inversa entre procura e preço. Além disso, pode ser influenciada por fatores externos, como política monetária, cenários econômicos, dentre outros fatores.

Neste conteúdo, explicaremos o que é e como essa lei impacta os investimentos e o mercado em geral. 

O que é a Lei da Oferta e Demanda?

A Lei da Oferta e Demanda é um conceito que busca explicar a formação e a variação nos preços praticados de produtos e serviços em um determinado mercado.

Basicamente, ela aponta que quando a procura por um produto é alta e a oferta é baixa, os preços tendem a subir. Por outro lado, quando a oferta é alta e a procura é baixa, os preços tendem a cair.

Como surgiu a Lei da Oferta e Demanda?

A Lei da Oferta e Demanda foi citada pela primeira vez pelo economista Adam Smith, no século XVIII. Ele afirmava que o preço de um produto ou serviço é determinado pelo equilíbrio entre a quantidade oferecida pelos produtores e a quantidade procurada pelos consumidores.

Essa lei é uma das principais teorias da economia, sendo muito utilizada até os dias atuais para entender e explicar o comportamento do mercado. 

Como funciona a Lei da Oferta e Procura na prática?

Curva da oferta e procura

A oferta e procura são representadas graficamente em duas curvas diferentes:  

  • A curva da oferta indica a quantidade de um produto que os produtores estão dispostos a vender a preços diferentes;
  • Já a curva da procura representa a quantidade de um produto que os consumidores estão dispostos a comprar a preços diferentes.

Então, quando essas curvas se encontram, forma-se o “equilíbrio de mercado”. Ou seja, após a determinação do preço, a quantidade ofertada de produtos ou serviços é igual à quantidade procurada.

Nesse sentido, qualquer desequilíbrio entre oferta e procura resulta em variações nos preços dos itens e, também, nas quantidades ofertadas.  

Ponto de Equilíbrio

Geralmente, quando falamos de ponto de equilíbrio pensamos no cenário financeiro, que é quando as despesas e receitas gerais de uma empresa são iguais. Nesse caso, o negócio não tem lucro e nem prejuízo.  

Por exemplo: uma fábrica de calçados alcançou uma receita de R$ 100 mil em um determinado mês e os seus custos de produção e despesas também foram de R$ 100 mil. Logo, ela não teve ganhos, nem perdas.

No caso da Lei da Oferta e Demanda, o ponto de equilíbrio ocorre quando as curvas de demanda e oferta se cruzam, sendo assim, quando quantidades e preços estão iguais. 

Exemplos de oferta e demanda

É bem simples entender a lógica por trás da oferta e demanda, afinal, ela está presente em nosso cotidiano. Veja esses exemplos:

  • Oferta excessiva de Smart TVs: a indústria produziu mais Smart TVs do que a demanda, resultando em preços mais baixos e promoções frequentes para esvaziar os estoques;
  • Escassez de álcool gel durante a pandemia da COVID-19: a procura pelo produto cresceu rapidamente, enquanto a oferta era limitada. Isso resultou no aumento dos preços e dificuldade de encontrar álcool gel para comprar;
  • Escassez sazonal de alimentos: quando a produção de um determinado alimento diminui devido à condição climática, por exemplo, gera o aumento no preço do produto.

Qual a importância da Lei da Oferta e Procura para a economia?

A Lei da Oferta e Procura é uma das bases da economia clássica. E, como vimos nos tópicos anteriores, ela aponta a dinâmica por trás dos preços praticados no mercado e a sua relação com a oferta e procura por produtos e serviços.

Além disso, a Lei da Oferta e Procura pode contribuir para que as decisões de produção e consumo sejam tomadas de maneira adequada e a economia possa funcionar de forma eficiente. 

Por exemplo: o gestor de uma fábrica de laticínios precisa levar em consideração como está a procura por seus produtos para aumentar ou diminuir a produção.

E do lado do consumidor, muitas vezes é necessário “frear” o consumo de um determinado produto ou serviço quando o preço está muito elevado.

Como a Lei da Oferta e Demanda impacta os investimentos?

Os investimentos são impactados de acordo com as alterações na oferta e demanda. Confira como isso ocorre nos seguintes mercados:

Fundos Imobiliários

Um fundo imobiliário do tipo tijolo pode sofrer alterações no preço das suas cotas devido à vacância, ou seja, a desocupação dos imóveis alugados.

Resumidamente, essa é a lógica:

  • A desocupação dos imóveis leva ao reajuste nos preços dos aluguéis;
  • Que gera menor receita para o fundo;
  • A procura por esse investimento diminui, resultando em uma queda no valor das cotas.

Mercado de Ações

No mercado de ações, podemos dar o exemplo da grande procura por uma determinada companhia. Nesse caso, à medida que mais ações são compradas, o preço desses ativos também aumenta.

Como investir melhor nos diferentes cenários?

Já sabemos que a alta demanda por um determinado investimento pode aumentar o seu preço. O contrário também gera um impacto e causa queda ou desvalorização dos ativos.

Confira algumas estratégias para enfrentar situações de oferta e demanda em excesso nos investimentos:

  • Compare os investimentos: compare a rentabilidade, aplicação mínima, liquidez e outros detalhes antes de fazer uma aplicação;
  • Estude sobre o assunto: se informar sobre o mercado e as suas particularidades te ajuda a entender melhor como os investimentos se comportam em momentos de alta procura ou oferta;
  • Aproveite as oportunidades: fique de olho nas tendências econômicas para identificar momentos favoráveis para investir e aproveitar taxas de juros atraentes ou ativos com bom potencial de rentabilidade.

Entenda mais sobre investimentos com a ajuda do PagBank!

Considerando essas particularidades, fica mais claro o poder de influência da Lei da Oferta e Demanda sobre os investimentos. 

Para reforçar tudo isso, vale a pena conhecer melhor os investimentos mais populares do mercado e como eles se comportam em diferentes cenários.

Por fim, você pode contar também com as orientações dos especialistas do PagBank acessando as carteiras recomendadas.

Uma ótima opção para investir de forma estratégica, mesmo sem experiência no mercado:

Investir com segurança e inteligência é com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”