Resumo do texto
- Como funciona uma loja online?
- Confira as vantagens e desafios das vendas online;
- Conheça alguns canais importantes para sua loja marcar presença.
Já faz alguns anos que os resultados do comércio eletrônico estão em crescimento. Em 2020 esse número cresceu mais ainda. Isso aconteceu porque mais negócios criaram suas lojas online durante a pandemia e também porque muitos clientes optaram por trocar as compras presenciais pelas digitais.
Porém, mesmo com todas essas mudanças, ainda fica aquela pergunta no ar: vale a pena focar os esforços na loja online e nas vendas digitais?
Acompanhe o nosso texto e veja como as vendas pela internet podem trazer grandes mudanças para o seu negócio!
Como as vendas da loja online impactam as vendas na loja física?
Uma coisa que todo lojista precisa saber é como funciona o conceito de O2O. Essa sigla significa Online para o Offline, e tem como base a seguinte estratégia: seu contato mais intenso com o cliente é sempre no online, seja pelas redes sociais, apps de mensagem ou pelo seu site.
Esse contato mais intenso no ambiente digital aprofunda a relação entre a sua marca e o cliente, e isso tem efeito direto nas vendas, tanto pela loja online, é claro, quanto na loja física.
É como se o cliente tomasse conhecimento do seu negócio pela internet e desse início a uma fase de maturação do interesse dele, até que isso se transforme em uma venda, que pode ser feita online ou offline, na sua loja física.
E não pense que isso é só uma teoria, existem alguns dados que reforçam essa ideia. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) fez uma pesquisa junto com o SPC onde foi constatado que 97% dos consumidores das capitais do Brasil fazem pesquisa na internet antes de fechar negócio em uma loja física.
Quero focar nas vendas online, mas, como funciona uma loja virtual?
Na teoria, uma loja virtual funciona de um modo simples: você cria um ambiente digital onde os clientes podem conferir os produtos e fazer as compras usando alguns meios de pagamento.
Mas nós não vamos focar nos detalhes técnicos, e sim nas vantagens e desvantagens de colocar seu negócio físico na internet. A ideia é que você entenda um pouco mais sobre as vendas online, onde elas podem acontecer e quais são os desafios e benefícios do e-commerce.
Vantagens de vender pela internet
Baixo investimento inicial
Para começar uma loja física, é preciso encher o estoque de produtos, alugar ou comprar um ponto comercial, fazer uma vitrine caprichada, contratar funcionários e por aí vai.
Na loja virtual você não tem essas obrigações. É claro que um estoque de produtos é necessário para agilizar as entregas e será preciso investir para montar sua loja online, contudo, esses investimentos são muito mais baixos do que os necessários para começar uma loja física.
Horários flexíveis
Um ponto comercial pode funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas isso eleva o custo de toda a operação. Uma loja online, em contrapartida, é uma ferramenta para deixar as portas abertas o tempo todo.
A loja na internet dá autonomia, inclusive, para a rotina do dono do negócio. Ele não precisa bater ponto das 8h às 18h, podendo administrar seu negócio, os pedidos e as dúvidas dos clientes em um horário mais adequado.
Maior oferta de produtos
Com um negócio online você pode ampliar o mix de produtos do seu negócio, sem a necessidade de criar grandes estoques. É possível trabalhar com menores quantidades e até vender sem ter o objeto estocado, algo que nem sempre é possível em lojas físicas.
Maior alcance
O alcance oferecido pela internet é superior ao de um muito maior do que uma loja física. O ponto comercial tem um acesso reduzido, quem não conhece seu negócio só irá conhecê-lo se visitar o local.
Esse desafio não acontece na loja online. Qualquer pessoa em qualquer lugar do Brasil (e até do mundo) pode visitar seu negócio, conhecer seu trabalho e fazer compras.
Desafios das vendas virtuais
Concorrência
Da mesma forma que a internet traz um alcance global para o seu negócio, ela também coloca todos os concorrentes à disposição do cliente. Com isso, uma pessoa que mora na mesma cidade que você pode optar por comprar o mesmo produto de uma loja que está há milhares de quilômetros dali.
A concorrência é real e precisa ser analisada como um desafio, não como um problema. Algo que instiga os negócios digitais a se dedicarem mais em divulgação, ofertas, qualidade de atendimento e suporte e, claro, qualidade dos produtos.
Gestão dos pagamentos
Lojas online precisam oferecer diversas opções de pagamento:
- Boletos;
- Cartão de crédito;
- Plataformas de pagamento;
- Cartões de débito virtual;
- Transferências bancárias;
- Pix.
São muitas opções, até mais do que as oferecidas nas lojas físicas, por isso, é preciso ter um cuidado bem intenso com o controle desses pagamentos. E nem sempre essa tarefa é fácil, já que é preciso acompanhar o andamento dos pedidos, as aprovações e as confirmações de depósito.
Felizmente, você pode encontrar ferramentas que facilitem a organizacão do seu negócio. Como é o caso do PagVendas, o nosso sistema tudo em um que controla frente de caixa, registro de produtos, vendas (inclusive as fiadas), contatos dos clientes e muito mais.
Se quiser saber mais sobre o PagVendas e seu potencial para ajudar na gestão dos pagamentos, clique aqui!
Cuidados com estoque e entrega
A entrega também é um ponto de atenção. Será preciso encontrar bons fornecedores para as entregas e tomar cuidado com os valores de frete que são repassados aos clientes. É preciso entender o volume de vendas dos produtos e organizar as reposições com os fornecedores para não deixar os clientes esperando muito tempo até a entrega.
Vender com altos prazos de entrega pode se tornar um problema e espantar parte dos seus clientes, portanto, é sempre necessário uma análise constante das vendas de cada item e uma verificação do estoque.
Muitas pessoas desistem das compras quando se deparam com um frete caro, portanto, um dos desafios das lojas online é equilibrar sua margem de lucro com os valores cobrados no frete. Esse ponto precisa da sua atenção, principalmente porque é um fator de decisão para seu cliente.
Onde vender online?
Venda online não é tudo igual, nem sempre elas acontecem em um site, na verdade, elas podem ocorrer de diferentes maneiras. Vamos pontuar alguns locais onde sua loja pode (e deve) estar presente.
Redes Sociais
As redes sociais não servem apenas para comunicação, elas são canais de vendas. Seu negócio pode aproveitar ferramentas como o Facebook Shops, os grupos de venda do Facebook e o Instagram Shopping para atingir novos públicos e ampliar o alcance do seu negócio.
Até mesmo o WhatsApp pode ser usado para vendas. Com uma ferramenta como o Link de Pagamento, você pode vender usando os aplicativos de mensagem para vender diretamente para os seus clientes, tudo em poucos cliques.
Quer saber como você pode fazer do seu WhatsApp uma extensão da sua loja?Clique aqui e conheça o Link de Pagamento.
Marketplace
Marketplaces são como shoppings centers na internet. Eles concentram diversas lojas virtuais em um único site, colocando o cliente em contato com diferentes ofertas para o mesmo produto.
A grande virtude do marketplace é que eles, geralmente, carregam marcas fortes e conhecidas do Brasil e do mundo. E essas marcas oferecem credibilidade para o cliente e segurança para eles comprarem do seu negócio.
Um bom exemplo é o Shopping PagBank, o nosso marketplace dentro do super app. Lá você encontra grandes marcas em um único lugar, tudo com boas ofertas e com direito à cashback nas suas compras!
Loja virtual
A loja virtual é o seu espaço exclusivo de vendas. Com uma loja você consegue oferecer os produtos e serviços do seu jeito, ter contato mais próximo com seu cliente e fazer suas promoções como bem entender.
Controle seu negócio com mais praticidade: Conheça o PagVendas
O segredo para trabalhar e conseguir bons resultados é ter um bom controle administrativo. Se seu negócio já está na Internet ou se você ainda vai começar a vender online, é importante pensar no uso de uma ferramenta para simplificar a rotina de gerência do seu trabalho.
E quando o assunto é simplicidade e controle, é hora de falar do PagVendas. Ele é um sistema tudo em um capaz de agilizar tarefas como:
- Análise e acompanhamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- Controle da frente de caixa em tempo real;
- Agendar os horários de atendimento dos seus clientes;
- Simular os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- Administração do estoque e registro de produtos;
- Emissão de notas fiscais para seus clientes
- Gerenciamento dos contatos dos clientes;
- Construção de relatórios de desempenho;
- Criação de uma Loja Online para abrir mais uma opção para seus clientes.
As ferramentas que seu negócio mais precisa para ficar sempre em ordem estão no PagVendas. Além de facilitar o controle dos resultados, ele ainda simplifica a criaçã da loja online para quem ainda vai começar suas vendas na Internet!
O PagVendas já vem instalado nas Moderninhas X e Smart e também está disponível no Google Play e via Internet.
Clique aqui e conheça o PagVendas!