Cross selling: saiba como utilizar a técnica na campanha de Dia das Mães

Resumo do texto

  • Entenda como funciona as vendas cross selling;
  • Saiba quais são as vantagens de fazer vendas cruzadas no seu negócio;
  • Confira estratégias para realizar o cross selling e criar uma campanha de Dia das Mães eficaz.

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As vendas cruzadas, também conhecidas como Cross Selling, é uma técnica muito usada para aumentar o faturamento, oferecendo aos clientes produtos ou serviços complementares.

A ideia é aumentar o valor da venda, mas com foco nas necessidades dos clientes. Porém, a aplicação desse conceito de vendas exige um pouco de conhecimento sobre essa estratégia, além de cuidados na seleção dos produtos que serão oferecidos no cross selling.

O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para aplicar as vendas cruzadas e ampliar o faturamento do seu negócio. Neste artigo você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o cross selling, conhecer as principais vantagens dessa estratégia e descobrir algumas boas dicas para utilizar a técnica de forma eficiente.

Aproveite e descubra também como criar uma campanha de Dia das Mães lucrativa.

O que é Cross Selling: saiba como trabalhar com venda cruzada

Cross selling, também chamado de vendas cruzadas, é a estratégia de combinar produtos para complementar determinada compra e transformar a experiência do consumidor.

A ideia por trás desta técnica é conciliar o produto que o cliente quer com uma indicação de outro item complementar, mas que também se relaciona com o interesse do consumidor.

Se ele aceita as sugestões do lojista, todo mundo sai ganhando: a loja vende mais e o cliente pode receber um desconto no valor final da compra.

Um exemplo bem simples para entender este conceito são os combos das redes de fast food. O cliente pode pedir apenas um sanduíche e pagar, por exemplo, R$15 ou então optar pelo combo com batata e uma bebida que custa R$ 25.

Para o cliente, a venda cruzada é vantajosa, afinal, comprando cada um dos itens separadamente o valor será maior que o do combo. Para a empresa esse tipo de venda também é interessante, afinal, ela convenceu o consumidor a gastar mais, o que melhora seu faturamento.

Entenda a importância de contar com uma boa estratégia de vendas

As estratégias de vendas são indispensáveis em qualquer negócio, com elas é possível:

  • traçar planos de crescimento;
  • realizar negociações mais vantajosas;
  • melhorar técnicas de vendas;
  • conquistar a confiança e fidelidade da clientela.

Essas técnicas servem para otimizar os processos, gerando resultados positivos para os dois lados, o do lojista e o do cliente. Elas devem ser aplicadas ao longo do ano, porém, são ainda mais importantes em datas fortes para o comércio, por isso, elas são indispensáveis na campanha de Dia das Mães.

Vantagens da venda cruzada

O cross selling oferece benefícios para seu negócio, que vão além do aumento no valor de cada venda.

Dicas para aplicar vendas cruzadas na sua campanha de Dia das Mães

O segredo do Cross Selling é entender o que o consumidor quer

Como você vai saber quais produto seu cliente precisa para fazer a venda cruzada? A resposta é conhecendo seu público.

Você precisa entender quem são as pessoas que buscam seu negócio, suas necessidades e preferências. Isso pode ser feito com a ajuda de uma pesquisa de opinião ou então analisando os clientes, os produtos mais vendidos e a frequência de compras.

Com essas informações você pode separar clientes por categorias e criar diferentes personagens de compra. Desta forma fica mais fácil identificar os comportamentos e necessidades para oferecer os produtos mais adequados.

Ao criar uma campanha de Dia das Mães, você pode oferecer produtos que façam parte da realidade deste tipo de público, aposte em itens que são bons presentes e que transmitem este carinho para as mães. Um bom exemplo são acessórios ou produtos de autocuidado.

Bônus: checklist de diferenciais para você aplicar nas suas vendas

Existem várias maneiras de apresentar produtos e é comum se perder em meio a todas as possibilidades. Estratégias não faltam, por isso,  selecionamos 4 táticas para te ajudar com o cross selling.

1. Estude as oportunidades

  • Mapeie as datas fortes para o comércio;
  • Conheça as tendências e os produtos que estão em alta;
  • Quais são os produtos que costumam ser comprados juntos?
  • Como as ofertas podem ser vantajosas para mim e para o cliente?

2. Seja cauteloso no cross selling

  • Tome cuidado para não aplicar essa técnica apenas em produtos caros;
  • Respeite sua margem de lucro, mas dê descontos vantajosos;
  • Crie mais de uma promoção, mas não ofereça muitas possibilidades para não confundir o cliente. 

3. Aposte em diferenciais que vão além do produto

  • Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor;
  • Invista em uma boa embalagem para aumentar a satisfação do consumidor;
  • Coloque uma mensagem de agradecimento junto ao pacote.

4. Tenha um coração de mãe!

  • Seja atencioso com as dúvidas, queixas e opiniões dos clientes;
  • Faça um atendimento de qualidade e com empatia;
  • Interaja nas redes sociais não só para apresentar produtos, mas para dialogar com pessoas e conquistar sua confiança.

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