Resumo do texto
- Entenda o que é e como funciona o Ciclo PDCA;
- Veja o que significa cada etapa desse processo;
- Saiba como aplicar o PDCA no seu negócio.
Para o negócio funcionar de forma eficiente, é preciso que os processos estejam alinhados e sem falhas. Caso contrário, o empreendedor pode perder dinheiro, tempo e vendas! E, isso vale tanto para grandes quanto pequenas empresas.
E como nenhum empreendedor quer perder coisas tão importantes, é preciso estar de olho nesses processos. Para isso, existem ferramentas de gestão de processos, como o ciclo PDCA.
O PDCA é um método que propõe 4 etapas para melhorar os processos do negócio. Entenda como ele funciona e como aplicar na sua empresa.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Gestão de tempo e produtividade: veja como melhorar o gerenciamento das atividades no seu negócio;
- Curso de gestão empresarial: 10 cursos gratuitos para você desenvolver o seu negócio;
- Gestão de tempo: otimize a rotina do seu negócio utilizando um planner.
Você sabe o que é PDCA?
O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que busca trazer melhorias para os processos do negócio.
Ele é chamado de ciclo, pois deve ser feito de forma contínua e repetitiva para que gere resultados. A última etapa vai dar informações para voltar à primeira e recomeçar o processo.
A sigla PDCA vem do inglês e, traduzindo, significa:
- Planejar (Plan);
- Executar (Do);
- Checar (Check);
- Agir (Act).
Entenda como o Ciclo PDCA funciona
Como já dito, ele é pensado para ser feito de forma repetitiva. Portanto, o ciclo PDCA funciona da seguinte forma:
- O planejamento é feito, apontando quais são os problemas que devem ser resolvidos e como agir;
- Em seguida, vem a execução, que nada mais é do que colocar em prática o que foi planejado;
- Depois de um tempo, que foi definido na primeira fase, é hora de checar para saber se os problemas foram resolvidos ou não;
- Comparando a checagem com o planejamento, é o momento de agir em cima daquilo que não funcionou, iniciando um novo planejamento.
Viu só como a última etapa inicia um novo ciclo de forma automática? Esse ciclo deve ser repetido quantas vezes forem necessárias e a cada realização, novos problemas e soluções serão encontrados.
Confira as principais vantagens em utilizar o Ciclo PDCA
A grande vantagem do Ciclo PDCA é o aprendizado constante e a contínua busca por melhoria dos processos da empresa. Isso resulta em um negócio mais bem preparado, eficiente e rentável!
Com os processos estruturados, a empresa estará pronta para lidar com possíveis obstáculos.
Além disso, o uso da metodologia traz benefícios como:
- Redução de erros devido à rápida identificação;
- Evita desperdício financeiro com ações rápidas para solucionar um problema;
- Promove economia já que é um método que pode ser aplicado sem custos extras.
Saiba quais são as quatro etapas do Ciclo PDCA
Agora é hora de entender melhor como funciona cada etapa do ciclo e como elas devem ser pensadas.
1. Planejamento (Plan)
Na hora de fazer o planejamento, é preciso identificar qual área será trabalhada. Por exemplo, pode ser o pós-venda. Definida a área, é preciso entender o problema a ser resolvido.
Com a área selecionada e o problema a ser resolvido definido, monte um plano de ações para resolver o que precisa. Envolva todas as pessoas que fazem parte deste processo e não deixe de definir um prazo para que o ciclo seja aplicado.
2. Execução (Do)
Coloque a mão na massa! Passe a executar as ações previstas no planejamento. Envolva toda a equipe no processo e deixe claro quais são os objetivos com as mudanças. Isso será importante na próxima etapa!
3. Checagem (Check)
Atingido o tempo pré-definido, é hora de avaliar os resultados. Cheque se todo o planejamento foi executado como previsto. Em seguida, avalie como foram os resultados, se o objetivo foi alcançado e quais as consequências geradas.
Procure responder se o que foi planejado deu certo ou não deu. Caso tenha dado, transforme esse processo no novo padrão a ser feito. Porém, em caso de resultado negativo, reveja todos os passos para procurar onde falhou.
4. Ação (Act)
Com os aprendizados retirados da checagem, é hora de girar o Ciclo PDCA. Isso quer dizer que os pontos que, possivelmente, foram responsáveis por não ter dado certo, devem ser “re-planejados”. Ou seja, é hora de voltar ao planejamento com foco naquilo que não funcionou.
É normal que algumas coisas deem resultado e outras não, então, o novo ciclo deve incluir outros processos complementares que antes tinham ficado de fora.
Passo a passo para aplicar o Ciclo PDCA no seu negócio!
Ao longo da explicação das etapas, você já teve alguns spoilers de como aplicar o PDCA no seu negócio. Mas agora, veja essas dicas para usar o método no dia a dia!
- Defina qual o problema a ser resolvido ou qual processo pode ser melhorado (caso não tenha um problema muito nítido, veja o processo com maior número de erros);
- Reúna todos os envolvidos nesse processo para criar o plano de ações. Não deixe de definir responsabilidades e prazos;
- Marque um dia com todos os envolvidos e comece a aplicar as mudanças para executar o plano;
- No prazo definido, analise os resultados. Para isso, olhe para os números e fuja dos “achismos”. Aqui, é preciso se debruçar nos dados;
- O problema foi resolvido? Sim! Entenda porque o resultado foi positivo e como aplicar as mudanças em outras áreas e equipes. Se o problema não for resolvido, avalie o que deu errado e inicie um novo planejamento.
Esse novo planejamento deve ter novos objetivos (mesmo que similares ao anterior) e deve usar o aprendizado do ciclo que finalizou para pensar nas novas ações.
Saiba em quais situações o PDCA é recomendado
De forma prática e direta, o Ciclo PDCA deve ser utilizado quando o negócio precisa encontrar a melhor forma de realizar um processo ou melhorar algo que não está dando certo.
Mas a ferramenta de gestão não é exclusiva desses momentos. O PDCA pode ajudar a fazer um diagnóstico mais detalhado dos processos do negócio. Se você está começando sua trajetória como empreendedor, pode aplicar a ferramenta para identificar problemas logo no início. Assim, o negócio cresce de forma mais sustentável.
Controle e gestão do negócio na palma da sua mão
Para realizar o Ciclo PDCA é preciso ter informações. Isso quer dizer que se você quer melhorar o processo de pós-venda, por exemplo, precisa saber como ele está atualmente, para definir as metas a serem alcançadas.
E como você fica sabendo isso? Com uma ferramenta de gestão e controle do negócio de rápido acesso e dados inteligentes.
E se for gratuita, melhor ainda! É o caso do PagVendas! Uma ferramenta grátis que te dá:
- Gestão de estoque;
- Controle de contatos de clientes;
- Simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- Agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
- Gerenciamento das vendas;
- Criação de Loja Online;
- Emissão de notas fiscais;
- Extração de relatórios de vendas.
- Programa de fidelização – ClubePag.