Clube de Assinatura: fidelize seus clientes e aumente a renda do negócio

Resumo do texto

  • Entenda o que são os Clubes de Assinatura e como eles funcionam;
  • Conheça o cenário brasileiro dos Clubes de Assinatura;
  • Veja as vantagens de ter um Clube de Assinatura no seu negócio.

Fidelize os seus clientes com o ClubePag!

 

Vender muito é bom, mas vender sempre é ainda melhor. Ter uma renda previsível todos os meses e uma base de clientes fidelizados pode ajudar seu negócio a crescer e faturar mais.

Parece impossível ter tudo isso? Não é! Com um Clube de Assinatura o cliente paga de forma recorrente e recebe um produto ou serviço periodicamente. 

É como o serviço de filmes, que você paga por mês e pode acessar o catálogo completo.

Se você ainda não sabe o que são os clubes de assinatura, confira o artigo e conheça essa estratégia inovadora!

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O que é um clube de assinatura

O que são os Clubes de Assinatura?

É um modelo de negócio que busca fidelizar os clientes. A partir de um pagamento recorrente, o usuário recebe produtos ou tem um serviço de forma rotineira.

Por exemplo, em um Clube de Assinatura de livros, a partir de um pagamento fixo, que pode ser mensal, semestral ou anual, o usuário recebe os livros. O valor do pagamento e a periodicidade da entrega do produto podem variar.

Como eles funcionam?

O formato não é tão novo assim. As assinaturas de jornais e revistas funcionam dessa forma há anos: o cliente paga um valor mensal e, todo dia, recebe o jornal em casa.

A partir desse modelo, foram feitas adaptações para se adequar ao mercado digital. Atualmente, o funcionamento é simples e fácil de ser encontrado. O cliente faz um pagamento recorrente (mensal, semestral, anual, etc) e recebe o produto ou tem acesso ao serviço conforme o que foi contratado (diário, semanal, mensal, etc).

A assinatura, normalmente, é renovada automaticamente, o que gera um fluxo constante de vendas para o negócio. Por isso é tão interessante usar esse método.

Conheça o mercado de Clubes de Assinatura no Brasil

Os Clubes de Assinatura estão crescendo no Brasil. Em 2019, esse mercado movimentou R$1 bilhão no ano. Em 2020, esse número cresceu 10%. Esse aumento está ligado não só à quantidade de pessoas, mas também à variedade de produtos oferecidos.

E essa diversificação dos Clubes de Assinatura atingem diferentes nichos e públicos. Estima-se que 600 novas pessoas fazem algum tipo de assinatura todo dia.

As categorias dos serviços de assinatura são inúmeras. Veja alguns exemplos:

Quais são os principais benefícios para as empresas?

Ao longo do artigo, foram citados alguns pontos importantes para empreendedores, como fidelização de clientes e fluxo de dinheiro esperado. Agora, é hora de entender melhor como isso impacta no crescimento do negócio.

1. Fidelização de clientes

Manter um Clube de Assinatura faz com que você tenha uma base de clientes fixos. Com isso, o investimento em aquisição de novos clientes pode ser reduzido.

2. Previsibilidade do caixa

A palavra pode ser um pouco grande, mas significa que, com uma estratégia de assinatura recorrente, você sabe quanto vai entrar no mês seguinte. Por exemplo, se o negócio tem 20 assinaturas ativas e cada uma custa R$50 por mês, já sabe que terá R$1000 de caixa.

Com isso, fica mais fácil planejar compras com fornecedores, quitar empréstimos ou dívidas e organizar os gastos.

3. Organização dos processos

Como o Clube de Assinatura envolve entregas periódicas, fica mais fácil organizar os processos de preparação do produto e envio. Por exemplo, se na segunda semana do mês o cliente recebe uma cesta de frutas, o lojista já sabe que precisa ter aqueles produtos em estoque na primeira semana, assim como as embalagens.

Com esse ciclo conhecido, o sistema de logística, desde a compra com fornecedores até o envio, fica previsível e os erros são reduzidos.

4. Melhor controle do estoque

Assim como os processos ficam mais previsíveis, o estoque também. No Clube de Assinatura com 20 pessoas participando, por exemplo, o empreendedor já sabe quantos itens precisa ter em estoque para atender essa demanda.

O ideal é manter uma quantidade um pouco acima do número de assinaturas, já que ao longo do mês, novas pessoas podem se inscrever para receber o produto.

Fidelize seus clientes e aumente sua receita com o ClubePag!

O Clube de Assinatura é uma das formas de manter os consumidores satisfeitos e fidelizados. Seu funcionamento oferece a vantagem de receber o produto ou serviço de forma constante.

Para os lojistas que precisam criar estratégias para que os clientes retornem e fidelizem, mas não querem usar um Clube de Assinatura, o ClubePag mostra que nunca foi tão fácil trazer eles de volta.

O ClubePag é um serviço para quem quer criar programas de fidelidade para os seus clientes, oferecendo vantagens e benefícios. Com ele, é possível oferecer:

  • descontos exclusivos para os clientes cadastrados;
  • cupom de aniversário para ser usado ao longo do mês;
  • Cashback nas compras.

E o processo é super simples!

  1. Na primeira compra, solicite ao cliente o telefone;
  2. Na área ClubePag (disponível no PagVendas), ative os benefícios que quer oferecer;
  3. Envie o código por SMS e/ou e-mail;
  4. Veja os clientes retornando ao negócio!

Fidelize seus clientes com o ClubePag!