Saiba como calcular o seu custo de vida e a importância disso

Resumo do texto

  • Aprenda o que é custo de vida;
  • Entenda a importância dele para equilibrar suas finanças;
  • Descubra qual seu custo de vida e como adequar os gastos a sua realidade.

 

Você já ouviu o termo custo de vida? É a partir dele que você descobre quanto de dinheiro precisa para viver confortavelmente.

Sabendo fazer esse cálculo, você consegue alcançar o equilíbrio financeiro e organizar o seu orçamento pessoal.

Quer descobrir como? Continue a leitura e aprenda o que é custo de vida e como calculá-lo.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Qual é seu Custo de Vida

Você sabe o que é Custo de Vida?

Quanto você gasta com suas despesas básicas? A resposta dessa pergunta é o seu custo de vida.

De maneira geral, todos os gastos necessários para ter acesso a serviços básicos para sobreviver (aqui não entram supérfluos, viu?) entram nessa conta. Vale ressaltar que esse custo é individual ou familiar, sendo totalmente diferente de pessoa para pessoa e de acordo com a família. Além disso, o padrão de vida também influencia muito.

Os gastos básicos que fazem parte do custo de vida são:   

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Educação;
  • Transporte;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Outras necessidades básicas.

Para exemplificar: se somando todas as suas despesas básicas do mês o gasto for de R$2 mil, esse é o seu custo de vida mensal.

Por que é importante saber seu custo de vida?

Entender o seu custo de vida não serve simplesmente para controlar seus gastos mensais. 

Ao organizar seu orçamento, você tem mais clareza das suas prioridades e consegue adequar suas despesas com o que cabe no seu bolso. Dessa forma, você entende quanto do seu dinheiro está indo para sustentar seu padrão de vida.

Para descobrir se seu custo de vida está adequado com a sua realidade, reflita sobre as seguintes questões: 

  • Será que gasto em excesso com despesas básicas?
  • Quais custos pesam mais no bolso? (moradia, energia, internet, transporte, etc);

É muito importante ter qualidade de vida e não precisar “vender o almoço para comprar a janta”. Por conta disso, se você vive no aperto financeiro, talvez seu padrão de vida esteja acima do que a sua renda consegue bancar.

Saiba como calcular o seu Custo de Vida

Boletos não faltam para pagar todos os meses. No entanto, alguns desses gastos são fixos, como plano de internet e mensalidade da academia, enquanto outros variam, como a conta de energia elétrica e de água.

Por conta disso, para conseguir calcular o custo de vida é preciso entender a separação entre despesas fixas e despesas variáveis.

  • Despesas fixas: são aquelas que têm o mesmo valor todos os meses, ou seja, não variam. Entram aqui despesas como aluguel, mensalidade escolar, plano de internet, TV e celular;
  • Despesas variáveis: gastos que sempre estão presentes, mas que mudam conforme o consumo, como energia, água, mercado e transporte.

Para saber seu custo de vida, basta somar os gastos fixos com os variáveis. Com o resultado da somatória, você tem uma melhor noção dos seus débitos e o impacto no seu bolso. 

Se esses gastos representam uma fatia muito grande do seu dinheiro, atenção: seu padrão de vida está muito acima dos seus rendimentos. Qualquer emergência que envolva dinheiro pode ser um desastre para suas finanças, já que é difícil poupar dessa forma. Uma dica para ter mais controle de seus gastos é usar nossa planilha de gastos mensais para ter uma boa saúde financeira na sua renda.

Como adequar custo de vida de acordo com minha renda?

Existem pessoas que ganham muito bem, mas que vivem no aperto financeiro. Por outro lado, tem gente que ganha um salário mais enxuto e consegue viver muito bem, sem dívidas e ainda poupando uma graninha. 

Isso tudo tem a ver principalmente com o custo de vida de cada um. Quando você adequa sua renda com os seus gastos, a vida financeira fica bem mais tranquila.

Uma boa forma de fazer isso é usar a regra 50 30 20 para dividir sua renda. Funciona assim:

  • 50% gastos essenciais como despesas da casa, alimentação, transporte, farmácia, educação e plano de saúde;
  • 30% para supérfluos, como presentes e aqueles itens que você deseja adquirir;
  • 20% para o futuro, que é o que deve ser economizado todo mês.

Os seus gastos essenciais estão tomando 70% da sua renda? É hora de tirar o pé do acelerador e modificar o seu padrão de vida.

Deixe seu dinheiro numa conta que não cobra taxas e faça seu dinheiro render mais!

Agora que você aprendeu o que é custo de vida, que tal escolher um parceiro nessa jornada de organizar seus gastos?

O PagBank coloca à sua disposição uma conta grátis que rende mais do que a poupança, livre de burocracia e taxas escondidas. No app PagBank, você tem o controle financeiro da sua vida na palma da mão. Além disso, pode pagar boletos e usar o débito automático para não perder nenhum prazo e ter que pagar juros.

Baixe já o app PagBank e abra uma conta!