Resumo do texto
- O que é o Domicílio Bancário e como funciona?
- Tire suas dúvidas sobre como funciona o Domicílio Bancário;
- Veja as vantagens de ter essa conta para o seu negócio.
Como empreendedor, você fica um pouco perdido sobre quando e onde receber o valor das vendas? Além disso, fica transferindo dinheiro entre várias contas para pagar o que precisa e nunca sabe, exatamente, quanto recebe?
Está na hora do seu negócio ter um Domicílio Bancário. Ou seja, uma instituição financeira que centraliza o recebimento das vendas. E se essa mesma instituição te ajudar a fazer a organização financeira da empresa, melhor ainda!
O que é e para que serve o Domicílio Bancário?
O Domicílio Bancário é a conta onde você recebe o valor das vendas feitas em maquininhas de cartão, aplicativos, sites e plataformas de vendas. Com ele, você consegue centralizar o recebimento do dinheiro e facilitar a rotina administrativa. Todo mundo que usa maquininha, é obrigado a definir onde o dinheiro será depositado.
Se você tem contrato com credenciadoras (adquirentes) e usa maquininhas de cartão da empresa, pode receber o dinheiro na conta PagBank. É só cadastrar o banco como Domicílio Bancário!
As credenciadoras são as empresas que fazem a comunicação entre o estabelecimento comercial e as bandeiras de cartão. Para isso, o empreendedor utiliza as maquininhas de cartão dessas empresas. O PagBank PagSeguro, por exemplo, é um adquirente e presta esse serviço através das nossas maquininhas.
O mesmo acontece com as plataformas de pagamento, um sistema que permite fazer vendas online em sites e aplicativos. O Checkout do PagSeguro, por exemplo, é uma plataforma de pagamento.
Centralizar o recebimento do valor das vendas, ajuda na organização do dinheiro e das contas da empresa. E com tantas coisas que você precisa fazer no dia a dia, conseguir organizar a movimentação financeira pode te ajudar, até mesmo, a economizar!
Por falar em gestão financeira, você já conhece a Planilha de controle de gastos para pequenas empresas?
Entenda o que é o SLC!
Para que uma instituição financeira seja cadastrada como Domicílio Bancário, ela precisa estar cadastrada no SLC. O PagBank faz parte do SLC e, por isso, pode ser utilizado como tal.
E “onde entra” o SLC?
Após o pagamento ser autorizado, uma notificação é enviada ao SLC (ou SILOC) para que o valor seja liberado ao estabelecimento comercial. Ou seja, é o meio do caminho do dinheiro. Por isso, a instituição financeira deve estar cadastrada neste sistema.
Para quem o Domicílio Bancário é indicado?
O Domicílio Bancário é obrigatório e pode ser usado por você, empreendedor, que quer ter um controle centralizado da gestão financeira do seu negócio.
Para ter um Domicílio Bancário, porém, é indicado ter um CNPJ válido e regular. Isso porque, provavelmente, será necessário comprovar junto à instituição financeira a situação da empresa. Em muitos casos, a conta que vai receber o dinheiro deve estar cadastrada com o mesmo documento da plataforma ou credenciadora (CPF ou CNPJ).
Dá para fazer a mudança de Domicílio Bancário?
Sim! A conta que receberá o valor das vendas pode ser aberta em qualquer instituição financeira. E, depois, é só cadastrar a conta na empresa da maquininha que usa. O mais importante é escolher aquela que dá benefícios para você e sua empresa!
Passo a passo para cadastrar o PagBank como Domicílio Bancário
Se você usa as maquininhas PagSeguro, sua conta PagBank já é o Domicílio Bancário. Mas você também pode direcionar o recebimento das vendas em outras maquininhas. Veja como fazer isso:
- Acesse o painel de controle da empresa que você usa e procure por: “Alterar Instituição Domicílio”, “Conta Domicílio” ou “Dados Bancários”;
- Vá em editar os dados da conta recebedora;
- Insira as informações da conta PagBank. Para pegar esses dados, faça o seguinte:
- Vá no super app PagBank e clique em “Adicionar Dinheiro”, na página inicial;
- Selecione “Receba as Vendas no PagBank” e copie os dados conforme a bandeira de crédito, débito ou voucher;
- Pronto! Agora, volte ao painel de controle e insira os dados conforme a bandeira;
- Após a confirmação, o valor das vendas será depositado em sua conta PagBank.
Consigo ver informações ou fazer ajustes nas vendas realizadas?
Se a sua conta PagBank é o Domicílio Bancário, você consegue visualizar o quanto recebe no extrato. Porém, não consegue ver ou modificar os detalhes de cada venda. Para isso, é preciso usar o painel de controle da empresa da maquininha que você usa.
Como vejo o valor recebido pelas minhas vendas?
É simples! Basta acessar o extrato da sua conta PagBank no super app que você vai ver o valor recebido pelas vendas em outras maquininhas.
Quais modalidades posso receber no Domicílio Bancário PagBank?
Se você vende em crédito, débito ou voucher, pode trazer o domicílio bancário para a conta PagBank. Assim, seu dinheiro e gestão financeira ficam centralizados e você aproveita os benefícios de usar um banco 100% digital e gratuito!
Veja como retirar a trava do Domicílio Bancário?
Ao fazer um empréstimo para sua empresa, você pode usar o valor recebido com as vendas por cartão de crédito (que ainda não entraram) como garantia.
Porém, esse valor futuro só pode ser usado como garantia em apenas um empréstimo. Isso é a trava do Domicílio Bancário.
Ao solicitar o crédito, o empreendedor apresenta qual conta vai receber o dinheiro e, em seguida, ela é “travada”. Ou seja, não pode mais mudar o Domicílio Bancário. A trava acaba quando o empréstimo é quitado.
Quais são as vantagens do Domicílio Bancário?
É possível manter o recebimento das vendas em diferentes contas, mas ao escolher um Domicílio Bancário para centralizar o dinheiro, você economiza e se organiza melhor! Veja quais são os principais benefícios para sua empresa:
1. Maior controle das movimentações bancárias
Tendo todos os recebimentos em um único lugar, é possível saber quanto entra por mês. Além disso, dá para ter noção de quanto “sobra” e direcionar os investimentos e compras para o período seguinte.
Ou seja, ter um melhor controle do dinheiro pode gerar economia para o seu bolso.
2. Facilidade de gerenciamento de vendas e recebimentos
Em um único aplicativo, você consegue entender o que entra e o que sai. Por isso, escolha uma instituição financeira que facilite ainda mais esse controle, com aplicativos rápidos e simples de usar.
3. Economia e praticidade extra
A gente já comentou sobre economia, mas como isso acontece na prática?
Imagina que você acaba atrasando o pagamento de uma conta porque pensou que não tinha dinheiro em caixa, mas descobre que tinha o valor em um dos vários locais que recebe pelas vendas?
No final das contas, você acaba pagando multas e juros sem necessidade! E esse não é o único caso. Tendo uma única conta, é possível deixar de pagar por manutenção em outras instituições e não precisa ficar transferindo dinheiro, ou pagando taxas extras.
4. Todos os benefícios de uma conta PJ
Além de facilitar a gestão financeira, você pode usar os benefícios de uma conta PJ para sua empresa.
A conta PJ PagBank, por exemplo, permite que você tenha um cartão de crédito para fazer compras e dá opções de investimento e empréstimos especiais para empreendedores.
Ou seja, na hora de escolher o Domicílio Bancário, procure por uma instituição que agregue ainda mais vantagens para seu negócio!
Mude já seu Domicílio Bancário para o PagBank!
Centralize o recebimento das vendas de qualquer maquininha de cartão na conta PJ PagBank e aproveite todos os benefícios da conta digital. Economize tempo e resolva todas as suas pendências diárias em um só lugar!
- 100% digital e sem tarifas;
- TEDs e Pix grátis e ilimitados;
- Venda de diferentes formas;
- Cartão de crédito grátis e sem anuidade;
- Débito automático e DDA;
- Invista em produtos com rentabilidade acima do mercado;
- Tenha acesso a relatórios detalhados do seu negócio!