Entenda o que é uma Fintech e quais serviços ela oferece

Resumo do texto

  • Saiba o que é uma fintech;
  • Entenda a diferença entre Fintech, Startup e Bancos Digitais;
  • Conheça os principais tipos de fintech que existem.

PagBank: um banco digital completo!

 

As fintechs são empresas que vêm modernizando o setor de serviços financeiros. O próprio nome já indica como elas funcionam, é a junção de financial (financeiro) + technology (tecnologia). Ou seja, tecnologia financeira.

Se você ainda não sabe o que é uma fintech, conheça neste artigo!

O que são as Fintechs

O que são fintechs e como elas funcionam?

Fintechs são empresas ou startups que oferecem e desenvolvem produtos financeiros digitais. 

As fintechs tornam os serviços bancários mais acessíveis para os clientes. Com a tecnologia a favor para encurtar esse caminho, conseguem reduzir os custos e oferecer mais vantagens com menos burocracia e despesa para os usuários.

Foram elas que abriram a porta para que as pessoas tenham conta digital, cartão de crédito, empréstimo, seguro e muito mais sem precisar ir até uma agência.

As fintechs são seguras?

Sim. Apesar de serem novas no mercado e totalmente digitais, toda instituição que oferece serviços bancários é supervisionada pelo Banco Central. Portanto, os consumidores têm a quem recorrer em caso de problemas.

Existem diferenças entre fintechs, bancos digitais e startups?

Vamos por partes. Uma startup é uma nova empresa que possui um modelo de negócio escalável, ou seja, que cresce proporcionalmente ao investimento recebido. As fintechs podem nascer como uma startup.

E uma fintech pode se transformar em um banco digital ao atender todas as exigências do Banco Central.

Esse é o caso do PagBank PagSeguro. A empresa começou como uma fintech de pagamento online e maquininhas de cartão. Hoje, o PagBank é um banco 100% digital que oferece conta digital grátis, cartão de crédito internacional e muito mais.

Quais são as vantagens oferecidas ao cliente pelas fintechs?

O foco no ambiente digital e a redução da necessidade de ter espaços físicos reduzem o custo das fintechs. E essa redução dos custos é repassada aos consumidores em forma de serviços gratuitos!

Conheça os tipos de fintechs mais comuns no mercado

Dentro das possibilidades de serviços financeiros, as fintechs podem se especializar em alguns segmentos. E, conforme o ramo que atuam, terão diferentes órgãos de supervisão. Veja as principais categorias que encontramos no mercado:

Fintechs de pagamento

Essas companhias estão focadas em transações comerciais, tanto de PF quanto PJ. Elas oferecem soluções de pagamento como máquinas de cartão e Link de Pagamento. Essas são as mais vistas pelo público, já que fazem parte de ações do dia a dia.

O PagSeguro tem serviços característicos de uma empresa que se coloca como hub de pagamento, oferecendo soluções como maquininha de cartão sem aluguel, link de pagamento e checkout para sites.

Fintechs de crédito ou empréstimo

Usar a tecnologia para aproximar quem precisa de dinheiro e quem pode emprestar é o objetivo desses empreendimentos. Através de uma solução online, essas companhias realizam a análise de crédito e tornam a dinâmica do serviço mais rápida e menos burocrática.

Fintechs de investimentos

Essas empresas aproximam os consumidores do mercado de investimentos. Seja em renda variável ou renda fixa, as fintechs de investimentos tornam possível que o público compre ações e faça uma reserva de emergência investindo em CDB, por exemplo.

As fintechs de investimento também são seguras, já que precisam seguir as regras do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

PagBank PagSeguro: tudo que você procura em uma Fintech!

Agora que você já sabe o que é uma fintech, conheça uma empresa que pode contar: o PagBank PagSeguro oferece serviços bancários e soluções de pagamento com tecnologia, segurança e confiança!

Seja para pessoa física ou pessoa jurídica, com o super app PagBank, você tem acesso à conta digital 100% grátis. E ainda pode aproveitar outros benefícios, como:

PagBank: um banco digital completo!