Conheça o Golpe do Empréstimo Consignado e saiba como se proteger

Resumo do texto

  • Entenda como são os Golpes do Empréstimo Consignado;
  • Aprenda o que fazer para se proteger desses golpes;
  • Saiba como denunciar tentativas de golpe.

 

Não é de hoje que o Golpe do Empréstimo Consignado atrapalha a vida de funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS. O método usado pelos criminosos muda de tempos em tempos, mas o objetivo permanece: roubar dinheiro ou dados pessoais.

Para saber como proteger seu dinheiro e dados pessoais, entenda o funcionamento dos golpes e como se proteger!

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Por que esse tipo de golpe aumentou tanto?

Com o avanço da tecnologia, muitas transações que eram feitas nos bancos ou nas instituições financeiras, passaram a ser feitas online, via aplicativo. Desse modo, principalmente os idosos, que possuem menos intimidade com a tecnologia, acabam se tornando alvos.

Outro fator que favorece o aumento de golpes financeiros é o compartilhamento de senhas com terceiros para ter acesso a aplicativos bancários e de benefícios tornando a conta mais suscetível.  Hoje, a maioria dos serviços bancários são realizados online e pedir ajuda de terceiros acaba sendo a saída para quem não consegue acessar sozinho, mas isso pode ser muito perigoso, então fique atento.

Além disso, os golpes de engenharia social estão cada vez mais sofisticados, dificultando a identificação de crimes logo no início,  manipulando vítimas para fornecer dados que possibilitam golpes.

Hoje, o acesso ao crédito também está mais fácil, com novos bancos e instituições financeiras online, oferecendo taxas e serviços diferenciados, mas é importante ficar atento: os bancos e os órgãos públicos alertam que não fazem nenhum contato via Whatsapp, mensagem ou e-mailSomente em casos específicos usam o contato telefônico, entretanto, nunca pedem confirmação de dados pessoais ou envio de foto do documento.

Como funciona o Golpe do Empréstimo Consignado

Com o tempo, essas ações maliciosas vão se aperfeiçoando e se modificando para que mais pessoas caiam.

As mensagens no Whatsapp, e-mails e ligações maliciosas são os meios de contato mais comuns. Já o conteúdo e objetivo do golpe podem mudar. Entre os mais comuns estão:

Depósito antecipado

Neste tipo de golpe, os criminosos oferecem um empréstimo consignado vantajoso e pedem um pagamento adiantado para poderem liberar o dinheiro. Mesmo que o roteiro mude um pouco, em geral, esse golpe do empréstimo é caracterizado pelo pedido de um certo valor adiantado.

Para se proteger deste tipo de ação, fique atento! Procure negociar com instituições financeiras reconhecidas e seguras e não faça nenhum depósito. Nenhuma empresa pode pedir dinheiro adiantado para liberar o empréstimo.

Na dúvida, consulte o Portal do Consumidor para descobrir mais informações da empresa.

Roubo de dados pessoais

Pessoas mal intencionadas entram em contato com pensionistas e aposentados alegando trabalharem para alguma instituição, como o INSS ou IBGE e pedem a confirmação de dados pessoais ou foto do documento.

Muitos casos, inclusive envolvem o fraudador ir até a residência da vítima se passando por um agente e lá solicitar dados, tirar foto da vitima com documento em mãos e coletar as informações necessárias para aplicação do golpe, como número do benefício.

É importante ressaltar que NENHUM órgão atua desta forma,  coletando dados pessoais ou tirando fotos na residência.

Com estes dados em mãos, eles aplicam outros golpes, como abrir contas ou contratar planos de celular em nome dessas pessoas.

Para se proteger nestes casos, é importante lembrar de nunca passar nenhum dado pessoal por telefone, mensagem, redes sociais ou Whatsapp, assim como enviar fotos de documentos ou até mesmo entregá-los para desconhecidos. Caso seja abordado com esses pedidos, não passe nenhuma informação e entre em contato com a empresa por seus canais oficiais.

8 dicas para se proteger

  1. Use apenas os aplicativos ou sites oficiais da empresa para preencher os dados;
  2. Não clique em links dúvidosos, recebidos por WhatsApp ou redes sociais para realizar a contratação de serviços bancários;
  3. Evite a criação de contas por terceiros;
  4. Não permita que tirem fotos suas ou de seus documentos;
  5. Não assine contratos sem leitura prévia;
  6. Desconfie de propostas vantajosas prometendo juros mínimos e valores altos;
  7. Cuidado com ligações de banco prometendo alteração de contrato e diminuição de juros;
  8. Fique atento a assessorias financeiras, em posse de seus dados podem realizar a contratação de empréstimos.

Desconfiou que algo está errado? 

Consulte sempre o holetite! Na grande maioria das vezes, o fraudador faz vários empréstimos com parcelas de baixo valor, de forma que a vítima nem perceba a irregularidade e tome conhecimento do empréstimo.

Caí no Golpe do Empréstimo. O que fazer?

Os golpes estão se aperfeiçoando para ficarem cada vez mais realistas. Por isso, as pessoas podem cair em um deles e acabar perdendo dinheiro ou ficando com o nome sujo.

Como denunciar um Golpe?

Para relatar um golpe de empréstimo consignado, acione nossa equipe especializada. Estamos prontos para te auxiliar e fazer com que sejam tomadas as medidas necessárias.

Entre em contato conosco pelos seguintes canais:

Telefone: 3004-4770

Abra uma ocorrência online: Como denunciar um golpe ou uma fraude? – Dúvidas | PagBank (uol.com.br)

Alcance seus objetivos com o PagBank Consignados

Chegou a hora de realizar os planos deixados de lado. A contratação do seu empréstimo é feita de forma simples e segura, feita toda via celular. Veja o passo a passo para fazer a contratação pelo app:

  1. No app PagBank, acesse a aba “Produtos e Serviços”;
  2. Em seguida, vá em “Empréstimo Consignado”;
  3. Agora, opte por “Consignado Público”;
  4. Clique no botão “Simular e contratar”;
  5. O próximo passo é selecionar a fonte pagadora, ou seja, INSS;
  6. Preencha com o número do benefício e continue;
  7. Agora, é hora de simular o empréstimo. Coloque o valor que deseja, confirme as condições de pagamento e, se concordar, finalize o processo.

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Sujeito à análise de crédito. O PagSeguro Internet S/A não é uma instituição financeira, não realiza operações de crédito diretamente e atua como correspondente bancário de instituições financeiras parceiras. A concessão de crédito é de responsabilidade dessas instituições, dentre elas o Banco Seguro S.A. e a Socinal – Crédito, Financiamento e Investimento S/A. Que concede por si ou através de seu correspondente Credisim Correspondente Bancário LTDA – CNPJ 33.166.821/0001-51. As taxas podem variar de acordo com o valor e quantidade de parcelas. O prazo é de 24h úteis e diz respeito a disponibilização do valor, após a assinatura do contrato. As condições de pagamento serão apresentadas no momento da contratação. Consulte condições do produto em: www.credisim.com.br/credito-consignado. Central de Atendimento: 4003-1775 (Capitais e região metropolitana) ou 0800 728 21 74 (demais localidades, exceto celular). Ouvidoria 0800 703 88 91.