Tabela Fipe: o que é e como é usada para calcular o preço dos veículos

Resumo do texto

  • Entenda o que é Tabela Fipe e como ela funciona;
  • Saiba quais pesquisas podem ser feitas na Fipe;
  • Tire todas as suas dúvidas sobre a importância dessa tabela!

 

Na hora de comprar ou vender um veículo é normal consultar a tabela Fipe como base de referência para os valores. Ela também é usada para o cálculo de seguros e preço de revenda.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Tabela Fipe, mas ainda não sabe sobre seu funcionamento. Aprenda nesse artigo como são definidos os valores e como usar essa referência.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Tabela Fipe

Tabela Fipe: saiba o que é e como funciona!

A Tabela Fipe é uma referência para os valores de veículos. Ela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2001 e é atualizada mensalmente. Nela, é possível encontrar o valor de venda de carros, motos, caminhões, micro-ônibus e utilitários novos e usados.

Esses valores são usados como referência para transações de compra e venda, cálculo de seguros e IPVA.

Conheça a Fipe: tabela para carros e motos

A Tabela Fipe traz os valores de carros e motos de acordo com modelo, ano e características extras. A partir de uma pesquisa com filtros específicos, é possível encontrar o valor de referência do veículo.

Os pesquisadores da Fipe rodam concessionárias em todo o Brasil analisando os preços de carros novos e, a partir daí, fazem a média nacional e calculam os valores para seminovos e usados.

Entenda a importância da Fipe para compradores e vendedores

Por ser atualizada constantemente, a Tabela Fipe se tornou uma referência para aqueles que compram e vendem carros novos, seminovos e usados. Ou seja, se o valor do veículo que você está prestes a comprar está muito diferente da Fipe, fique atento!

Consulta Fipe: quais são os tipos de buscas disponíveis?

A Tabela Fipe possui três categorias iniciais para fazer a pesquisa:

  1. Consulta de carros e utilitários pequenos;
  2. Consulta de caminhões e micro-ônibus;
  3. Consulta de motos.

Depois de selecionar o tipo de busca que quer fazer, é possível escolher entre a pesquisa comum e a por código Fipe. Na comum, é preciso adicionar as características do veículo (marca, modelo e ano).

Após preencher as informações e clicar em “Pesquisar”, o valor de referência é mostrado:

Confira as respostas das principais dúvidas sobre a Tabela Fipe:

Se ainda restam dúvidas sobre como a Tabela Fipe funciona, essa é a hora de saber as respostas!

Para que serve a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe serve como referência de valores para automóveis novos, seminovos e usados. Ela é usada para o cálculo de compra e venda dos veículos, mas também para definir valor de seguros e do IPVA.

Como consultar o preço dos veículos na Fipe?

É só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Fipe;
  2. Escolha a categoria para a pesquisa (carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos);
  3. Preencha a marca, modelo e ano do modelo e clique em “Pesquisar”;
  4. Pronto! Veja o valor de referência!

Como descobrir o código Fipe?

Ao realizar a pesquisa, dentre as informações apresentadas, tem o código Fipe. Essa sequência numérica é exclusiva para aquele modelo, marca e ano do veículo.

A Tabela Fipe serve de margem para o IPVA?

Sim! Inclusive, os valores da Tabela Fipe são o principal componente do cálculo do IPVA. Porém, cada estado possui uma porcentagem aplicada em cima do valor de referência.

Por exemplo, em São Paulo a taxa é de 4%. No caso do carro apresentado na imagem acima, o IPVA seria calculado multiplicando 4% pelo preço médio, R$51.568. Quem possui esse carro em SP, paga R$2.062 de IPVA.

Quem é de São Paulo pode parcelar o IPVA através da conta PagBank! É super simples, veja só: 

  1. vá em “Principais” e, em seguida, em “Pagar Contas”;
  2. escolha a opção “Fazer pagamentos no Detran SP”;
  3. cadastre as informações do veículo;
  4. confira se o CPF da conta é o mesmo que está no documento do veículo (é preciso que seja o mesmo).

Agora, é a hora do pagamento:

  1. coloque o Renavam (Se o número do seu Renavam tiver menos de 11 dígitos, complete com 0 à esquerda), placa e o nome que você quer dar para aquele veículo (ex: meu carro);
  2. com o veículo registrado, escolha como pagar (valor integral com desconto, integral sem desconto ou parcelado);
  3. confira o valor e vá em “Confirmar pagamento”.

Dicas financeiras para quem tem ou está pensando em ter um veículo

Saber consultar o valor do veículo na Tabela Fipe é bom para não cair em ciladas, como por exemplo comprar um carro usado por um valor muito acima do que ele vale. Mas não é a única coisa que você deve ter atenção! Veja mais algumas dicas:

1. Se possível, compre à vista

O carro não tem apenas a despesa da compra, igual uma televisão, por exemplo. Ele vai gerar uma série de custos ao longo do mês, como combustível, seguro e manutenção. Por isso, sempre que possível compre o automóvel à vista ou dê uma entrada de grande valor, assim, você não terá uma parcela muito grande e poderá focar em outras despesas.

2. Tenha um seguro

Apesar de não ser obrigatório, é importante manter o carro assegurado contra acidentes, furtos e roubo. Especialmente para quem usa o veículo para trabalhar ou precisa dele para se locomover até o local de trabalho. Se algo acontecer, o prejuízo será grande.

3. Tenha uma reserva para pagar as prestações

Caso não seja possível fazer o pagamento à vista, é indicado ter uma reserva de dinheiro para pagar as parcelas. Isso porque se elas atrasam, serão cobrados juros e multas e, neste caso, o valor do automóvel vai acabar se tornando muito mais alto! Faça um planejamento financeiro de longo prazo antes de investir em um veículo!

Abra agora a sua conta PagBank e aproveite as vantagens!