Aprenda o que é Selic acumulada e seus impactos no dia a dia

Resumo do texto

  • Entenda o impacto da Selic acumulada nas suas aplicações;
  • Aprenda o que é essa taxa e como calcular;
  • Saiba como aproveitar o aumento da Taxa Selic.

 

Já falamos aqui no blog sobre a taxa Selic e como ela influencia o dia a dia das pessoas. Mas você sabe o que é a Selic acumulada? 

Para você aprender a diferenciar esses dois termos, criamos esse post com as informações mais importantes sobre o assunto.

aprenda o que é selic acumulada

O que é a Selic acumulada?

A Selic que estamos acostumados a ver é a taxa básica de juros do Banco Central para definir outras marcações econômicas. Ela é usada, por exemplo, para calcular desde os juros dos empréstimos e financiamentos até a rentabilidade de algumas aplicações financeiras. O responsável pela definição da Selic é o Comitê de Política Monetária (Copom). 

Já a Selic acumulada diz respeito ao registro da taxa efetiva a cada mês. De forma simples, todos os meses do ano a Selic conta com uma taxa mensal que é representada pelo seu acúmulo durante 30 dias. O que influencia a mudança da taxa é a inflação, a economia e a política do país 

Portanto, temos, além da meta da Selic anual, as suas taxas mensais e a acumulada ao ano, que basicamente é a soma das taxas mensais naquele período. Todos esses dados ficam disponíveis no site do Banco Central.

Como a Taxa Selic impacta os investimentos e o seu bolso?

A Selic impacta diretamente as aplicações financeiras de renda fixa que usam a própria taxa ou CDI para remunerar os investidores.

Por exemplo, quem investe em CDBs pós-fixados que usam um percentual do CDI como índice de rentabilidade ou investe no Tesouro Selic passa a ganhar ainda mais com as altas da taxa, ou menos caso ela diminua. Isso acontece porque a taxa Selic é usada para calcular os juros dessas aplicações financeiras.

As mudanças nessa taxa impactam no bolso da população, pois é a Selic que dá origem a todos os outros juros usados no Brasil. Ou seja, se a Selic está alta, tudo que conta com aplicação de juros fica mais caro e vice-versa.

Motivos para acompanhar a Selic acumulada!

É muito importante ficar de olho na Selic acumulada para ver a evolução da rentabilidade dos seus investimentos, como CDBs pós-fixados e títulos do Tesouro Selic. 

Essas aplicações têm suas rentabilidades impactadas pela taxa Selic e as variações da taxa acumulada. O CDB, por sua vez, está diretamente atrelado ao CDI.

Confira a seguir a Selic acumulada de 2023 e 2024. Saiba como calcular e como usar o aumento da taxa a seu favor. 

Veja a tabela da Selic acumulada

Deslize para mais informações
Mês 2023 2024
Janeiro 1,12% 0,97%
Fevereiro 0,92% 0,80%
Março 1,17% 0,83%
Abril 0,92%
Maio 1,12%
Junho 1,07%
Julho 1,07%
Agosto 1,14%
Setembro 0,97%
Outubro 1,00%
Novembro 0,92%
Dezembro 0,89%

Como calcular a taxa Selic acumulada?

É possível calcular a Selic somando as taxas mensais da tabela acima de acordo com os meses que deseja saber qual foi a Selic acumulada. 

E para calcular sem erro é possível usar a Calculadora do Cidadão disponibilizada no site do Banco Central. Você só precisa colocar a data inicial e final e o resultado é mostrado na hora.

Conheça melhor o Tesouro Selic

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a Selic acumulada, chegou a hora de conhecer melhor um investimento que tem impacto direto com as mudanças da taxa: o Tesouro Selic. 

Ele é um investimento do Tesouro Direto que conta com títulos pós-fixados, ou seja, só é possível saber qual o rendimento exato da aplicação quando o título vencer ou quando solicitar o resgate do dinheiro.

No entanto, é possível ter uma previsão de quanto o dinheiro está rendendo, pois, a rentabilidade está atrelada à Selic. Para isso, basta analisar a taxa acumulada do período e fazer o cálculo! 

Esse ativo conta com liquidez diária, ou seja, você pode resgatar o dinheiro e receber na sua conta em até um dia útil. Além disso, o rendimento é somado a aplicação todos os dias.

Invista em Tesouro Selic com o PagBank

Aumente sua reserva investindo no Tesouro Direito e saiba o rendimento do seu título calculando a Selic acumulada! 

Primeiro baixe o super app PagBank. Depois, não tem mistério, para investir no Tesouro Selic siga os passos a seguir:

  1. abra o super app PagBank;
  2. clique na opção Produtos e Investimentos e selecione Aplicar meu Dinheiro;
  3. escolha Tesouro Direto e escolha um título do Tesouro Selic;
  4. digite o valor que deseja investir;
  5. confira as regras e se os dados estão corretos e clique em Confirmar;
  6. pronto! Sua aplicação foi realizada.

Investir sem complicar é com a gente mesmo. Baixe grátis o super app PagBank e comece agora mesmo.

Invista no Tesouro Direto pelo super app!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”