Saiba o que são os Juros Remuneratórios!

Resumo do texto

  • Aprenda o que são juros remuneratórios;
  • Descubra qual é o limite desse tipo de cobrança;
  • Veja como fugir dos juros ao pagar suas contas.

 

Ao falar de dinheiro, contas e empréstimos, é inevitável que a palavra juros não esteja presente. Por isso, é importante entender sobre os diversos tipos que existem no universo financeiro.

Neste texto vamos explicar os juros remuneratórios, que aparecem principalmente em operações de crédito e financiamento. 

Boa leitura!

O que são Juros Remuneratórios

Você sabe o que são Juros Remuneratórios?

De maneira geral, os juros remuneratórios são aqueles praticados em empréstimos. É como se fosse uma compensação financeira a quem emprestou o dinheiro, seja uma pessoa ou instituição bancária. Por esse motivo, também são chamados de juros compensatórios. 

Esse tipo de juros geralmente aparece como porcentagem, sejam mensais ou anuais, e são aplicados em operações de empréstimo pessoal e financiamento.

Veja as diferenças entre Juros Remuneratórios e Moratórios!

Qual o valor da taxa de Juros Remuneratórios?

Os juros remuneratórios praticados em qualquer operação devem seguir uma média estabelecida pelo Banco Central. Mensalmente é divulgada a taxa média que precisa, obrigatoriamente, ser usada por bancos e instituições em empréstimos.

O valor cobrado é definido já na hora da contratação do empréstimo, então, não haverá surpresas no pagamento. 

Fica a dica: sempre que os juros remuneratórios ultrapassarem a média do Banco Central, eles são considerados abusivos.

Entenda os limites de cobrança desse tipo de juros no Brasil

Alguns anos atrás, a cobrança de juros remuneratórios não podia passar de 12% ao ano, de acordo com a Lei da Usura. No entanto, ela não é mais aplicada, o que tornou possível flexibilizar as cobranças.

Sendo assim, as taxas podem ser maiores que 12% ao ano, mas é importante ficar de olho na média do Banco Central para saber se os valores cobrados na operação não são abusivos.

Confira outros artigos similares que podem ser do seu interesse: