Como é a vida financeira dos brasileiros? Pesquisa revela detalhes!

Resumo do texto

  • Descubra a situação da vida financeira dos brasileiros;
  • Conheça os perfis que representam a relação das pessoas com o dinheiro;
  • Veja como manter sua saúde financeira.

Baixe já o app PagBank e abra uma conta!

 

O nível da população endividada em nosso país é o maior em 12 anos. O estudo “Índice de Saúde Financeira do Brasileiro”, feito pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) em 2021 e a pesquisa do Google “A relação do brasileiro com o dinheiro” trouxeram informações sobre a vida financeira, bem como um panorama das finanças do brasileiro.

Confira os destaques desses estudos.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Finanças dos Brasileiros

Como anda a Vida Financeira dos Brasileiros?

A FEBRABAN realizou uma pesquisa para entender como está a vida financeira da população. O resultado desse estudo é o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB).

Por meio de um questionário, qualquer brasileiro com vida financeira, ou seja, que tem uma renda e paga contas mensais, pode ter acesso a um panorama sobre suas finanças.

Dividido por idade, faixa de renda, região em que mora e nível de escolaridade, a pesquisa mostrou que a vida financeira dos brasileiros tem uma média de 57 pontos. A escala vai de zero a 100 e o nível vai de ótimo a ruim.

Veja abaixo como está a gestão do dinheiro da população:

Deslize para mais informações
População Situação financeira
8,10% Ótima: finanças em dia, sem dívidas e com segurança e liberdade financeira
10,10% Regular: no limite, quem tem a situação regular termina o mês no “zero a zero”, ou seja, sem sobrar nada no fim do mês
11,60% Ruim: total desorganização financeira, algumas contas até deixam de ser pagas
14,30% Boa: contas em dia, nome no azul, no entanto, é difícil poupar
15,60% Baixa: não consegue equilibrar as contas e ficam estressados quando o assunto é dinheiro
19,20% Muito boa: contas em dia, sem dívidas, começando a construir o patrimônio financeiro
21,10% Muito baixa: estão em uma situação quase insustentável quando o assunto é dinheiro

E como o brasileiro se relaciona com o dinheiro? Veja os perfis

Segundo a pesquisa da FEBRABAN, essa é a vida financeira dos brasileiros. Mas, como eles se relacionam com o dinheiro? 

O Google lançou a pesquisa “A relação do brasileiro com dinheiro”, que fez um panorama de quanto a população ganha, gasta e onde o brasileiro investe.

Com base nas respostas dos entrevistados, foi possível determinar seis perfis que representam a relação das pessoas com o dinheiro. Conheça a seguir. 

1. Perfil Batalhador

Representando 26,3% dos brasileiros, o batalhador enxerga a moeda como uma maneira de sobreviver e pagar contas, não como um meio para atingir objetivos e realizar sonhos. 

Para eles, economizar é uma questão de autonomia, enquanto qualquer gasto é visto como tristeza. Assuntos monetários são proibidos para o batalhador, seja em casa ou com amigos, já que não possuem educação financeira.

2. Perfil Endividado

Empatados com os batalhadores, esse perfil também representa 26,3% dos brasileiros.

O endividado está sempre tendo que correr atrás do prejuízo para fazer as contas fecharem e frequentemente usam o limite do cartão de crédito como uma extensão da sua renda. No entanto, as dívidas do cartão se tornam uma bola de neve e o sufoco financeiro parece nunca ter fim.

Quem tem esse perfil não consegue poupar e se sente confuso quando o assunto é investimentos e finanças pessoais. 

3. Perfil Cético

Esse grupo considera dinheiro um assunto difícil, por isso, prefere distância. Os céticos acreditam que nunca vão conseguir começar a investir, enriquecer ou ter uma vida tranquila financeiramente.

O perfil, que representa 21,2% da população, acredita que investir e economizar é a mesma coisa.

4. Perfil Materialista

Economizar é uma palavra que não existe no dicionário dos materialistas. Gastam tudo que tem e enxergam o dinheiro como status, pois acreditam que tudo que é melhor é mais caro. 

Eles representam 15,2% da população, não economizam e nem investem, e se sobra um dinheiro no fim do mês, ele será gasto devido ao seu padrão de consumo.

5. Perfil Planejador

Representando apenas 6,1% dos brasileiros, o planejador consegue poupar dinheiro todo mês e possui diversos investimentos, desde títulos de renda fixa até ações. Eles não se importam de gastar e tem uma relação positiva com o dinheiro.

O planejador é muito organizado com as suas finanças e está sempre buscando ampliar seu conhecimento através de conteúdos e cursos sobre investimentos.

6. Perfil Poupador

Bem parecido com o planejador, os poupadores também poupam dinheiro todo mês e gostam de estudar sobre finanças e investimentos. A diferença aqui é que esse perfil só faz aplicações financeiras seguras, como a poupança. 

O perfil poupador representa 5,1% da população, e para economizar ainda mais, eles adoram pechinchar e pedir descontos.

Como manter minha saúde financeira?

Primeiro, entenda o diagnóstico da sua vida financeira, você pode fazer isso clicando aqui. É só responder as 18 perguntas para descobrir seu índice. Não se preocupe, leva poucos minutos.

Quer manter uma boa saúde financeira, controlar os gastos, fugir de dívidas, economizar e até investir pensando no futuro? Temos um conteúdo bem legal que vai te ensinar em cinco passos como organizar suas finanças.

A vida financeira dos brasileiros pode melhorar, e para isso, contar com um parceiro que ajuda a simplificar a relação com o dinheiro é essencial.

Com o app PagBank você tem acesso a um banco completo e grátis. Nele seu dinheiro fica em uma conta que rende mais que a poupança livre de burocracia e taxas escondidas.

Além disso, possível ter o controle financeiro da sua vida na palma da mão. Pode pagar boletos e usar o débito automático para não perder nenhum prazo e ter que pagar juros.

Baixe já o app PagBank e abra sua conta!