Resumo do texto
- Veja quando e como dar brindes para seus clientes;
- Escolha o presente perfeito para seu negócio;
- Confira algumas ideias de presentes para surpreender o cliente!
Conquistar o coração do cliente é o objetivo dos empreendedores. E não apenas para ele ficar feliz, mas também porque consumidores satisfeitos se transformam em compradores fiéis.
Porém, o que isso significa para o seu negócio? Segundo uma pesquisa publicada no site da universidade americana Harvard, aumentar a retenção de pessoas pode aumentar em até 95% o faturamento do negócio! Ou seja, fidelizar compradores vai melhorar sua saúde econômica.
Dentre as várias estratégias de fidelização de consumidores, dar presentes para clientes pode ser o toque especial que vai tornar sua marca a favorita do público.
Veja ideias de brindes para clientes e como usar essa ferramenta na sua estratégia de fidelização!
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Quando dar um presente para clientes?
Em datas comemorativas como Natal, Dia do Consumidor e Dia das Mães! Afinal de contas, ganhar um presente é um momento especial, que precisa acontecer na hora certa.
E além dessas datas, considere usar momentos especiais para sua marca e para o cliente, como aniversário da empresa ou da pessoa.
A escolha da entrega do presente deve ser feita conforme o segmento em que o negócio atua. Para quem trabalha com pizza, por exemplo, pense em um brinde especial para celebrar o dia da pizza.
4 dicas para escolher o presente perfeito
Na hora de decidir o presente para o cliente, lembre-se de escolher algo que possa ser dado para diferentes perfis de consumidores. Por exemplo, uma garrafa de vinho pode ser útil para um empresário, mas pode não ser tão interessante para uma pessoa mais jovem.
Na hora de comprar o presente, negocie com o fornecedor pensando na quantidade. Lembre-se que quanto mais você comprar, menor será o custo do brinde.
Confira mais algumas dicas para ficar de olho hora de escolher o presente perfeito!
Conheça seus clientes
Como dito, é essencial entender o público que consome a sua marca na hora de escolher um brinde. Se você identificar, por exemplo, que a maioria dos clientes são mulheres, talvez não seja tão interessante dar um kit de ferramentas.
Procure surpreendê-los
Não basta dar um mimo para as pessoas, é preciso fazer com que esse mimo encante quem está recebendo. Para isso, saia do óbvio. Uma das formas de se diferenciar, é procurar saber o que os concorrentes estão fazendo e arriscar uma novidade!
Tente entregar algo útil ou significativo
Não gaste dinheiro ou tempo dando um presente que pode ser colocado no fundo da gaveta no primeiro momento. Se o orçamento está apertado, escolha uma única data e invista em algo diferenciado. Pense em como as pessoas vão usar aquele item e lembre que quanto mais elas aproveitarem, mais sua marca aparece!
Personalize seus presentes
Se o brinde for útil e significativo, a chance dele ser usado constantemente é maior. E se ele tiver a marca e for personalizado com a identidade visual do negócio, a divulgação acontece!
Não precisa ser o nome da empresa em letras garrafais. É possível criar uma identificação através de imagens características, cores, símbolos e, claro, a logomarca.
Veja algumas sugestões de presentes para seus clientes
Sua cabeça deve estar cheia de ideias de presentes para clientes. Mas antes de dar continuidade, lembre-se das dicas dadas: os brindes precisam fazer sentido para sua marca e seu público e precisam ter um tempo de validade para o uso.
Confira algumas dicas de mimos para te ajudar!
Kits gastronômicos
Para marcas que trabalham no segmento alimentício, há muitas formas de presentear o público e, inclusive, aproveitar para divulgar seus novos produtos.
Kit de churrasco
Um kit completo para fazer churrasco pode ser uma escolha ideal para presentear consumidores especiais que gastam acima de um determinado valor ou como presente de aniversário.
Kit de vinho
Mais um conjunto de itens que podem ser dados a clientes especiais. Neste caso, pode ser no Dia das Mães ou Dia dos Pais, ou para aqueles que acumularam um certo número de pontos em um Programa de Fidelidade.
Kit de chás
Se a marca trabalha com produtos naturais, por exemplo, um kit de chá combina perfeitamente com a identidade do negócio e vai fazer o público se apaixonar!
Material de escritório personalizado
Para aqueles momentos mais tradicionais que o presente será oferecido para o público corporativo, invista em itens para o dia a dia.
Agenda, caneta, mochila, ecobag, fones, canecas e copos térmicos
Sabe aquele brinde que a pessoa leva para todo lado porque é realmente útil? É isso que você deve procurar. Os materiais de escritório podem ser usados em datas como aniversário da empresa, Natal ou Ano Novo.
Lembrando que quando for comprar, peça grandes quantidades, assim, o valor do custo diminui.
Utilidades
Esse tipo de presente é para aquelas marcas que possuem um público variado.
Power Bank
Todo mundo já precisou de uma bateria extra na rua. Não deixe que seu cliente fique desconectado e dê um carregador portátil para ele. Ele vai te agradecer sempre que precisar usar!
Chaveiros personalizados
Quem nunca pensou ter perdido a chave de casa? Ao presentear seu consumidor com um chaveiro, você tem sua marca sempre ao lado dele. E, é possível investir em itens personalizados de acordo com seu nicho. Como, por exemplo, um chaveiro em forma de abridor de lata, lanterna ou até mesmo, com uma lixa de unha ou link para uma música.
Bolsa térmica
Seja para levar o almoço para a empresa ou para guardar bebidas no fim de semana, uma bolsa térmica é útil e vai fazer com que a pessoa desfile com a sua marca em diferentes momentos.
Gere ainda mais valor oferecendo as opções do ClubePag
Escolher a melhor opção de brinde para os consumidores tem como objetivo final conquistar o público e fidelizar a clientela. Mas essa não é a única forma de chegar lá.
Oferecer uma experiência positiva de compra também encanta e conquista os usuários. E o que é melhor do que disponibilizar cupons exclusivos automaticamente para ele fazer novas compras?
Com o ClubePag essa opção é disponibilizada automaticamente pela sua maquininha, assim, você encanta seu consumidor e não precisa se preocupar em lembrar de aniversários ou número de compras.