Resumo do texto
- Saiba quais as datas comemorativas que tem mais lucro;
- Planeje as ações sazonais para vender mais;
- Baixe o guia exclusivo e siga as nossas dicas.
As datas comemorativas são momentos de oportunidade para o varejo. Criar promoções e ações especiais ajudam a aumentar as vendas e melhorar o faturamento.
Mas, é preciso planejamento. Pensando nisso, preparamos um guia que traz os principais momentos de venda no mercado brasileiro com características específicas de cada uma.
Confira o nosso guia e prepare o seu negócio!
As principais datas comemorativas e como aproveitá-las
Para aproveitar os feriados e datas comemorativas no seu negócio, você precisa conhecer as diferenças de cada momento e se preparar para eles.
Início de Janeiro
Este é o momento de liquidar o estoque que resta de 2021! Com um planejamento detalhado, defina os descontos a serem aplicados sem prejudicar o faturamento.
Sugestão: veja qual foi o investimento feito no estoque para saber quanto precisa ter de retorno. Quais segmentos podem se beneficiar?
Os que mais se destacam são:
- vestuário;
- eletrônicos;
- itens de verão e praia.
Como promover boas liquidações em Janeiro?
- Trabalhe com combos e kits, no estilo “compre um e leve outro pela metade do preço”;
- Unifique produtos de alta procura com os que têm menor saída;
- Diversifique a divulgação, utilize as redes sociais para vender mais.
Dia Internacional das Mulheres – 08/03
Essa data já está no radar de muitas lojas. Apesar de, atualmente, ser mais conectada com temas políticos e sociais, continua sendo um momento importante para o comércio.
Quais os presentes mais procurados?
As categorias que mais se destacam são:
- acessórios;
- cuidados pessoais;
- doces e flores;
- papelaria e decoração.
Como vender mais nesta data?
- faça uma lista dos produtos em estoque que melhor se encaixam na data;
- crie um catálogo variado, considerando vários tipos de mulher;
- utilize as redes sociais para criar conteúdos relacionados com o significado da data;
Não esqueça da entrega. Com o Envio Fácil, você tem a maior logística de entrega do país com valores que cabem na sua promoção.
Dia do Consumidor – 15/03
A data celebra os direitos conquistados pelo consumidor e é vista como uma oportunidade para potencializar as vendas e aumentar o faturamento com ofertas que celebrem o cliente.
Quais os segmentos mais procurados
Muitos segmentos se beneficiam dessa data:
- livros;
- cuidados pessoais;
- casa e cozinha;
- acessórios e vestuário.
Como vender mais no Dia do Consumidor?
- trabalhe ações que façam o cliente se sentir valorizado;
- pense em grandes descontos para liquidar o estoque;
- adicione benefícios como cashback, brindes e frete grátis, que dão a sensação de que a pessoa está “saindo no lucro”.
Páscoa – 17/04
A data é conhecida pela procura de chocolate. Mas, não são apenas os ovos que fazem sucesso. Todo o mercado de doces pode se beneficiar dessa celebração.
Oportunidades de negócios para a data
Para quem já atua na área, deve investir em ampliar o catálogo de produtos:
- ovos artesanais;
- bolos temáticos;
- cupcakes;
- brigadeiros gourmet.
Como vender mais na Páscoa?
- use as redes sociais para apresentar os seus produtos;
- em lojas físicas, pense em uma decoração e ambientação do espaço com o tema.
- ofereça degustação dos lançamentos para chamar atenção.
Para quem vai usar a internet para vender, não esqueça que o delivery precisa ser especializado, já que o transporte de produtos frágeis e perecíveis precisa de cuidado extra.
Dia das Mães – 08/05
Perdendo apenas para o Natal e Black Friday, o Dia das Mães é uma importante data para o varejo.
Quais os presentes mais procurados?
Existem diversas ideias para vender no dia das mães desde cestas de café da manhã, chocolates e flores, passando por vestuário, presentes personalizados e até eletrônicos e eletrodomésticos, essa data comemorativa movimenta todos os segmentos.
Como vender mais nesta data?
- use as redes sociais para conteúdos emocionais, que falem de mães da vida real;
- fuja dos clichês da data;
- utilize estratégias de vendas cruzadas e upgrade como benefícios.
Dicas para se preparar para o Dia das Mães
Faça uma análise profunda do estoque e negocie a reposição com os fornecedores.
Defina quais são os produtos-chave da sua loja, baseado em relatórios anteriores. Estes produtos devem ser o foco para atrair os clientes.
Para as compras online, ofereça diferentes opções de envio, mas não esqueça da integração dos setores de venda e estoque para não atrasar as entregas.
Dia dos Namorados – 12/06
O que vender no Dia dos Namorados?
Dicas para promoções de Dia dos Namorados
- o amor precisa estar no ar! Seu conteúdo nas redes sociais e a decoração da loja física devem ser românticos. Deixe a criatividade rolar solta;
- invista em kits de presentes com temas específicos, como “kit para o namorado churrasqueiro” ou “kit para a namorada gamer”. Não esqueça de considerar os diferentes casais no seu planejamento.
Dia dos Pais – 14/08
O segundo domingo de agosto é reservado para celebrar os pais. Mesmo não sendo tão grande quanto o Dia das Mães, a data é importante para o varejo brasileiro.
Quais os presentes mais procurados?
As principais categorias são:
- kits de presentes;
- cervejas artesanais;
- canecas;
- perfumes.
Como vender mais nesta data?
- analise o que saiu no Dia dos Avós para usar como produto principal.
- aproveite as redes sociais para criar uma campanha emotiva, que incentive a compra de presentes para o pai.
- campanhas como “tal pai, tal filho” são uma ótima pedida para o segmento de roupas e calçados.
Ofereça diferentes meios de pagamento e mostre a sua preocupação em criar a melhor experiência de compra possível. Saiba mais sobre os meios de pagamento disponíveis no PagVendas.
Dia do Cliente – 15/09
Um dia para celebrar a parceria entre marca e cliente. Esse é o objetivo da data. Por isso, aproveite para mimar o seu público.
Quais os produtos que mais vendem?
Por ser uma data abrangente, qualquer público pode ser alvo das campanhas. Destaque para:
- livros;
- casa e cozinha;
- cuidados pessoais;
- acessórios e jóias;
- vestuário.
Como atrair clientes?
- para mimar o seu público, invista em ações que melhorem a experiência de compra, como frete grátis e cashback;
- descontos e cupons para a próxima compra são estratégias universais, que sempre atraem pessoas que querem comprar e ter vantagens;
- brindes exclusivos para quem realiza compras nesse dia adicionam o fator surpresa, encantando e conquistando o cliente.
Dia das Crianças – 12/10
Considerada uma das datas comemorativas mais importantes para o mercado, o Dia das Crianças é uma boa oportunidade para certos nichos e deve ser planejado com atenção.
Como vender mais nesta data?
- o conteúdo de divulgação deve ser dividido em duas linhas: para as crianças, despertando o desejo por determinado produto e para os pais e responsáveis, apresentando vantagens, promoções e benefícios;
- na loja física, a decoração temática atrai a atenção de quem passa no local. Mas, não esqueça de oferecer outros benefícios para quando entrarem na loja.
- utilize a opção de vales-presente para os familiares que tem dúvida na hora de comprar. Além disso, você cria uma nova oportunidade de upgrade na hora da troca.
Dicas para se preparar para o Dia das Crianças
Fortaleça o estoque com antecedência. Especialmente na reposição dos produtos-chave, que devem ser utilizados como isca para chamar a atenção do público.
A embalagem voltada para a criançada sempre faz sucesso. Utilize personagens que são tendências, recados ou interação, como a possibilidade de pintar o desenho.
Black Friday – última sexta do mês de Novembro
A Black Friday é esperada o ano inteiro pelo público e é famosa pelos preços baixos. Por isso, o planejamento do negócio para esse momento é essencial.
Como se preparar para a Black Friday?
- verifique o estoque com antecedência e entre em contato com os fornecedores para garantir a reposição dos itens;
- utilize as redes sociais para fazer uma pré-campanha, gerando expectativa para as ofertas e atraindo novas pessoas.
- na campanha, entregue descontos efetivos e agressivos. Além de benefícios extras, como frete grátis e cashback.
Cyber Monday – 28/11
A segunda-feira seguinte à Black Friday vem se tornando cada vez mais importante para o mercado. Especialmente quando falamos de vendas online.
Qual a oportunidade desta data?
- aproveite para liquidar o estoque;
- foque na divulgação do seu site e aumente o número de acessos.
Como vender mais nesta data?
- se o número de acessos vai subir, certifique que o seu site está preparado;
- não esqueça de garantir que ele vai funcionar perfeitamente em todos os dispositivos.
Natal – 25/12
Essa é uma unanimidade! Tanto nas lojas online quanto físicas, a data comemorativa é a principal oportunidade de fechar o ano com saldo positivo.
Quais os segmentos mais procurados?
A compra de presentes alavanca as áreas de:
- bebidas;
- casa e decoração;
- moda;
- eletrônicos;
- brinquedos;
- livros;
- cuidados pessoais.
Dicas para se preparar para as vendas de Natal
- o estoque tem que estar pronto para dar conta da grande procura. Negocie com os fornecedores o tempo de entrega e os valores de compra dos produtos;
- ofereça diferentes opções de frete que equilibrem o custo e prazo de entrega. Assim, ele pode escolher qual melhor atende suas necessidades.
- oferecer benefícios extras, como cashback e cupons de desconto para a próxima compra, são diferenciais para a decisão de compra do cliente.
- não esqueça que muitas pessoas aproveitam o pós Natal para comprar presentes esquecidos ou realizar trocas.
Ano Novo – 31/12
O último dia do ano é movimento no comércio. É o momento das últimas compras, trocas de última hora e a corrida para garantir aquela roupa branca.
Dicas para encerrar o ano
- monte sua vitrine, online ou física, dando destaque para as cores mais usadas na virada, especialmente as roupas brancas;
- no setor de alimentos, prepare ceias para o Ano Novo com produtos que “dão sorte”, como romã, uva e lentilha. Sem deixar de lado o espumante para brindar.
- por ser uma data com muito significado religioso, as lojas que trabalham com flores e produtos desse segmento devem estar prontas para atender à procura dessa época do ano.
Preencha o quiz #PagTeAjuda e aumente suas vendas no fim de ano!
O PagBank PagSeguro preparou um quiz para te ajudar a alcançar às metas do seu negócio. Clique no link, responda as perguntas e receba conteúdos e materiais imperdíveis.
Seja qual for o seu modelo de negócio, o #PagTeAjuda a vender mais o ano inteiro!
Com o calendário completo do ano, defina as principais datas para o seu segmento e se prepare para aproveitar cada uma delas.
Se preocupar com todos os processos do seu negócio toma muito tempo e pode atrapalhar o planejamento geral. Por isso, tenha um aliado que facilite sua vida e ofereça o melhor para o seu negócio.
O PagVendas agiliza tarefas como:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- gestão de estoque;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.