Veja como aproveitar as datas comemorativas em 2022 para vender mais

Resumo do texto

  • Saiba quais as datas comemorativas que tem mais lucro;
  • Planeje as ações sazonais para vender mais;
  • Baixe o guia exclusivo e siga as nossas dicas.

Conheça o PagVendas!

As datas comemorativas são momentos de oportunidade para o varejo. Criar promoções e ações especiais ajudam a aumentar as vendas e melhorar o faturamento.

Mas, é preciso planejamento. Pensando nisso, preparamos um guia que traz os principais momentos de venda no mercado brasileiro com características específicas de cada uma.

Confira o nosso guia e prepare o seu negócio!

As principais datas comemorativas e como aproveitá-las

Para aproveitar os feriados e datas comemorativas no seu negócio, você precisa conhecer as diferenças de cada momento e se preparar para eles.

Início de Janeiro

Este é o momento de liquidar o estoque que resta de 2021! Com um planejamento detalhado, defina os descontos a serem aplicados sem prejudicar o faturamento.

Sugestão: veja qual foi o investimento feito no estoque para saber quanto precisa ter de retorno. Quais segmentos podem se beneficiar?

Os que mais se destacam são:

  • vestuário;
  • eletrônicos;
  • itens de verão e praia.

Como promover boas liquidações em Janeiro?

  • Trabalhe com combos e kits, no estilo “compre um e leve outro pela metade do preço”;
  • Unifique produtos de alta procura com os que têm menor saída;
  • Diversifique a divulgação, utilize as redes sociais para vender mais.

Dia Internacional das Mulheres – 08/03

Essa data já está no radar de muitas lojas. Apesar de, atualmente, ser mais conectada com temas políticos e sociais, continua sendo um momento importante para o comércio.

Quais os presentes mais procurados?

As categorias que mais se destacam são:

  • acessórios;
  • cuidados pessoais;
  • doces e flores;
  • papelaria e decoração.

Como vender mais nesta data?

Não esqueça da entrega. Com o Envio Fácil, você tem a maior logística de entrega do país com valores que cabem na sua promoção.

Dia do Consumidor – 15/03

A data celebra os direitos conquistados pelo consumidor e é vista como uma oportunidade para potencializar as vendas e aumentar o faturamento com ofertas que celebrem o cliente.

Quais os segmentos mais procurados

Muitos segmentos se beneficiam dessa data:

  • livros;
  • cuidados pessoais;
  • casa e cozinha;
  • acessórios e vestuário.

Como vender mais no Dia do Consumidor?

  • trabalhe ações que façam o cliente se sentir valorizado;
  • pense em grandes descontos para liquidar o estoque;
  • adicione benefícios como cashback, brindes e frete grátis, que dão a sensação de que a pessoa está “saindo no lucro”.

Páscoa – 17/04

A data é conhecida pela procura de chocolate. Mas, não são apenas os ovos que fazem sucesso. Todo o mercado de doces pode se beneficiar dessa celebração.

Oportunidades de negócios para a data

Para quem já atua na área, deve investir em ampliar o catálogo de produtos:

  • ovos artesanais;
  • bolos temáticos;
  • cupcakes;
  • brigadeiros gourmet.

Como vender mais na Páscoa?

  • use as redes sociais para apresentar os seus produtos;
  • em lojas físicas, pense em uma decoração e ambientação do espaço com o tema.
  • ofereça degustação dos lançamentos para chamar atenção.

Para quem vai usar a internet para vender, não esqueça que o delivery precisa ser especializado, já que o transporte de produtos frágeis e perecíveis precisa de cuidado extra.

Dia das Mães – 08/05

Perdendo apenas para o Natal e Black Friday, o Dia das Mães é uma importante data para o varejo.

Quais os presentes mais procurados?

Desde cestas de café da manhã, chocolates e flores, passando por vestuário, presentes personalizados e até eletrônicos e eletrodomésticos, essa data comemorativa movimenta todos os segmentos.

Como vender mais nesta data?

  • use as redes sociais para conteúdos emocionais, que falem de mães da vida real;
  • fuja dos clichês da data;
  • utilize estratégias de vendas cruzadas e upgrade como benefícios.

Dicas para se preparar para o Dia das Mães

Faça uma análise profunda do estoque e negocie a reposição com os fornecedores.

Defina quais são os produtos-chave da sua loja, baseado em relatórios anteriores. Estes produtos devem ser o foco para atrair os clientes.

Para as compras online, ofereça diferentes opções de envio, mas não esqueça da integração dos setores de venda e estoque para não atrasar as entregas.

Dia dos Namorados – 12/06

O que vender no Dia dos Namorados?

Dicas para promoções de Dia dos Namorados

  • o amor precisa estar no ar! Seu conteúdo nas redes sociais e a decoração da loja física devem ser românticos. Deixe a criatividade rolar solta;
  • invista em kits de presentes com temas específicos, como “kit para o namorado churrasqueiro” ou “kit para a namorada gamer”. Não esqueça de considerar os diferentes casais no seu planejamento.

Dia dos Pais – 14/08

O segundo domingo de agosto é reservado para celebrar os pais. Mesmo não sendo tão grande quanto o Dia das Mães, a data é importante para o varejo brasileiro.

Quais os presentes mais procurados?

As principais categorias são:

  • kits de presentes;
  • cervejas artesanais;
  • canecas;
  • perfumes.

Como vender mais nesta data?

  • analise o que saiu no Dia dos Avós para usar como produto principal.
  • aproveite as redes sociais para criar uma campanha emotiva, que incentive a compra de presentes para o pai.
  • campanhas como “tal pai, tal filho” são uma ótima pedida para o segmento de roupas e calçados.

Ofereça diferentes meios de pagamento e mostre a sua preocupação em criar a melhor experiência de compra possível. Saiba mais sobre os meios de pagamento disponíveis no PagVendas.

Dia do Cliente – 15/09

Um dia para celebrar a parceria entre marca e cliente. Esse é o objetivo da data. Por isso, aproveite para mimar o seu público.

Quais os produtos que mais vendem?

Por ser uma data abrangente, qualquer público pode ser alvo das campanhas. Destaque para:

  • livros;
  • casa e cozinha;
  • cuidados pessoais;
  • acessórios e jóias;
  • vestuário.

Como atrair clientes?

  • para mimar o seu público, invista em ações que melhorem a experiência de compra, como frete grátis e cashback;
  • descontos e cupons para a próxima compra são estratégias universais, que sempre atraem pessoas que querem comprar e ter vantagens;
  • brindes exclusivos para quem realiza compras nesse dia adicionam o fator surpresa, encantando e conquistando o cliente.

Dia das Crianças – 12/10

Considerada uma das datas comemorativas mais importantes para o mercado, o Dia das Crianças é uma boa oportunidade para certos nichos e deve ser planejado com atenção.

Como vender mais nesta data?

  • o conteúdo de divulgação deve ser dividido em duas linhas: para as crianças, despertando o desejo por determinado produto e para os pais e responsáveis, apresentando vantagens, promoções e benefícios;
  • na loja física, a decoração temática atrai a atenção de quem passa no local. Mas, não esqueça de oferecer outros benefícios para quando entrarem na loja.
  • utilize a opção de vales-presente para os familiares que tem dúvida na hora de comprar. Além disso, você cria uma nova oportunidade de upgrade na hora da troca.

Dicas para se preparar para o Dia das Crianças

Fortaleça o estoque com antecedência. Especialmente na reposição dos produtos-chave, que devem ser utilizados como isca para chamar a atenção do público.

A embalagem voltada para a criançada sempre faz sucesso. Utilize personagens que são tendências, recados ou interação, como a possibilidade de pintar o desenho.

Black Friday – última sexta do mês de Novembro

A Black Friday é esperada o ano inteiro pelo público e é famosa pelos preços baixos. Por isso, o planejamento do negócio para esse momento é essencial.

Como se preparar para a Black Friday?

  • verifique o estoque com antecedência e entre em contato com os fornecedores para garantir a reposição dos itens;
  • utilize as redes sociais  para fazer uma pré-campanha, gerando expectativa para as ofertas e atraindo novas pessoas.
  • na campanha, entregue descontos efetivos e agressivos. Além de benefícios extras, como frete grátis e cashback.

Cyber Monday – 28/11

A segunda-feira seguinte à Black Friday vem se tornando cada vez mais importante para o mercado. Especialmente quando falamos de vendas online.

Qual a oportunidade desta data?

  • aproveite para liquidar o estoque;
  • foque na divulgação do seu site e aumente o número de acessos.

Como vender mais nesta data?

  • se o número de acessos vai subir, certifique que o seu site está preparado;
  • não esqueça de garantir que ele vai funcionar perfeitamente em todos os dispositivos.

Natal – 25/12

Essa é uma unanimidade! Tanto nas lojas online quanto físicas, a data comemorativa é a principal oportunidade de fechar o ano com saldo positivo.

Quais os segmentos mais procurados?

A compra de presentes alavanca as áreas de:

  • bebidas;
  • casa e decoração;
  • moda;
  • eletrônicos;
  • brinquedos;
  • livros;
  • cuidados pessoais.

Dicas para se preparar para as vendas de Natal

  • o estoque tem que estar pronto para dar conta da grande procura. Negocie com os fornecedores o tempo de entrega e os valores de compra dos produtos;
  • ofereça diferentes opções de frete que equilibrem o custo e prazo de entrega. Assim, ele pode escolher qual melhor atende suas necessidades.
  • oferecer benefícios extras, como cashback e cupons de desconto para a próxima compra, são diferenciais para a decisão de compra do cliente.
  • não esqueça que muitas pessoas aproveitam o pós Natal para comprar presentes esquecidos ou realizar trocas.

Ano Novo – 31/12

O último dia do ano é movimento no comércio. É o momento das últimas compras, trocas de última hora e a corrida para garantir aquela roupa branca.

Dicas para encerrar o ano

  • monte sua vitrine, online ou física, dando destaque para as cores mais usadas na virada, especialmente as roupas brancas;
  • no setor de alimentos, prepare ceias para o Ano Novo com produtos que “dão sorte”, como romã, uva e lentilha. Sem deixar de lado o espumante para brindar.
  • por ser uma data com muito significado religioso, as lojas que trabalham com flores e produtos desse segmento devem estar prontas para atender à procura dessa época do ano.

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Com o calendário completo do ano, defina as principais datas para o seu segmento e se prepare para aproveitar cada uma delas.

Se preocupar com todos os processos do seu negócio toma muito tempo e pode atrapalhar o planejamento geral. Por isso, tenha um aliado que facilite sua vida e ofereça o melhor para o seu negócio.

O PagVendas agiliza tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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