Calendário de datas comemorativas 2024: programe suas ações comerciais

Resumo do texto

  • Confira as datas comemorativas mais relevantes;
  • Descubra em quais dias você pode criar ações comerciais;
  • Avalie o potencial atrativo de datas importantes do varejo.

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Ficar por dentro do calendário de datas comemorativas em 2024 te possibilita bolar suas ações comerciais estrategicamente. Desde o Carnaval até o Natal, cada período tem seu potencial de vendas e engajamento. Basta se organizar para saber aproveitar cada oportunidade.

Pensando nisso, o PagBank trouxe as principais datas de 2024 para o empreendedor. Descubra como tirar o máximo das vendas em cada uma e quais estratégias podem funcionar no seu negócio.

Como Aproveitar as Datas Comemorativas de 2024?

É possível aproveitar as datas comemorativas de várias maneiras. Com um planejamento de marketing e pensamento estratégico, você pode criar ações promocionais, lançar cupons de desconto, oferecer uma facilidade maior no pagamento, trabalhar com brindes, enfim, a lista é longa! E você pode escolher quais serão suas ações conforme o contexto do seu negócio.

As datas comemorativas existem por motivos variados. O Carnaval, por exemplo, é uma festa tradicional no Brasil, que representa muito da cultura nacional. Já o dia dos namorados foi criado única e exclusivamente para aumentar as vendas em um mês pouco movimentado no varejo.

Seja para celebrar uma cultura, relembrar um acontecimento histórico ou simplesmente vender mais, é inegável que esses momentos são uma oportunidade de gerar engajamento e aumentar o faturamento.

calendário de datas comemorativas 2024

10 a 13 de Fevereiro – Carnaval

O Carnaval é a ocasião perfeita para as empresas explorarem o espírito festivo. Esse período descontraído cria a oportunidade de lançar produtos ou serviços com temáticas mais divertidas.

As campanhas podem incluir decorações alegres, músicas contagiantes e promoções que captem a essência dessa celebração culturalmente rica. É o momento ideal para injetar vivacidade e cor em suas estratégias de marketing.

Dica: antes de definir as suas ações, pense no seu cliente: ele vai pular carnaval? Não vai? Qual deve ser o planejamento dele para os dias de folga? Responda essas perguntas e encontre pontos de contato entre o comportamento do público e o seu produto.

14 de Fevereiro – Valentine’s Day

Nos últimos anos os brasileiros têm comemorado o dia de São Valentim, mesmo que no Brasil, o Dia dos Namorados seja comemorado em 12 de junho.

Embora aqui não seja tão tradicional como em outros países, a data pode ser uma oportunidade de celebrar o amor e a amizade.

Criar ações específicas para esta data pode incentivar o público a presentear pessoas queridas com produtos ou serviços que mostram cuidado e carinho, atraindo tanto casais, quanto grupos de amigos.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião importante para reconhecer e homenagear as conquistas femininas. Empreendedores podem dedicar esse dia para destacar produtos ou serviços que celebrem as mulheres, além de criar campanhas que promovam a igualdade e o empoderamento feminino.

Dica: cuidado para que as ações não sejam “mais do mesmo”, ou seja, elas realmente precisam fazer a diferença no dia das suas clientes mulheres. Também é muito importante ter um cuidado especial com o tipo de homenagem que você vai fazer. O melhor caminho é poder contar com mulheres na equipe de estratégia para ter certeza de que a ação será respeitosa e coerente.

15 de Março – Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma chance de expressar gratidão e valorizar aqueles que escolhem a sua empresa. Proporcionar descontos especiais, promoções exclusivas ou um atendimento diferenciado pode reforçar o relacionamento com os clientes e estimular a fidelidade: todos esses dados podem ser reunidos investindo em um bom ERP.

31 de Março – Páscoa

Uma pesquisa do DataFolha revelou em 2020 que 50% dos brasileiros são católicos e 31% evangélicos. Isso significa que 81% da população nacional celebra – ou pelo menos conhece – a Páscoa.

Além dos tradicionais ovos de chocolate, com os quais as pessoas costumam se presentear, a Páscoa também é um momento de união e celebração em família. Como o seu empreendimento pode se alinhar a este espírito?

A dica é sempre imaginar o que você faz na Páscoa, que tipos de produtos consome, e transmitir esse raciocínio ao seu público-alvo. Saber quais são os seus costumes e hábitos é a chave para criar as melhores estratégias de vendas.

A diversificação de produtos e serviços para além dos tradicionais ovos de Páscoa pode abrir novas possibilidades comerciais, contanto que respeitem os hábitos de consumo e comportamento dos clientes.

12 de Maio – Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário comercial. Focar em produtos ou experiências que celebrem a maternidade, mas que também reconheçam as várias “formas de ser mãe”, abre um leque para qualquer companhia.

Nos últimos anos, a tendência tem sido discutir sobre a romantização excessiva da maternidade, lembrando as pessoas que o trabalho de cuidar pode ser exaustivo, principalmente quando as mulheres não contam com uma rede de apoio na criação dos filhos. Essa pode ser uma tendência interessante para valorizar as mães e direcionar suas ações.

Campanhas que valorizem o papel materno e ofereçam presentes memoráveis podem gerar não apenas vendas, mas também conexões emocionais fortes com quem compra no seu estabelecimento.

12 de Junho – Dia dos Namorados

Similar ao Valentine’s Day, o Dia dos Namorados é uma data para celebrar o amor e os relacionamentos. O ideal é pensar em experiências para casais, como jantares românticos, por exemplo, e itens que simbolizem o amor e a cumplicidade.

A criação de pacotes especiais pode ser uma excelente estratégia para atrair casais em busca de formas únicas de comemorar.

calendário de datas comemorativas 2024

11 de Agosto – Dia dos Pais

O Dia dos Pais é a data que homenageia a figura paterna. Produtos ou serviços que ressoem com o público masculino, ou que celebrem a paternidade, como itens de hobby, tecnologia e experiências personalizadas, são particularmente indicados.

É uma chance de criar uma conexão emocional com os clientes através da valorização da figura do pai.

15 de Setembro – Dia do Cliente

Parecida com o Dia do Consumidor, essa data é uma oportunidade valiosa para demonstrar apreço aos clientes. As empresas podem oferecer vantagens exclusivas, descontos especiais e programas de recompensas, ou ainda presentear de fato os clientes mais antigos com brindes personalizados.

Gestos simples expressam o reconhecimento e a gratidão, além de criar advogados da sua marca.

12 de Outubro – Dia das Crianças

O Dia das Crianças é ideal para direcionar o foco ao público infantil, mas lembre-se que, quem compra são os pais e responsáveis. Isso significa que a comunicação deve ser aberta e popular, para que converse tanto com os pequenos, quanto com os adultos.

Explore produtos divertidos e educativos, e crie oportunidades de reunir a família com eventos e atividades ao ar livre, por exemplo.

Brinquedos inovadores, atividades lúdicas ou experiências que fomentem a criatividade e aprendizado das crianças também são ótimas ideias para atrair a atenção dos consumidores.

31 de Outubro – Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma data que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. É uma excelente oportunidade para diversos setores inovarem com campanhas temáticas.

De decorações assustadoras em lojas físicas, até promoções especiais em e-commerces, o Halloween é o momento ideal para atividades criativas e interativas que possam atrair um público diversificado, incluindo famílias e jovens.

29 de Novembro – Black Friday

Seguindo a tradição do varejo norte-americano, a Black Friday veio para o Brasil em 2010 e desde então tem causado alvoroço no final de novembro.

Com clientes cada vez mais atentos aos preços e descontos, é importante destacar que os empreendedores, caso decidam embarcar na Black Friday, precisam criar ações realmente agressivas e significativas.

Não é obrigatório dar descontos enormes; é possível seguir por outras vias, como facilidade de pagamento, frete grátis, oferta de brindes, entre outros.

Para calcular se a sua ideia de desconto vale a pena, confira nossa calculadora de descontos e saiba se essa conta fecha!

02 de Dezembro – Cyber Monday

Seguindo a euforia da Black Friday, a Cyber Monday é uma data voltada principalmente para o comércio eletrônico. Nesta data os consumidores estão em busca de ofertas especiais em eletrônicos, tecnologia e outros itens de alto valor.

É a chance de aproveitar o impulso de compras online e informações que você conseguiu pós-Black Friday, oferecendo descontos e promoções exclusivas para produtos que talvez não tenham tido tanto sucesso, além de fazer a manutenção do fluxo de caixa.

25 de Dezembro – Natal

O Natal é, sem dúvida, uma das datas mais lucrativas para o comércio. É um período de sentimentos calorosos, troca de presentes e celebrações em família. Para as empresas, é o momento de oferecer produtos especiais, criar ambientes festivos e promover campanhas de marketing que ressaltem o espírito natalino.

31 de Dezembro – Réveillon

O Réveillon é um momento de celebração e renovação, marcando a transição para um novo ano. O foco nas festas de ano novo ou na realização de metas – sejam elas de saúde, estudos ou relacionamentos – são ótimas oportunidades.

De ofertas especiais em moda e beleza para festas de ano novo, até pacotes de viagens, o Réveillon é um período democrático, que pode impulsionar as vendas de diversos empreendimentos no final do ano com criatividade e entusiasmo.

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Para aproveitar as datas comemorativas ao máximo é essencial ter uma gestão eficiente. E é aqui que o PagVendas entra!

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