Projeção Financeira: aprenda a fazer essa previsão para o seu negócio

Resumo do texto

  • Conheça a Projeção Financeira e como ela funciona;
  • Entenda os benefícios dessa previsão para o negócio;
  • Confira alguns passos para fazer uma Projeção Financeira.

Conheça o PagVendas!

 

Entender o fluxo de caixa do negócio é importante para a saúde financeira do empreendimento e também para ter uma projeção financeira do cenário de curto, médio e longo prazo.

Um empreendedor que se baseia em dados reais e cálculos que procuram prever a situação financeira da empresa, tem maiores chances de fazer o negócio crescer e não ser pego de surpresa por momentos de baixo faturamento.

Se você quer ser esse empreendedor, saiba como fazer uma projeção financeira e descubra como ela pode trazer benefícios para sua gestão!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Aprenda a fazer projeção financeira

O que é projeção financeira e como ela funciona?

A projeção financeira é uma estratégia que prevê quanto o negócio vai ganhar e quanto vai gastar. 

Usando dados já conhecidos, a previsão faz uma estimativa de receitas e despesas futuras.

Essa técnica, baseada em dados, ajuda o empreendedor a compreender a estabilidade financeira do negócio e tomar decisões mais assertivas.

Quais são os principais tipos de projeção financeira?

Esse cálculo pode ser feito para curto, médio e longo prazo. Você não precisa escolher apenas uma, já que elas são complementares e podem ser vistas como etapas de um mesmo planejamento.

Projeção financeira a curto prazo

Ela é feita de mês em mês. Por exemplo, em junho, você pode fazer a projeção para julho e assim por diante. O objetivo é realocar o dinheiro conforme a necessidade, fazer renegociações com fornecedores e saber se o negócio está mais próximo de atingir as metas para o período.

Projeção financeira a médio prazo

Essa projeção também considera o mês como período base. Porém, nesse caso, o cálculo é feito de 24 a 36 meses. Aqui, a previsão vai procurar entender se, com a receita que tem, será possível crescer, quais ajustes precisam ser feitos e, se será necessário, recorrer a alguma linha de crédito.

Projeção financeira a longo prazo

Diferente dos dois casos anteriores, essa projeção é feita com base anual e pode englobar até cinco anos futuros. Justamente por ser mais longa, a precisão pode ser menor e o nível de detalhes também. Porém, ela ajuda a definir um caminho a ser seguido.

Veja os benefícios da projeção financeira para sua empresa

Além de entender a saúde financeira do negócio e conseguir se preparar para períodos de maior dificuldade, a projeção financeira ajuda em outros momentos, como:

Visão estratégica do negócio

Tenha uma ideia antecipada de como seu empreendimento vai se desenvolver ao longo dos próximos meses e anos. Com essas informações, é possível avaliar como usar o dinheiro em busca de crescimento e lucratividade!

Aumento da produtividade

Tendo um planejamento financeiro, a gestão do negócio fica mais segura, definida e as decisões são mais assertivas. E, quando você tem um direcionamento claro, a produtividade aumenta, já que os esforços são direcionados para alcançar objetivos.

Diminuição de perdas financeiras

Com a projeção financeira, é possível avaliar onde o dinheiro deve ser investido e como lidar com obstáculos no caminho. E, ter esse direcionamento para lidar com o fluxo de caixa evita decisões equivocadas tomadas no calor do momento, levando a prejuízos desnecessários.

Passo a passo para fazer uma projeção financeira de qualidade

Agora é hora de partir para a ação e fazer a projeção financeira do seu negócio. Mas, antes, lembre-se que é importante contar com a ajuda de um contador, já que o livro contábil é parte essencial desse processo.

Analise o histórico de vendas

Para tentar prever o que vai acontecer no futuro, é preciso analisar o que já aconteceu no passado. Por isso, o primeiro passo é usar dados concretos e confiáveis das vendas. O indicado é usar informações de, pelo menos, um ano. Fuja do achismo e fique atento aos dados!

Conheça todos os seus custos e despesas

Não dá para saber como será o futuro do seu negócio sem considerar o quanto você deve gastar, certo?

Por isso, é hora de listar os custos fixos e variáveis. Lembrando que:

  • custos fixos: aqueles que não dependem do tamanho da produção, como aluguel do espaço, internet, seguro e salário dos funcionários;
  • custos variáveis: aqueles que podem aumentar caso a produção aumente, como compra de insumos, comissões de vendas, impostos sobre faturamento e frete.

De forma prática, lembre que os custos fixos sempre vão existir, independente se o faturamento aumenta ou diminui.

Acompanhe o fluxo de caixa de forma constante

Um fluxo de caixa alto significa que o negócio está com mais dinheiro em caixa e pode investir em expansão. Para fazer a projeção, é indicado que considere os dados dos últimos 12 a 18 meses.

Entenda qual o ciclo financeiro do seu negócio

O ciclo financeiro é o tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento do dinheiro das vendas. 

Exemplo: você paga seus fornecedores no quinto dia útil, mas só recebe o valor das vendas feitas perto do dia 30. O período entre essas duas datas será o momento em que você terá menos dinheiro em caixa.

Considere o seu Ponto de Equilíbrio (Break even point)

O Ponto de Equilíbrio é aquele momento que o negócio ganha tudo que gasta. Não tem prejuízo, mas também não tem lucro. 

Na sua projeção, deixe o Break Even Point bem claro, pois a partir deste momento, aumentar o faturamento significa lucro, mas se aumentar as despesas, significa a possibilidade de ter que pedir um empréstimo.

Fazer a projeção financeira do negócio é apenas uma das etapas que compõem a gestão financeira. Se você ainda não está confortável com a administração do dinheiro do seu empreendimento, pode conferir o nosso conteúdo sobre gestão financeira e se preparar!

Conheça o PagVendas!